2021 tem sido um ano com muitos lançamentos automotivos, mas em contrapartida, também tivemos muitas perdas no mercado automotivo brasileiro, também por conta das novas regras de emissões que entrarão em vigor em 2022, eliminando alguns exemplares mais antigos que ainda continuavam em linha.
Veja alguns modelos que já deixaram o nosso mercado e outros que deverão ser descontinuados em 2022!
Carros que saíram de linha em 2021
- Ford Ecosport
- Volkswagen Up!
- Citröen Aircross
- Toyota Etios e Etios Sedan
- Chevrolet Montana
- Volkswagen Fox
- Ford Ka e Ka Seda
- Citröen C3
Ford EcoSport
Após a Ford encerrar as suas fabricações no Brasil, não houve alternativa para o pioneiro dos SUVs compactos em nosso país, ocasionando sua saída do mercado.
É verdade que suas vendas não impressionam, mas alcançaram um número razoável, maior que alguns concorrentes.
Além de ter sido responsável pela inauguração deste segmento em terras brasileiras, o modelo ainda ganhava destaque ao oferecer a tração nas quatro rodas, que funcionava sob demanda.
Volkswagen Up!
O Up! nunca atingiu o volume de vendas esperado, mesmo que sempre tenha oferecido um bom custo-benefício, com exceção da última linha antes de sua “morte”, quando era ofertado com homologação para apenas 4 passageiros, com um peculiar aviso no banco central indicando que o acento não deveria ser ocupado.
O subcompacto também foi responsável pela popularização do motor 1.0 turbo em geral, com potência que alcançava os 105cv, entregando até 16,8 kgfm de torque.
Seu preço alto para o porte do carro acabou deixando o Up! de lado na escolha dos consumidores brasileiros.
Citroën Aircross
O Aircross nunca foi bem definido como hatch, SUV compacto ou minivan, mesclando um pouco dos 3 segmentos.
Apesar da reestilização recebida em 2015, o Citroën era vendido na mesma geração desde 2010. Convivendo com o C4 Cactus que é muito mais tecnológico e superior, sua carreira terminou em 2021 de forma sutil, sem chamar a atenção com o encerramento da produção.
Toyota Etios e Etios Sedan
Os números de vendas da dupla Etios e Etios Sedan não eram necessariamente ruins, mas diminuíam cada vez mais depois que o irmão maior Yaris chegou ao nosso mercado, com mais tecnologia e qualidade.
O design do modelo até os dias atuais não agrada grande parte do público, o que também causava vendas mais baixas.
Apesar de espartano e com design polêmico, o Etios conquistava os clientes com uma confiabilidade alta, bem como sua baixa necessidade de manutenção.
Chevrolet Montana
Quando foi lançada em 2003, a picape Montana até conquistou um bom número de consumidores, principalmente pelo seu visual com pegada esportiva na configuração Sport. Porém, em 2010 a Chevrolet optou por lançar sua nova geração baseada no hatch Agile, modelo que foi um grande fracasso da montadora americana.
Nitidamente inspirada em um carro que é altamente criticado, suas vendas foram caindo cada vez mais, sempre ficando mais distante das concorrentes Fiat Strada e Volkswagen Saveiro.
Ela saiu de linha em maio de 2021 na mesma geração de 2010, inclusive sem receber importantes alterações visuais.
Volkswagen Fox
Considerando seu projeto muito antigo, o Volkswagen Fox obteve ótimas vendas recentemente, entregando um bom custo-benefício na versão de entrada Connect 1.6 Manual, que embora custasse o mesmo que os carros 1.0 aspirados, entregava a motorização 1.6 e uma boa lista de equipamentos.
Em 2018 o hatch recebeu um reposicionamento na linha da montadora alemã, onde passou a se tornar o carro mais barato da Volkswagen no Brasil.
O modelo deixou nosso mercado por conta da falta de atualizações significantes, além de que possivelmente seria reprovado nas novas normas de emissões que passarão a valer em 2022, inviabilizando sua continuação.
Ford Ka e Ka Sedan
O Ford Ka foi descontinuado pelo mesmo motivo do EcoSport: O fechamento das fábricas da Ford no Brasil.
O anúncio de encerramento de sua fabricação nos surpreendeu, já que os modelos possuíam bons índices de vendas, ou seja, ambos foram embora antes mesmo de se tornarem esquecidos no mercado.
Com certeza o Ka começaria a perder mais vendas com o tempo, por conta da superioridade tecnológica dos concorrentes, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
Citroën C3
O hatch da montadora francesa não suportou esperar a chegada de sua nova geração, que mudou completamente.
Com a descontinuação do C3 e do Aircross, a Citroën passou a vender apenas um modelo de passeio em seu catálogo, o crossover compacto C4 Cactus. Além dele, atualmente a marca também oferta as vans Jumpy e Jumper.
Carros Que Provavelmente Sairão De Linha Em 2022
Alguns carros estão há anos no mercado automotivo brasileiro, enquanto outros não receberão investimentos para se adequar as novas normas de emissão, que entrarão em vigor em 2022.
Um deles ganhará uma nova geração com outro nome, mas os outros simplemente encerrarão sua carreira por aqui.
- Fiat Uno
- Fiat Dobló
- Chevrolet Joy e Joy Plus
- Honda Fit
- Hyundai IX35
Fiat Uno
O famoso Fiat Uno deverá se despedir do mercado em 2022 ou até mesmo no fim de 2021, sem receber um sucessor.
Ofertado há 37 anos, seu projeto é ultrapassado, e dificilmente é vendido para um consumidor comum, concentrando suas vendas atuais para locadoras e frotas de empresas.
Fiat Doblò
Por incrível que pareça a minivan Doblò ainda é vendida, e com preços exorbitantes!
A sua versão única Essence 1.8 Manual pode chegar aos incríveis R$123.440 quando equipada com todos os opcionais. Mesmo partindo de R$115.990 sem os opcionais inclusos, suas poucas unidades produzidas são direcionadas ao mercado de vendas diretas, assim como o Uno.
Sem receber qualquer atualização durante muito tempo, a antiga Doblò deverá encerrar seu legado em nosso mercado ainda este ano, com oferta estendida no máximo para o início de 2022.
Chevrolet Joy e Joy Plus
As antigas gerações do Onix e do Prisma são vendidas atualmente como Joy e Joy Plus, respectivamente.
Manter duas gerações em linha do mesmo carro é uma estratégia relativamente comum entre as montadoras, com o objetivo de atingir públicos diferentes. O grande problema é que eles custam praticamente o mesmo que os novos modelos, mesmo entregando menos modernidade no projeto e um visual mais antigo.
Honda Fit
O hatch compacto da Honda também não recebe atualizações significantes há um bom tempo, e deverá sair de linha em 2022.
Sua lacuna deverá ser preenchida pela nova geração do City, que incluirá a carroceria hatch.
Atualmente o Fit acaba sendo vendido apenas para um público muito específico, que geralmente admira muito a marca. Com uma nova geração ele pode aumentar seu foco e conquistar outros consumidores.
Hyundai IX35
Outro carro que surpreende por ainda ser fabricado é o Hyundai IX35. Já com projeto antigo e defasado no mercado atual, a segunda geração do Tucson convive com a terceira geração, chamada de New Tucson.
Nenhum dos dois exemplares vende muito bem, portanto o futuro dos dois é incerto.
O IX35 possui maiores chances de ser descontinuado, afinal é vendido atualmente quase igual ao modelo de 2010, quando foi lançado.
A presença do novo Creta dentro da Hyundai completa a ameaça ao SUV, já que o recém lançado possui faixa de preço semelhante e entrega muito mais por isso.
Conclusão
Muitos modelos dessa lista não farão falta no mercado, pois no fim das contas eles mal aparecem nas concessionárias, justamente pela baixíssima procura pelos consumidores. Já alguns outros podem deixar uma certa saudade, a exemplo do Up! que entregava um bom conjunto geral, mas que não emplacou o suficiente para mantê-lo vivo em nosso país.