A Peugeot já trouxe a linha 2022 para o Brasil, onde recebeu atualizações visuais e ganhou novos equipamentos, mas será que vale a pena pagar esse preço?
O Peugeot 3008 2022 recebeu atualizações no design dianteiro e traseiro, novos equipamentos e assistentes de segurança, novo painel de instrumentos e central multimídia maior. Apesar de ser um SUV/Crossover médio, o modelo da Peugeot acaba ficando em uma subdivisão acima de Jeep Compass e Volkswagen Taos, brigando com Honda CR-V, Ford Bronco Sport e Toyota RAV4.
Versões do novo Peugeot 3008
Versão | Principais Equipamentos |
Griffe 1.6 THP AT – R$246.690. | DRL em LED, rodas de liga-leve R19, lanternas traseiras em LED, compartimento refrigerado no console central, iluminação ambiente, 6 airbags, assistente de partida em rampas, sensor de ponto cego, farol alto automático, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas de trânsito, sistema de permanência em faixa, sensor de fadiga, sensor crepuscular e de chuva, câmera dianteira e traseira, sensor de pressão dos pneus, chave presencial, faróis full LED, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado digital dual-zone com saídas traseiras, teto-solar panorâmico, bancos dianteiros com ajuste elétrico, carregador de celular por indução, painel de instrumentos digital de 12,3”, retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt-down, porta-luvas refrigerado, porta-malas com abertura automática e central multimídia de 8” com 6 alto-falantes. |
GT Pack 1.6 THP AT – R$271.690. | Acrescenta acabamento interior em Alcântara, retrovisor interno com borda infinita, central multimídia de 10”, painel digital com GPS, bancos dianteiros com massageador, sistema de som FOCAL e detalhes estéticos. |
Design
O Peugeot 3008 traz nova dianteira mais arrojada. A grade frameless (sem moldura) tem um novo efeito de design. Suas aletas se prolongam sob os faróis, realizando a fusão de todos os elementos. O emblema do modelo agora está posicionado à frente do capô.
Aberturas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção inferior integram o para-choque a partir do primeiro nível de acabamento. No GT Pack, uma grade específica evidencia a subida de gama estilística das versões.
Os faróis dianteiros também foram redesenhados para acentuar a agressividade. Eles contam com tecnologia LED nos dois níveis de acabamento, com um prolongamento de DRL na forma de uma garra felina, e com a extremidade cromada. Essa assinatura luminosa está alinhada com o estilo atual da Peugeot.
Na versão GT Pack, os faróis Full LED promovem uma pegada high-tech e diferenciada, graças à extensão da assinatura luminosa e à função de iluminação em curvas (EVS) que otimiza a visibilidade até 90 km/h. Os faróis de neblina foram substituídos pela função “Foggy Mode” integrada aos faróis Full LED, que acende os faróis de luz baixa com intensidade reduzida quando as luzes de neblina traseiras são acionadas.
Na traseira as novas lanternas adotam a tecnologia Full LED (inclusive para a luz de ré), exibindo garras 3D que tornam a assinatura luminosa mais incisiva.
As setas de direção são do tipo “scrolling” (são dinâmicas de dentro para fora), enquanto as lanternas são recobertas com acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas de ambos os lados do veículo, aumentando visualmente a largura da traseira.
Além disso, os emblemas GT (nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas) foram modernizados. As rodas de 19 polegadas completam o conjunto de design do modelo.
Mecânica
O motor 1.6 THP de 165cv, (exclusivamente à gasolina) continua sendo o mesmo no novo Peugeot 3008. Seu torque de 24,5 kgfm surge a apenas 1.400 rpm, e está aliado à transmissão automática de seis velocidades.
Esse motor teve origem a partir de uma parceria entre a BMW e a Peugeot-Citroën, e já é bastante conhecido no mercado brasileiro. Já equipou diversos carros da Citroën como C4 Picasso, Grand C4 Picasso, C4 Lounge, DS3, DS4, DS5 e ainda é utilizado no C4 Cactus. Na Peugeot também é utilizado no 2008 e já equipou o 208 GT, 308, 408, e 5008.
O câmbio automático de seis marchas traz ainda o modo manual, possibilitando que as trocas de marchas sejam feitas pelo motorista através das aletas (Paddle Shifts). Existem também três modos de condução: Normal, Eco e Esportivo.
Desempenho e Consumo
Esse conjunto de motor e câmbio é bem acertado e confere um bom desempenho ao 3008, de acordo com o esperado para a categoria do carro. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 8,9 segundos, enquanto a velocidade máxima do modelo é de 206 km/h.
O consumo de combustível também fica dentro do esperado para um modelo dessa categoria equipado com motor turbo. O Peugeot 3008 2022 tem consumo médio de 9,8 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.
Dinâmica
A dirigibilidade do modelo também é muito boa. A posição de dirigir diferente dos concorrentes por conta do volante de raio menor também agrada. Mesmo tendo uma dirigibilidade um pouco voltada para a esportividade, a suspensão é muito bem acertada para manter o conforto.
O 3008 tem ainda uma altura livre do solo de 226mm, ângulo de entrada de 20° e ângulo de saída de 29°. Essa boa altura em relação ao solo garante mobilidade adequada para enfrentar a maioria dos obstáculos urbanos como lombadas, valetas e buracos sem maiores dificuldades. Os pneus são na medida 235/50 R19, ou seja, tem um perfil adequado que fica no meio termo entre conforto e esportividade.
Um dos pontos negativos do modelo é a suspensão traseira, que embora esteja bem acertada no conjunto, é do tipo semi-independente com eixo de torção. Considerando a categoria e o preço do carro, o ideal seria uma suspensão totalmente independente do tipo multilink.
Conforto Interior
O Peugeot 3008 tem um conforto interior muito bom. Como destaques estão os novos estofados e acabamentos dignos de modelos premium, contribuindo para a percepção de qualidade e a atratividade do habitáculo. A versão Griffe tem novo revestimento de couro preto com pespontos; a versão GT Pack utiliza revestimento de couro Alcantara preto.
Além disso a versão GT Pack oferece ainda ajustes elétricos para os bancos do motorista e massageador para os dois bancos da frente. O sistema de massagem conta 5 programas diferentes e três níveis de intensidade, sendo uma exclusividade do modelo na categoria e elevando ainda mais o conforto.
A distância entre-eixos de 2.675mm não favorece tanto o espaço e a movimentação de pés para quem viaja no banco de trás, tendo um resultado razoável. Mas, por outro lado, os recursos são bem interessantes, como a saída de ar-condicionado para o banco traseiro, duas tomadas usb, uma tomada 12 volts, iluminação individual em led e descanso de braço central, além do teto solar panorâmico que aumenta a sensação de espaço.
O porta-malas do modelo também é muito bom. Com 520 litros de capacidade está entre os maiores da categoria. Aliás a tampa do porta-malas tem abertura e fechamento elétrico, e pode ser acionado sem o uso das mãos, apenas com o movimento do pé sob o para-choque traseiro.
Equipamentos
O Peugeot 3008 está disponível em duas versões: Griffe e GT Pack. A versão Griffe já traz de série vários equipamentos como faróis dianteiros full led, rodas de liga leve de 19 polegadas, 6 airbags, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, Park Assist, câmera traseira e dianteira, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital dual-zone, teto solar panorâmico elétrico, painel de instrumentos digital de 12,3”, bancos revestidos em couro, tampa do porta-malas com abertura elétrica e central multimídia de 8” com GPS embarcado.
A versão GT Pack acrescenta itens como detalhes externos na grade dianteira, proteções laterais e teto em “dark chrome”, barras de teto em preto, acabamento em Alcântara no painel e portas, retrovisor interno sem borda, banco do motorista revestido em Alcantara e couro sintético com ajustes elétricos (8 variações), massageador e memória (2 posições), banco do passageiro com massageador, central multimídia touchscreen de 10” e sistema de som premium Focal.
Painel e Multimídia
O Peugeot 3008 tem um conceito posto de condução que a marca batiza de i-Cockpit 2.0. Ele é composto basicamente por um volante de diâmetro menor e um painel de instrumentos que o motorista visualiza por cima do volante.
O painel de instrumentos utiliza um cluster digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável com um bloco de mostradores digitais, acabamento de alta qualidade e leitura aprimorada com contrastes superiores. Esse painel é série em ambas as versões.
O lado negativo é que o painel em 3D que estreou no hatch 208 não está presente no 3008.
A nova central multimídia com tela tátil de 10” (na versão GT Pack) e alta definição é acompanhada por sete teclas “toggles switches”, que permitem acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, ar-condicionado, navegação 3D conectada com comando de voz, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta.
A central multimídia conta com sistema de integração para smartphones Apple CarPlay e Android Auto. Para a recarga de aparelhos, na parte dianteira do console central há a tecnologia de recarga sem fio por indução, além da entrada USB. Na parte traseira duas novas portas USB complementam as possibilidades de recarga.
Para o conforto sonoro dos ocupantes, o Peugeot 3008 pode ser equipado com o sofisticado sistema HiFi premium de 515 Watts da FOCAL, marca francesa de áudio de alta-fidelidade. As grades dos alto-falantes (tweeters e saída central) ganham um novo acabamento na tonalidade bronze.
O Peugeot 3008 traz o sistema Peugeot Driver Assist Plus que se traduz em “auxílios à condução”, complementando a oferta de tecnologias embarcadas. Ambas as versões Griffe e GT Pack contam com o recurso
O piloto automático adaptativo e inteligente Stop & Go acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a 3 segundos. Caso contrário a função pode ser reativada com um simples toque no pedal do acelerador ou na extremidade do comando sob o volante.
A correção e alerta de permanência em faixa (associado ao ACC Stop & Go), orientam o condutor a permanecer na faixa e também a manter as mãos no volante.
O Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência, opera entre de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão.
Há também o leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas (pare, contramão, ultrapassagem proibida, etc.)
E o modelo oferece ainda o Park Assist para assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais, câmera frontal para manobras, assistente de farol alto e alerta de ponto cego.
Conclusão
O Peugeot 3008 2022 recebeu melhorias pontuais no design em sua atualização de meia vida, além de novos equipamentos que o deixaram mais completo. O modelo conta com vários assistentes de condução que o deixam muito seguro, além de um excelente acabamento interno. Porém, o que pesa contra o modelo é o seu preço, muito mais elevado que do Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross, o que acaba deixando-o na briga com Ford Bronco Sport, Honda CR-V e Toyota RAV4, mesmo que possuam propostas um pouco distintas.