A linha 2022 do Fiat Cronos evoluiu e chega às concessionárias da marca com uma novidade: a série especial S-Design, a mais buscada pelo consumidor do sedã da marca. A série especial passou por uma reestilização visual completa e ficou mais exclusiva.
Mudanças que ocorreram na série apresentada
Conhecida pelo visual com itens de estilo escurecidos, agora o Cronos S-Design privilegiou a sofisticação com a inclusão do bronze aos elementos. A mudança começa pelo exterior, que na dianteira recebeu detalhe em bronze no logo Fiat e na grade inferior; na traseira, além do logotipo na tampa do porta-malas, o nome do modelo e o badge S-Design têm as peças também escurecidas e em bronze.
Internamente, a versão apresenta volante em couro com costura em bronze, painel e console central com detalhes em bronze, e bancos com padronagem diferenciada em relevo e costura em bronze, aqui também na coifa do câmbio.
As principais mudanças estéticas na série S-Design 2022 em relação ao Cronos S-Design 2021 foram justamente a utilização de diversos detalhes do modelo na tonalidade bronze, tanto no exterior como no interior, para dar mais requinte ao modelo. No modelo 2021 eram apenas utilizados detalhes em tons escuros.
Equipamentos
A série S-Design oferece rodas de liga leve de 15 polegadas e friso lateral, faróis de neblina, retrovisores elétricos e spoiller traseiro.
No interior, entre os itens de conforto estão o ar-condicionado automático digital e o sistema Keyless Entry n’Go, sistema de chave presencial para trancamento e destrancamento das portas, além de partida por botão sem necessidade de tirar a chave do bolso ou da bolsa.
O Cronos S-Design também dispõe de equipamentos, como câmera de ré, retrovisores elétricos, Hill Holder e controles eletrônicos de tração e estabilidade. A série especial pode ser adotada na configuração Drive 1.3 e sai por R$ 4.500,00.
O Fiat Cronos recebe os consumidores também com espaço de sobra, principalmente no porta-malas de 525 litros, o maior da categoria.
Confira os principais itens de série das versões do Cronos 2022 equipadas com motor 1.3:
Cronos 1.3 MT
A versão de entrada do sedã tem como novidade o Fiat Script jateado no espelho retrovisor externo, que agora dispõe de indicador de seta, e com a etiqueta Fiat Flag nas laterais dos bancos dianteiros. Traz itens como ar-condicionado, direção elétrica, chave com telecomando, rádio com conexão Bluetooth e USB dianteiro. Além disso, tem monitoramento de pressão dos pneus, vidro dianteiro e travas elétricas, alarme perimétrico, comandos de som no volante e lanternas em LED, entre outros.
Cronos Drive 1.3 MT
A versão Drive 1.3 incorpora a extensa lista de itens da configuração de entrada e soma a central multimídia Uconnect de 7 polegadas (compatível com os sistemas Apple Carplay e Android Auto, com áudio streaming, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth), comandos de áudio no volante, entradas USB dianteira e traseira, vidros elétricos traseiros, sensor de estacionamento traseiro e assinatura em LED nos faróis.
O Fiat Cronos com a motorização 1.3 é um sedan compacto que tem um bom custo-benefício, pode ter vários equipamentos de conforto e tecnologia e é um modelo muito bom para quem precisa de amplo porta-malas com boa economia de combustível.
E o motor 1.8?
Por enquanto a Fiat apresentou o Cronos 2022 somente nas versões com o motor 1.3 firefly. Na linha 2021 existem versões do Cronos equipadas com motor 1.8 e câmbio automático. Essas versões também devem chegar ao modelo 2022 assim que acabarem os estoques das unidades 2021 ainda disponíveis, que inclusive podem ser encontradas na Karvi.
Sabemos que a Fiat trabalha em um novo motor 1.0 turbo, muito mais eficiente para equipar as versões topo de linha dos seus modelos compactos. Inclusive esse motor é da mesma família do motor 1.3 turbo que já é utilizado na Fiat Toro 2022. Entretanto, não deve ser agora que esse motor fará a sua estreia no Cronos.
O esperado é que a Fiat lance esse motor no mercado junto com o seu próximo SUV compacto que será o Fiat Pulse, para dar mais destaque para as novas tecnologias do motor.