Uma das maiores rivalidades automotivas brasileiras fica entre dois sedans médios, que disputam o mesmo segmento há muitos anos. Neste comparativo, Honda Civic e Toyota Corolla se enfrentam em diversos quesitos de avaliação, como número de vendas, versões e preços, conjunto mecânico, desempenho, consumo, design, dimensões e tecnologia.
Número de vendas
Não é surpresa que o Toyota Corolla seja o líder, afinal ele assume esse posto há muitos anos, geralmente com o Honda Civic em segundo lugar. Confira os números de vendas entre janeiro e agosto de 2021.
Ranking De Vendas – Fenabrave
Marca | Modelo | Emplacamentos |
Toyota | Corolla | 28.175 |
Honda | Civic | 12.116 |
Chevrolet | Cruze Sedan | 3.656 |
Volkswagen | Jetta | 2.483 |
CAOA Chery | Arrizo 6 | 2.148 |
Kia | Cerato | 603 |
Apesar da escassez de vendas neste segmento, Civic e Corolla são os únicos que conseguem atingir altos números de emplacamentos, principalmente o Toyota, que vendeu 16.059 unidades a mais que o principal concorrente.
Versões, Preços e Equipamentos do Honda Civic
Modelo | Versão | Preço | Equipamentos |
Civic | LX 2.0 CVT | R$116.700 | 6 airbags, multimídia de 7”, rodas de liga-leve R17, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, DRL em LED, faróis com projetor, sensor de pressão dos pneus, lanternas traseiras em LED, sensor crepuscular, freio de estacionamento eletrônico, volante multifuncional, piloto automático, ar-condicionado digital e volante em couro. |
Civic | Sport 2.0 CVT | R$123.700 | Adiciona chave presencial, faróis de neblina, visual escurecido e paddle shifts. |
Civic | EX 2.0 CVT | R$128.400 | Acrescenta sensor de estacionamento traseiro, saídas de ar traseiras, bancos em couro, retrovisores com rebatimento elétrico, retrovisor interno eletrocrômico e repetidores de seta em LED. |
Civic | EXL 2.0 CVT | R$134.900 | EX + Faróis full LED, faróis de neblina em LED, painel de instrumentos digital de 7”, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro, ar-condicionado digital dual-zone e central multimídia com GPS. |
Civic | Touring 1.5T CVT | R$159.000 | Ainda inclui câmera de monitoramento de ponto cego, teto-solar elétrico, partida remota, banco do motorista elétrico e carregador de celular por indução. |
Modelo | Versão | Preço | Equipamentos |
Corolla | GLI 2.0 CVT | R$132.890 | Ar-condicionado manual, painel de instrumentos com tela digital de 4,2”, sensor crepuscular, DRL em LED, retrovisores elétricos com repetidores de seta em LED, 7 airbags, controles de tração e estabilidade, volante multifuncional, câmera de ré e assistente de partida em rampas. |
Corolla | XEI 2.0 CVT | R$142.190 | Adiciona ar-condicionado digital, chave presencial, retrovisor eletrocrômico, paddle shifts, modo Sport, revestimento interno de couro e faróis de neblina em LED. |
Corolla | Altis Premium 2.0 CVT | R$166.190 | XEI + ar-condicionado digital dual-zone, banco do motorista elétrico, painel de instrumentos com tela de 7”, piloto automático adaptativo, retrovisores com rebatimento elétrico, faróis em LED, lanternas traseiras em LED, teto-solar elétrico, acabamento em couro bege, frenagem automática de emergência, farol alto automático, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e alerta de mudança de faixa. |
Corolla | Altis 1.8 Hybrid CVT | R$166.190 | XEI + Motorização híbrida, painel de instrumentos com tela de 7”, piloto automático adaptativo, faróis de LED, lanternas traseiras em LED, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático e alerta de mudança de faixa. |
Corolla | GR-S 2.0 CVT | R$167.390 | Altis + carregador de celular por indução, painel de instrumentos com tela de 4,2”, paddle shifts, acabamentos internos em vermelho e design esportivo. |
Corolla | Altis Premium 1.8 Hybrid CVT | R$174.990 | Altis Premium + Motorização híbrida. |
Com algumas exceções, a exemplo do freio de estacionamento eletrônico e da câmera para monitoramento do ponto cego, o Toyota Corolla oferece mais equipamentos, principalmente pela exclusividade dos assistentes de condução semi-autônomos, como frenagem automática, piloto automático adaptativo e alerta de saída de faixa.
O lado negativo é que ele realmente cobra a mais por isso, sendo R$16.190 mais caro na versão de entrada (Comparação entre GLI e LX) e R$31.290 a mais na versão de topo com motor 2.0 (EXL e Altis Premium).
Priorizando o custo-benefício, o Honda Civic leva a melhor no quesito equipamentos, mas quando deixamos o preço de lado, não há dúvidas que o Toyota Corolla é mais equipado.
Conjunto Mecânico
Os dois rivais entregam o motor 2.0 aspirado com transmissão CVT na maioria das versões. Já a segunda opção de motorização varia bastante entre eles.
Honda Civic
Modelo | Motor | Potência | Torque | Câmbio |
Civic | 2.0 Aspirado | 155cv (E) e 150cv (G) aos 6.300rpm | 19,5 kgfm (E) aos 4.800rpm e 19,3 kgfm (G) aos 4.700rpm | CVT |
Civic | 1.5 Turbo | 173cv (G) aos 5.500rpm | 22,4 kgfm (G) entre 1.700rpm e 5.500rpm | CVT |
Modelo | Motor | Potência | Torque | Câmbio |
Corolla | 2.0 Aspirado | 177cv (E) e 169cv (G) aos 6.600rpm | 21,4 kgfm (E/G) aos 4.400rpm | CVT |
Corolla | 1.8 Aspirado | 101cv (E) e 98cv (G) aos 5.200rpm | 14,5 kgfm (E/G) aos 3.600rpm | CVT |
Corolla | Motores Elétricos | 72cv | 16,6 kgfm | — |
Neste caso é complicado determinar um ganhador, já que apenas o Corolla oferece propulsão híbrida, e só o Civic dispõe de motor turbo.
Ao comparar os dois motores 2.0 aspirados, a vantagem fica para o Toyota, já que possui no mínimo (números com gasolina) 14cv de potência e 1,9 kgfm de torque a mais.
O Civic 1.5 turbo entrega mais desempenho, mas em contrapartida, o Corolla 1.8 híbrido proporciona um consumo de combustível muito mais baixo.
Vale ressaltar que no Toyota Corolla, a potência combinada dos motores elétricos com o motor a combustão é de 122cv. No líder do segmento, também há mais diferenças: O câmbio do tipo CVT (Transmissão continuamente variável) neste caso possui uma primeira marcha convencional, funcionando como um CVT apenas a partir da segunda marcha simulada.
Desempenho
Com o motor aspirado, há uma vantagem de 1,7s e 10 km/h para o modelo da Toyota.
Se compararmos o motor híbrido com o turbo, logicamente o 1.5 do Honda levará muita vantagem no desempenho, afinal, enquanto o 1.8 Hybrid busca a melhor eficiência possível, o outro propulsor busca uma melhor performance.
Toyota Corolla
Modelo | Conjunto Mecânico | 0 a 100 Km/h | Velocidade Máxima |
Corolla | 2.0 CVT | 9,2s | 205 km/h |
Corolla | 1.8 Hybrid CVT | 11s | 180 km/h |
Honda Civic
Modelo | Conjunto Mecânico | 0 a 100 Km/h | Velocidade Máxima |
Civic | 2.0 CVT | 10,9s | 195 km/h |
Civic | 1.5 Turbo CVT | 8,6s | 221 km/h |
Consumo
Toyota Corolla
Conjunto Mecânico | Trajeto Urbano | Trajeto Rodoviário |
2.0 CVT | 8 km/l (E) e 11,6 km/l (G) | 9,7 km/l (E) e 13,9 km/l (G) |
1.8 Hybrid CVT | 10,9 km/l (E) e 16,3 km/l (G) | 9,9 km/l (E) e 14,5 km/l (G) |
Os números do Corolla híbrido são melhores na cidade, se tornando inferiores na estrada. Isso acontece pois em trajeto rodoviário o motor a combustão é mais utilizado, o que acaba consumindo mais combustível.
Ele ganha destaque ao ser o primeiro híbrido flex do mundo, proporcionando a escolha do combustível mesmo em um carro que combina motorização a combustão e elétrica.
Honda Civic
Conjunto Mecânico | Trajeto Urbano | Trajeto Rodoviário |
2.0 CVT | 7,2 Km/l (E) e 10,5 km/l (G) | 8,9 km/l (E) e 13 km/l (G) |
1.5 Turbo CVT | 11,8 Km/l (G) | 14,4 km/l (G) |
Com gasolina (única opção de combustível do motor 1.5 turbo), sem dúvidas o conjunto híbrido consegue ser mais econômico que todos os outros 3 motores mencionados, independentemente do trajeto percorrido. Isso demonstra a clara vantagem do Corolla no quesito consumo, que também é melhor até mesmo com o seu motor 2.0 aspirado.
Exterior
Ao falarmos de interior, a disputa entre os dois veículos merece um empate, pois ambos são bem acertados no design, com o Honda Civic entregando características levemente esportivas e o Toyota Corolla entregando um visual mais sóbrio e elegante.
Interior
No interior sim é possível determinar um ganhador, pois os dois rivais são muito diferentes.
Embora utilize acabamento claro nas versões mais caras, o visual interno do Corolla é construído com linhas mais conservadoras, o que propicia menos destaque.
Já o Civic aposta em linhas mais ousadas e no console central mais alto, dando um toque de refinamento maior. Embora os dois acabamentos sejam bons, o interior do Honda entrega uma sensação maior de luxo.
Dimensões
Dimensões | Honda Civic | Toyota Corolla |
Comprimento | 4,64m | 4,63m |
Largura | 1,78m | 1,78m |
Altura | 1,43m | 1,45m |
Entre-eixos | 2,70m | 2,70m |
Porta-malas | 525L e 517L (Touring) | 470L |
No quesito de dimensões ambos são muito parecidos, com vantagem expressiva apenas no porta-malas, concedendo vitória ao sedan da Honda, que entrega até 55L a mais no compartimento para bagagens.
Painel e Multimídia
Desde a configuração de entrada o representante da Toyota é equipado com um painel de instrumentos convencional, com uma tela de 4,2” no lado direito. Nas versões Altis e Altis Premium ela dá lugar a uma tela maior, com 7”.
Já o Civic entrega nas opções mais baratas um painel bonito e refinado, porém sem uma verdadeira tela digital. Somente as alternativas mais caras (EXL e Touring) possuem um painel de instrumentos digital, também com 7”.
O Corolla perdeu a central multimídia original recentemente, por conta da forte crise de semicondutores no mercado. Para tentar corrigir o problema, a Toyota está equipando o modelo com uma central de 10” da empresa Wings, que apesar de não contar com Android Auto e Apple Car Play, possui o aplicativo de navegação “Waze” e o de música “Spotify”, os dois de forma nativa.
A central do Honda não impressiona com o tamanho e não conta com nenhum recurso especial, apenas com Android Auto e Apple Car Play por fio, além do GPS a partir da versão EXL.
Qual dos dois modelos comprar?
Os dois sedans médios são ótimos produtos, e é por isso que sempre se posicionam entre os mais vendidos da categoria, está que infelizmente fica cada vez menor.
Ambos trazem a confiabilidade atrelada ao nome da marca, conhecidas por terem uma baixa manutenção.
Se você está buscando um sedan médio topo de linha, opte pelo Honda Civic se a preferência for por um desempenho mais agradável, ou então escolha o Toyota Corolla caso a preferência penda para uma maior economia de combustível.
A relação de custo-benefício entregue pelo sedan da Honda é melhor que a do Corolla, que custa mais de 30 mil reais a mais mesmo na versão de topo com motor 2.0. Apesar da superioridade do Toyota em alguns quesitos, o Honda leva a melhor no comparativo considerando o seu preço.