Você provavelmente conhece ao menos um modelo da montadora francesa com algum número na linha 200, seja o 201, 202, 203, 204, 205, 206, 207 ou 208. Você sabe quando foi lançado o primeiro desta saga? Confira os detalhes dessa linha tão famosa dos carros populares da marca francesa.
Peugeot 201
Um dos primeiros modelos da marca a atingir uma produção em massa, o 201 foi lançado em 1929, fabricado na França em Sochaux e apresentado em Paris.
Apesar do 201 ser o primeiro automóvel da montadora a ser produzido em maiores escalas, o primeiro veículo da Peugeot foi um triciclo a vapor apresentado na cidade de Paris em 1889, mas que acabou não sendo comercializado.
Peugeot 202
Com lançamento em 1938, o 202 foi o segundo da linha, sucedendo o 201.
Ele tinha formas mais arredondadas, com um design seguindo a tendência dos carros na época.
Peugeot 203
O Peugeot 203 se destacou por ser o primeiro em diversos quesitos. Foi o primeiro a ser produzido no pós-guerra, primeiro modelo monobloco com motor de cabeçote hemisférico e válvulas em V, e também o primeiro Peugeot a ser produzido em mais de 500 mil unidades.
Apresentado no Mundial Do Automóvel de Paris em 1947, o 203 começou a ser produzido em 1948.
Peugeot 204
Com design elaborado pelos estúdios Pininfarina e Garenne-Colombes, o 204 já trazia um visual mais moderno, ao contrário dos anteriores que remetem aos primeiros carros do mundo todo.
Ele começou a ser fabricado em 1965, vendeu mais de 1 milhão de unidades e foi apresentado juntamente com o Peugeot 404.
Peugeot 205
Essa linha de carros ficou mais conhecida em 1983 com o 205, que na época conquistou o título de “Carro de Ouro do Ano”.
Ele contava com uma série especial e limitada a 200 unidades, chamada de “205 Turbo 16”. Essas unidades foram desenvolvidas para homologar a presença do modelo no Grupo B do campeonato mundial de rally.
Com tração nas quatro rodas e motor central de 200cv, o 205 Turbo 16 conquistou 4 vitórias: As duas primeiras no Campeonato Mundial De Rally para pilotos e construtores em 1985 e 1986, e as outras duas no Paris-Dakar, em 1987 e 1988.
Peugeot 206
Sucessor do 205, e 206 chegou em 1998. O modelo se enquadrou como carro mais vendido da Peugeot no mundo todo.
Além da carroceria padrão (Hatch), ele também recebeu outras novas, como o 206 CC (Coupé Cabriolet), a variação sedan e 206 SW (Station Wagon), além de também adotar séries especiais, tais como o 206 GTI, 206 RC e 206 Rallye.
Outro título que o compacto conquistou foi a inauguração da fábrica em Porto Real, no Rio De Janeiro, quando foi o primeiro automóvel da marca a ser produzido no Brasil, em 2001.
Ao contrário da primeira geração, o 206 inaugurou na linha um design mais arredondado e consequentemente mais moderno.
Peugeot 207
Apesar de cada número representar uma geração diferente, o 207 se enquadra melhor como uma reestilização profunda do 206.
Ele chegou em 2008, sendo desenvolvido e fabricado especialmente para os países do Mercosul.
Assim como o 206, ele também era oferecido nas carrocerias sedan e perua (Station Wagon), além da carroceria hatch.
Peugeot 208
O 208 é o modelo mais atual da linha 200. Lançado em 2013, o 208 trouxe uma grande revolução quando comparado com os exemplares anteriores, entregando uma modernidade até então rara no segmento, tanto no visual quanto nos equipamentos presentes.
A posição de dirigir alinhada com o posicionamento dos painéis foi batizado pela marca como Peugeot I-Cockpit, utilizado atualmente também em outros modelos.
Embora não tenha recebido variações de carroceria, o 208 ficou marcado no Brasil por oferecer a versão esportiva GT, com motorização 1.6 THP de até 173cv e 24,5 kgfm, números que tornaram o 208 um “foguetinho” nesta versão.
Novo Peugeot 208
Por mais que não tenha ganhado um novo número em seu nome, o 208 recebeu uma nova geração recentemente, inclusive com a nova plataforma CMP (Common Modular Plataform).
Assim como o modelo de 2013, o novo 208 também dispõe de itens exclusivos no segmento, como por exemplo os sistemas de condução semiautônomos e o painel de instrumentos digital 3D, o I-Cockpit 3D.
O produto mais atual também receberá em breve no Brasil a versão 100% elétrica e-GT, o primeiro modelo eletrificado da marca em nosso país.
A motorização turbo por enquanto ainda não está disponível em nenhuma versão, mas ela também deverá chegar em breve, já que após a fusão do grupo PSA com o grupo FCA (Se tornando Stellantis), o 208 utilizará os motores desenvolvidos pela Fiat.
Esta última atualização também foi responsável por estrear a nova identidade visual da marca na linha 200, composta pelo conjunto óptico semelhante às garras de um leão.
Todas as gerações dessa linha foram marcantes para as suas épocas, e renderam ótimos frutos para a montadora francesa. Com a aliança à FCA (Grupo que inclui no Brasil as montadoras Fiat, Chrysler, Jeep, RAM e Dodge), tecnologias e estratégias serão compartilhadas, o que pode elevar o desempenho atual da montadora em nosso mercado automotivo brasileiro.
Aliás com as mudanças no mercado por conta da pandemia, a Peugeot já teve uma melhora significativa nos seus números de venda no Brasil, sobretudo por conta da disponibilidade de produtos, enquanto várias marcas não têm carros para entregar.
E na Karvi você encontra todos os modelos da Peugeot com disponibilidade imediata para fazer o melhor negócio.