Sem dúvidas o segmento de picapes médias é bastante procurado no mercado brasileiro, criando uma grande rivalidade entre os produtos, e até mesmo entre os consumidores de cada modelo.
No comparativo entre Toyota Hilux e Volkswagen Amarok, quem leva a melhor? Veja agora!
Vendas
O primeiro ponto que analisamos é a quantidade de emplacamentos dos modelos mais vendidos do mercado. Confira o ranking com números entre janeiro e agosto de 2021.
Ranking De Vendas – Fenabrave
Marca | Modelo | Emplacamentos |
Toyota | Hilux | 28.174 |
Chevrolet | S10 | 21.722 |
Ford | Ranger | 13.809 |
Mitsubishi | L200 | 7.909 |
Nissan | Frontier | 6.837 |
Volkswagen | Amarok | 5.062 |
Podemos notar que Toyota e Volkswagen ficaram nos dois extremos no acumulado de vendas até agosto de 2021, já que a Hilux foi a mais vendida e a Amarok a menos vendida.
O frequente aumento de preços e a indisponibilidade de versões mais baratas podem ter causado a última posição do modelo alemão.
Versões, Preços e Equipamentos
Volkswagen Amarok
Modelo | Versão | Preço | Equipamentos |
Amarok | Comfortline 2.0 TDI 4Motion AT | R$254.560 | Direção hidráulica, rodas de liga-leve R17, tração integral permanente, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, faróis de neblina com luz de conversão estática, assistente de descida, sensor crepuscular, Post Collision Brake, regulagem de altura do banco do motorista, bancos em couro, ar-condicionado digital dual-zone, piloto automático, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante multifuncional em couro, vidros elétricos nas quatro portas, ABS off-road e central multimídia Composition Media. |
Amarok | Highline 2.0 TDI 4Motion AT | R$276.800 | Acrescenta rebatimento elétrico dos retrovisores, faróis bi-xenôn com DRL em LED, rodas de liga-leve R18, sensor de pressão dos pneus, paddle shifts, bancos elétricos, câmera de ré, 4 airbags e central multimídia Discover Media com GPS. |
Amarok | Highline 3.0 V6 TDI 4Motion AT | R$283.860 | Adiciona motorização V6. |
Amarok | Extreme 3.0 V6 TDI 4Motion AT | R$299.100 | Highline V6 + Estribo lateral, rodas de liga-leve R20 e Santo Antônio integrado. |
Toyota Hilux
Modelo | Versão | Preço | Equipamentos |
Hilux | Chassi Cabine 2.8 Diesel 4×4 Manual | R$195.990 | Sensor crepuscular, ar-condicionado manual, bancos em couro, direção hidráulica, 3 airbags, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração e DRL. |
Hilux | SRV 2.7 Flex AT | R$197.190 | STD Power Pack + Ar-condicionado digital, rodas de liga-leve R17, banco do motorista com ajuste elétrico, computador de bordo com tela de 4,2”, piloto automático, estribos laterais, volante em couro, câmera de ré, retrovisor interno eletrocrômico, saídas de ar traseiras, central multimídia de 8” com GPS e TV digital e chave presencial. |
Hilux | Cabine Simples 2.8 Diesel 4×4 Manual | R$203.290 | Chassi Cabine + Brake light. |
Hilux | SRV 2.7 Flex 4×4 AT | R$212.490 | SRV Flex + tração 4×4 com reduzida. |
Hilux | STD Power Pack 2.8 Diesel 4×4 Manual | R$218.190 | Sensor crepuscular, ar-condicionado manual, bancos em couro, 7 airbags, central multimídia de 8”, retrovisores elétricos com repetidores de seta em LED, volante multifuncional, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade e DRL. |
Hilux | SR 2.8 Diesel 4×4 AT | R$240.190 | STD Power Pack + ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo com tela de 4,2”, rodas de liga-leve R17, faróis de neblina em LED, assistente de descida, piloto automático, estribo lateral, volante em couro e câmera de ré. |
Hilux | SRV 2.8 Diesel 4×4 AT | R$258.290 | SR + Bancos do motorista elétrico, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico, saídas de ar traseiras, central multimídia com GPS e TV digital, chave presencial, tomada interna 220V e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. |
Hilux | SRX 2.8 Diesel 4×4 AT | R$287.990 | SRV + bancos dianteiros ventilados, piloto automático adaptativo, sistema de som JBL, capota marítima, rodas de liga-leve R18, faróis full LED (Com exceção do farol alto), lanternas traseiras em LED, nivelamento automático dos faróis, frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa. |
Em geral, nesta disputa a representante da Toyota leva vantagem ao entregar mais equipamentos que a picape da Volkswagen, principalmente quando comparamos as versões mais caras SRX e Extreme, respectivamente.
A Amarok oferece apenas 4 configurações diferentes, em praticamente 2 versões de acabamento. A Amarok não disponibiliza motorização flex, câmbio manual, carroceria cabine simples e muito menos uma carroceria chassi cabine, buscada por quem utiliza o veículo no trabalho intenso.
Além de tudo, mesmo sendo mais cara são menos equipamentos disponíveis, destacando a ausência de mais airbags (São apenas 2 frontais e 2 laterais), chave presencial e recursos semi-autônomos de direção.
Neste quesito, a vitória da Toyota Hilux é clara.
Conjunto Mecânico
Como antecipamos, a Amarok não oferece motorização flex e nem câmbio manual, portanto ela é sempre diesel com transmissão automática e tração 4×4 permanente.
Já a Hilux possui oferta de motorização flex com tração 4×2 ou 4×4, e motor diesel com transmissão manual ou automática.
Volkswagen Amarok
Modelo | Motor | Potência | Torque | Tração | Câmbio |
Amarok | 2.0 Diesel | 180cv aos 4.000rpm | 42,8 kgfm aos 1.750rpm | Integral | AT8 |
Amarok | 3.0 V6 Diesel | 258cv aos 3.250rpm | 59,1 kgfm aos 1.400 rpm | Integral | AT8 |
Toyota Hilux
Modelo | Motor | Potência | Torque | Tração | Câmbio |
Hilux | 2.7 Aspirado | 163cv (E) e 159cv (G) aos 5.000rpm | 24,9 kgfm aos 4.000rpm | 4×2 ou 4×4 | AT6 |
Hilux | 2.8 Diesel | 204cv aos 3.400rpm | 50,9 kgfm aos 2.800rpm | 4×4 | MT6 ou AT6 |
É importante lembrar que as versões “Chassi Cabine”, “Cabine Simples” e “STD Power Pack”, apesar de utilizarem o motor 2.8 de 204cv, possuem torque de 42,8 kgfm aos 3.400rpm.
Embora ofereça mais alternativas de conjunto mecânico na linha, a versão de topo da gama Hilux fica atrás da rival. A Amarok oferece motorização V6 de quase 260cv e 60 kgfm.
Desempenho
Se a vitória da Toyota no quesito equipamentos foi clara, quando falamos de desempenho a Volkswagen leva muita vantagem!
Volkswagen Amarok
Modelo | Conjunto Mecânico | 0 a 100 Km/h | Velocidade Máxima |
Amarok | 2.0 TDI 4Motion AT | 10,9s | 179 km/h |
Amarok | 3.0 V6 TDI 4Motion AT | 7,4s | 190 km/h |
Toyota Hilux
Modelo | Conjunto Mecânico | 0 a 100 Km/h | Velocidade Máxima |
Hilux | 2.7 Flex AT | 15s | 165 km/h |
Hilux | 2.8 Diesel Manual | Números não informados. | |
Hilux | 2.8 Diesel AT | 12s | 180 km/h |
Infelizmente a Toyota não divulgou os números da versão manual, mas ao comparar o desempenho das versões de topo automáticas, fica nítida a imensa vantagem da Volkswagen Amarok, que é 4,6s mais rápida no 0 a 100 km/h e atinge 10 km/h a mais.
Não há dúvidas que o maior atributo da picape alemã é o desempenho, ideal para quem busca uma picape rápida e com dirigibilidade próxima a um carro de passeio.
Consumo
De acordo com os números divulgados pelo Inmetro, esse é o consumo de cada versão das picapes concorrentes:
Volkswagen Amarok
Conjunto Mecânico | Trajeto Urbano | Trajeto Rodoviário |
2.0 TDI 4Motion AT | 8,2 km/l | 8,4 km/l |
3.0 V6 TDI 4Motion AT | 8,0 km/l | 8,4 km/l |
Toyota Hilux
Conjunto Mecânico | Trajeto Urbano | Trajeto Rodoviário |
2.7 Flex AT | 4,8 km/l (E) e 6,9 km/l (G) | 5,6 km/l (E) e 8,1 km/l (G) |
2.8 Diesel Manual | 9,3 km/l | 11,2 km/l |
2.8 Diesel AT | 9,0 km/l | 10,5 km/l |
É nítido que o consumo da Toyota Hilux é muito melhor que o da Volkswagen Amarok, seja com câmbio manual ou até mesmo com a transmissão automática.
Já na versão flex o consumo da picape japonesa impressiona por ser incrivelmente ruim, fazendo menos de 5 km/l com etanol na cidade.
Exterior
Os dois modelos entregam um visual atraente, mas a Hilux foi atualizada recentemente, enquanto a Amarok ainda utiliza o mesmo design de anos atrás, com alterações quase nulas. Por esse motivo a japonesa é considerada superior no tópico design.
Interior
Na região interior ambas não possuem um design muito atual, porém mais uma vez a Toyota leva vantagem por ter sido atualizada mais recentemente, enquanto a Volkswagen insiste no mesmo painel.
O acabamento é repleto de plástico duro nos dois exemplares, característica comum na categoria de picapes médias, mas com pequena vantagem para a Toyota Hilux.
Dimensões
Dimensões | Volkswagen Amarok | Toyota Hilux |
Comprimento | 5,25m | 5,32m |
Largura | 1,95m | 1,85m |
Altura | 1,83m | 1,81m |
Entre-eixos | 3,09m | 3,08m |
Capacidade de carga | 1.156kg | Até 1.025kg (Versão STD) |
Vão livre | 24cm | 28,6cm |
Ângulo de entrada | 30° | 29° |
Ângulo de saída | 22° | 26° |
A Amarok é mais larga, possui entre-eixos ligeiramente maior e também é mais alta, porém é 7cm menor no comprimento.
Em capacidades off-road a picape alemã é inferior, ganhando ligeiramente apenas no ângulo de entrada, com 1° a mais. Em contrapartida, sua capacidade de carga é 131kg maior que a da Hilux.
Painel e Multimídia
Quando falamos de painel de instrumentos, ambas trazem uma tela digital ao centro com os ponteiros analógicos nas laterais, sem grandes modernidades.
A central multimídia da Toyota é superior ao entregar TV digital e sistema de som assinado pela JBL, este último exclusivo da versão de topo SRX.
Apesar disso, o seu funcionamento é inferior quando comparada com a central da Amarok, que é melhor organizada e mais prática ao usar. As duas telas entregam Android Auto e Apple Car Play ainda por fio e GPS nativo.
Qual dos dois modelos comprar?
Ao comprar uma picape pela racionalidade, neste comparativo a Toyota Hilux é a melhor opção, principalmente para quem busca robustez, durabilidade e capacidade off-road, além de ser R$11.200 mais barata na versão de topo.
A Volkswagen Amarok se torna uma boa opção de compra por emoção, ótima para quem prioriza o desempenho e a esportividade presentes na dirigibilidade, que se assemelha a um carro de passeio.
Mais uma vez a líder do segmento ganha ao entregar mais equipamentos por um preço mais baixo, mais itens de segurança, melhor consumo e mais opções na gama.