SUV médio da Kia no Brasil, o Sportage atualmente disputa o mesmo segmento de Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross.
Ele é o carro de passeio mais vendido da montadora sul-coreana no Brasil, e mesmo assim ele alcançou apenas 773 unidades vendidas no acumulado entre janeiro e julho de 2021. Vamos entender qual o motivo para que isso aconteça!
O Kia Sportage 2022 é oferecido em apenas duas versões, e ambas possuem nomes técnicos. A primeira é chamada de P.264, e a segunda de P.265. Com apenas duas opções de compra, as vendas ficam ainda mais limitadas, já que atinge um público muito mais específico.
Design
Se por um lado o design pode ser um ponto forte do Sportage, de outro ponto de vista ele pode ser ousado demais para os clientes que preferem um crossover com linhas mais tradicionais e suaves.
Com design arredondado, a dianteira traz uma série de elementos diferentes, com destaque para os faróis refinados com tecnologia full LED, inclusive os de neblina.
Na traseira, a iluminação superior contempla as luzes de freio e lanterna, ambas com LED. Porém, a peça inferior próxima ao para-choque inclui a luz de seta e luz de ré, as duas com lâmpadas convencionais.
Conjunto Mecânico
O conjunto mecânico é sempre o mesmo. O motor é o 2.0 flex aspirado de 4 cilindros, que rende até 167 cv com etanol e 156 cv com gasolina, entregues à 6.200rpm. Já o torque é de 20,6 kgfm com etanol e 19,2 kgfm com gasolina, que chega aos 4.700rpm.
Apesar dos números não serem ruins, eles são baixos quando comparados com outros concorrentes, visto que a maioria já entrega motorização turbo, que rende uma condução muito superior. A transmissão é automática convencional de 6 velocidades nas duas versões.
Consumo e Desempenho
De acordo com os números oficiais divulgados pelo Inmetro, o Kia Sportage tem consumo urbano de 6,1 km/l se abastecido com etanol. Com gasolina no tanque, o número aumenta para 8,8 km/l. Na estrada os números chegam aos 7,9 km/l e 11,4 km/l, respectivamente.
O consumo com gasolina na estrada não é ruim considerando a categoria do modelo, mas os outros números deixam a desejar, mostrando um consumo de combustível relativamente elevado.
Ele realiza a prova de 0 a 100 km/h em 11s chegando à velocidade máxima de 175 km/h.
Versões e Equipamentos
A versão de início da linha Sportage é chamada de P.264, que é vendida por R$195.990 (em agosto de 2021). Ela traz de série, ar-condicionado digital dual-zone com saídas de ar traseiras, auto hold, bancos dianteiros com ajuste elétrico, chave presencial com partida por botão, apoio de braço dianteiro e traseiro, freio de estacionamento eletrônico, piloto automático, sensor de chuva, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, faróis de neblina em LED, lanternas traseiras em LED e rodas de liga-leve R19.
Teto-solar elétrico panorâmico, sensor crepuscular, 6 airbags, assistente de partida em rampas, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controles de tração e estabilidade, retrovisor interno eletrocrômico, DRL em LED, bancos em couro, monitoramento de pressão dos pneus e central multimídia de 8” com Android Auto e Apple Car Play.
A configuração de topo P.265 é ofertada por R$209.990 (em agosto de 2021) e adiciona carregador de celular por indução, faróis full LED, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática e sensor de ponto cego.
Ambas as versões só oferecem a pintura metálica ou perolizada como opcional, adicionando R$2.000 ou R$2.500, respectivamente.
Dimensões
De comprimento são 4,48m, com largura de 1,85m e altura de 1,65m. O entre-eixos possui 2,67m, o que proporciona um bom espaço interno e fica dentro do padrão do segmento.
O espaço no porta-malas é de 503L, o que também fica dentro da média desse segmento de SUVs médios.
Painel e Multimídia
Nesse quesito o Sportage fica desatualizado, já que outros modelos oferecem equipamentos muito mais tecnológicos, mesmo em categorias mais baratas como hatches compactos.
O painel de instrumentos traz dois ponteiros analógicos (Conta-giros e velocímetro) nas laterais, com uma pequena tela digital no centro que ainda não é colorida e não entrega a informação de consumo médio. Visto que muitos concorrentes já trazem um painel 100% digital, o Kia Sportage peca muito nesse ponto.
A central multimídia tem 8”, o que também não é muito grande para a categoria que concorre. Ela é sensível ao toque, possui Android Auto e Apple Car Play por fio, 4 alto falantes e 2 tweeters. Ela não conta com GPS integrado e nenhum outro recurso mais tecnológico.
Por que o Kia Sportage vende tão pouco?
Como citamos anteriormente, a montadora sul-coreana não oferece tecnologia avançada em seu SUV médio, o que dificulta muito sua disputa em um mercado com lançamentos recentes e com muito mais equipamentos. Enquanto a concorrência pode trazer painel de instrumentos totalmente digital, serviço de conectividade avançada, abertura elétrica do porta-malas, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, motorização turbo, o Sportage insiste em continuar oferecendo apenas os equipamentos mais tradicionais.
É verdade que a versão de topo é relativamente bem equipada, mas ela precisaria ser muito mais barata para condizer com sua lista de equipamentos. Sendo vendido por mais de 210 mil reais, o modelo custa mais que a maioria dos rivais, entregando menos.
O fato de ser importado também o prejudica, pois infelizmente ele sofre mais que os nacionais com a variação do dólar, elevando cada vez mais seu valor e perdendo cada vez mais a relação custo-benefício.
Para piorar sua situação, o Grupo Gandini, que representa a Kia Motors no Brasil, não investe em campanhas de marketing, o que torna seu modelo esquecido pelos clientes desse segmento.
O Kia Sportage concorre em um segmento com concorrentes de peso como o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Todos esses modelos acabam oferecendo uma relação de custo-benefício melhor, além de melhor assistência técnica e qualidade no pós-vendas. Na Karvi você encontra todos esses SUVs e vários outros para fazer uma compra 100% seguro do seu próximo carro.