Infelizmente as viagens feitas no Brasil sempre colocam em risco os pneus de seu automóvel, afinal ele é o único elemento que fica em contato com o chão, e as estradas repletas de imperfeições e buracos pioram a situação, facilitando imprevistos como um pneu furado ou uma roda amassada.
Veja o que se deve fazer ao notar um pneu furado.
Segurança
O primeiro e mais importante passo é visar a segurança de todos os passageiros e de outros motoristas da via.
Ao notar alguma anomalia no conjunto de rodas e pneus, é preciso diminuir a velocidade e parar o veículo no primeiro local seguro e plano, geralmente em um acostamento.
Após parar o automóvel, ligue o pisca alerta e as lanternas do veículo, para facilitar a visualização por parte de outros motoristas.
O processo de sinalização ainda inclui mais uma etapa, que é o posicionamento do triângulo de advertência.
Vale lembrar que ele deve ser colocado a uma distância mínima de 30m, mas o ideal é calcular a distância de acordo com a velocidade máxima da via, usando 1m para cada km/h.
Por exemplo: em uma via com velocidade máxima definida em 110 km/h, o equipamento de sinalização deve ficar a 110m da traseira do carro, ou 80m caso a velocidade seja de 80 km/h. Se houver chuva ou neblina, é importante dobrar a distância.
Trocando o pneu
Trocar o pneu de um carro não é uma tarefa difícil, embora não seja tão simples como alguns pensam. Caso for preciso trocar a roda ou pneu em uma estrada, faça esse procedimento em local plano e seguro.
Após ter garantido a segurança de todos, mantenha o freio de estacionamento (conhecido popularmente como freio de mão) devidamente acionado.
Ainda com o carro no chão, use a chave de roda para afrouxar os parafusos, mas sem soltá-los completamente. Em seguida coloque o estepe embaixo do carro, para garantir um pouco mais de segurança caso o carro despenque do macaco por um motivo qualquer.
O próximo passo é utilizar o macaco, que geralmente fica armazenado junto com o estepe. Posicione-o na marcação dada pelo fabricante, na maioria das vezes indicada com uma seta ou com algum outro detalhe.
Vale lembrar que o funcionamento do macaco varia para cada modelo, as vezes indicando a utilização da chave de roda para auxiliar na operação do equipamento.
Depois de levantar o carro de forma suficiente para retirar a roda sem utilizar a força, finalmente retire os parafusos e o pneu furado.
A próxima etapa consiste em colocar o estepe, apertando os parafusos apenas para fixá-lo, em seguida apertando com mais força cada um deles. Sempre se certifique de que todos estão corretamente apertados.
Por último, abaixe o macaco lentamente e depois guarde a roda com o pneu furado e as ferramentas.
Pós troca
Após trocar o pneu furado, é importante seguir viagem até a borracharia mais próxima para efetuar a manutenção no pneu, pois completar o itinerário sem um pneu reserva é muito arriscado e não recomendado.
Fique atento também às recomendações descritas no estepe, pois modelos temporários impõem uma velocidade máxima, porque podem comprometer a dirigibilidade do carro.
É possível reparar um pneu?
Alguns casos não exigem a substituição de um pneu, o que certamente causaria um grande prejuízo para o proprietário.
De acordo com a ABNT (Associação Brasileira De Normas Técnicas), o reparo em um pneu só pode ser feito se seguir os seguintes tópicos:
– A idade da carcaça, indicada pela data de fabricação, seja inferior a 5 anos.
– Não ter atingido os indicadores de desgaste (TWI).
– Não ter avarias na área dos talões, flancos ou ombros.
– Não estiver contaminado por produtos derivados de petróleo.
– Não apresentar rachadura no flanco.
O nível do dano também implica na possibilidade de reparação, algo que deve ser avaliado por um profissional de confiança.
Em geral podemos dizer que o reparo é possível, mas depende de diversos fatores que um profissional do ramo irá avaliar.
Lembre-se de evitar a rodagem com os pneus murchos, já que isso pode danificar a sua estrutura.
Pneus Run Flat
Os pneus do tipo Run Flat são desenvolvidos para rodarem alguns quilômetros (normalmente 80km a 80 km/h) mesmo vazios, proporcionando uma boa margem de distância para encontrar um local seguro e adequado para uma substituição.
Se as normas anteriormente citadas forem cumpridas corretamente, também é possível realizar o reparo em um pneu com essa tecnologia, porém o mesmo deve passar por uma rigorosa avaliação de sua estrutura se tiver sido utilizado vazio.
Conclusão
Pode parecer desesperador precisar trocar um pneu em alguma ocasião, mas o procedimento não é tão complexo quanto parece, apesar de exigir cuidados.
Os pneus Run Flat são realmente tecnológicos e oferecem mais comodidade ao passar por algum apuro como um furo, mas costumam ser muito mais caros que os convencionais, além do seu reparo ser um pouco mais complexo.