Ao comprar um carro novo, diversas escolhas precisam ser feitas. Um dos principais itens a ser levado em consideração é o tipo do motor, já que é o principal responsável pelo desempenho e consumo de combustível do carro. Uma das principais dúvidas é se o motor deve ser turbo ou aspirado.
De uns tempos pra cá, as regulamentações começaram a ser mais rigorosas em termos de emissões de poluentes dos veículos. Sendo assim, os fabricantes tiveram que continuar oferecendo a mesma potência, mas com menos emissão de gases. Por esse motivo, a tendência foi substituir os motores aspirados de cilindrada maior que eram utilizados, por motores menores, mais modernos e eficientes.
O que é motor aspirado?
Motor aspirado é aquele responsável por aspirar naturalmente o próprio ar e fazer a mistura de ar com o combustível Ele não tem necessidade de apoio ou sobrealimentação, como nos que utilizam turbos e compressores.
Assim, o motor aspirado foi pensado para que ao final do ciclo de queima de ar/combustível obtenha o desempenho determinado por curso de pistões, taxa de compressão e diâmetro da câmara de combustão.
Para ganhar potência, de forma geral, o motor aspirado precisa do aumento do fluxo de ar e combustível circulando nas câmaras de combustão através do aumento da cilindrada (tamanho do motor). Além disso, é necessária a mudança no comando de válvulas permitindo maior tempo de abertura para a ingestão de combustível.
O que é um motor turbo?
O motor turbo visa queimar o combustível de forma mais eficiente utilizando ar pressurizado na mistura ar/combustível. Para alcançar uma melhor explosão, a qual gerará mais energia e consequentemente mais potência e torque, o sistema de turbo aproveita os gases de escapamento do próprio motor.
Ou seja, com o turbo, toda a energia que antes era perdida pelo escapamento foi aproveitada para fazer uma turbina funcionar e pressurizar o ar que entra no motor. Isso torna a queima do combustível muito mais eficiente, além de reduzir a emissão de gases.
No passado, o motor turbo era utilizado apenas em carros esportivos, no entanto, com a evolução da tecnologia e a necessidade de maior eficiência energética dos motores, passou a ser usado em carros convencionais.
Vantagens e desvantagens
- Os motores turbo precisam de uma manutenção muito mais rigorosa que os aspirados, já que trabalham a temperaturas mais altas. Deve-se dar atenção especial às trocas de óleo para assegurar que todas as partes do motor estejam perfeitamente lubrificadas e operem sem qualquer problema.
- O motor turbo também oferece maior desempenho. A resposta do carro ao dirigir é muito melhor graças à maior disponibilidade de torque em baixas rotações. No caso de um motor aspirado, a entrega do torque acontece em rotações maiores, fazendo com que o motorista precise elevar mais o giro do motor, assim a resposta do carro não é tão rápida.
- No consumo também encontramos diferenças notáveis entre um motor e um aspirado. De fato, uma das grandes vantagens é a redução do consumo que é obtido com um motor turbo. Entretanto, essa afirmação tem certas nuances, já que é verdade que o consumo é menor quando comparado com um motor aspirado em determinadas condições de uso. No entanto, se constantemente submetermos o motor turbo a rotações e velocidade muito elevadas, o consumo do combustível será maior. Por outro lado, os motores aspirados não são muito suscetíveis à aceleração, o que reflete um consumo menor na potência máxima se comparado a um turbo.
- Os motores turbo atuais também requerem combustíveis de qualidade. Combustíveis de qualidade duvidosa podem ocasionar problemas precoces nos motores turbo. Os motores aspirados são muito mais tolerantes com combustíveis de baixa qualidade, demorando mais para apresentar problemas por esse motivo.
Qual é melhor comprar: um carro com motor turbo ou aspirado?
Cada motor tem suas vantagens e desvantagens. Em resumo, o motor turbo traz maior desempenho e economia de combustível, mas exige manutenção mais rigorosa, é mais sensível à combustíveis ruins e é mais caro na hora de comprar. O motor aspirado é mais barato, mais resistente e a manutenção é um pouco mais simples.
A escolha entre um e outro depende muito das preferências do motorista e da utilização que será feita do carro.