O mercado atual de modelos 0km traz nas marcas mais tradicionais, pouquíssimas opções de versões esportivas, fato que “obriga” o consumidor apaixonado por essa proposta recorrer ao mercado automotivo de seminovos e usados. Veja alguns carros que podem ser encontrados em suas versões esportivas até os R$80.000!
Versões esportivas
Primeiramente citaremos os modelos que além do visual, apresentam modificações no conjunto mecânico, seja no motor ou na transmissão.
Peugeot 208 GT 1.6 THP Manual – Veja ofertas
Sem nenhuma dúvida é possível afirmar que o 208 GT é um dos modelos mais legais dessa lista, mas que infelizmente já não é mais oferecido no mercado de carros novos.
Essa versão era a mais cara da linha, e a única que contemplava o bom motor 1.6 THP turbo flex de até 173cv com etanol e 166cv com gasolina, possuindo torque máximo de 24,5 kgfm com qualquer combustível. A potência é entregue aos 6.000rpm e o torque aos baixos 1.400rpm, que proporcionam uma dirigibilidade esportiva.
Aliado ao motor turbo há o câmbio manual de 6 marchas, acreditem! Infelizmente essa transmissão está cada vez mais rara em modelos novos, e por esse motivo até mesmo carros esportivos são equipados com câmbio automático. A suspensão também recebe uma calibração específica voltada para uma maior performance.
O desempenho é ótimo, levando apenas 7,6s na prova de 0 a 100 km/h e atingindo 222 km/h de velocidade máxima.
O conjunto mecânico é seu grande trunfo, mas além disso a versão GT recebia rodas exclusivas, grade dianteira com acabamento vermelho, emblema “GT” na lateral, saída dupla de escapamento e pintura preta no aerofólio e nos retrovisores.
No interior ele traz uma das principais características da linha Peugeot, que é o chamado i-Cockpit, composto por um volante menor e um painel de instrumentos elevado, onde o condutor visualiza as informações por cima do volante. A parte interna ainda possui detalhes em vermelho, como na moldura do quadro de instrumentos, na costura dos bancos e volante e na marcação central do volante.
Ele pode se encontrado por R$79.365 na linha 2019, de acordo com a tabela FIPE. A configuração 2020 ultrapassa cerca de 2 mil do nosso limite.
Renault Sandero R.S. 2.0 Manual – Veja ofertas
A versão R.S. do Sandero ainda segue disponível como zero km, mas com preço inicial próximo aos 100 mil reais! Comprar um Sandero usado é uma alternativa para pagar menos no mesmo modelo.
A linha 2020 se encaixa em nosso limite de 80 mil reais, custando R$72.449 (FIPE) na versão R.S., enquanto a linha 2021 custa um pouco mais que o teto definido (R$81.822).
Felizmente ele também é equipado com uma transmissão manual de 6 marchas. O motor 2.0 não é turbo, mas consegue render 150cv (E) e 145cv (G), aos 5.750rpm. O torque é de 20,9 kgfm e 20,2 kgfm, disponível em 4.000rpm.
Esqueça as versões tradicionais do Sandero, a R.S. é assinada pela divisão de performance Renault Sport, realmente trabalhada visando o desempenho com conjunto mecânico, visual e dinâmica diferentes.
A dianteira recebe um DRL em LED com desenho único até então (Recentemente alguns elementos visuais da versão R.S. estão presentes na nova configuração S Edition), grade dianteira com detalhes exclusivos, para-choque único, retrovisores pintados em preto, rodas de liga-leve exclusivas, adesivos laterais com o nome “Renault Sport”, aerofólio em preto, saias laterais e elemento esportivo no para-choque traseiro.
No interior ele também entrega bancos exclusivos com detalhes em vermelho, volante com costura vermelha e logo R.S., soleiras “Renault Sport” e detalhes na cor vermelha nas saídas de ar e no painel de instrumentos.
Os números de desempenho também são ótimos, com 8s no zero a cem e 202 km/h na velocidade máxima.
Versões “esportivadas”
Essas configurações que chamamos de esportivadas alteram apenas o conjunto visual e as vezes a calibração da suspensão, mas focando apenas em um visual com detalhes esportivos.
Volkswagen Up! Pepper 1.0 TSI Manual – Veja ofertas
Apesar de bem famoso entre os amantes de uma proposta mais esportiva, certamente o Volkswagen Up! não é um esportivo, apenas possuindo um bom conjunto mecânico que entrega um bom desempenho e um ótimo consumo de combustível.
O powertrain é o mesmo de outras versões, trazendo o bom motor 1.0 TSI turbo flex, rendendo 105cv com gasolina e 101cv com etanol aos 5.000rpm. Já o torque disponível em 1.500rpm é de 16,8 kgfm com ambos os combustíveis.
Os números não são impressionantes, mas aliado ao câmbio manual de 5 marchas, esse conjunto mecânico consegue fornecer um bom desempenho para o Up!, principalmente por conta do peso de apenas 971kg.
A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 9,5s, o que não impressiona, principalmente pelo boicote do controle de tração que não pode ser desligado. Entretanto, na prática seu desempenho é muito bom, com bom torque em baixas rotações. A velocidade máxima é cravada em 181 km/h.
A versão Pepper traz um visual levemente esportivo, adicionando itens como friso vermelho na grade dianteira, retrovisores pintados em vermelho, adesivos com o nome da versão nas laterais e na traseira, rodas de liga-leve com acabamento diamantado e black piano, e também teto e aerofólio pintados em preto. No interior ele recebe itens comuns de versões “esportivadas”, como costuras em vermelho nos bancos, volante e coifa do câmbio, e detalhes em vermelho nas saídas de ar.
Na linha 2019, a mais nova possível com essa versão, o Up! Pepper tem tabela definida em R$67.475.
Chevrolet Onix RS 1.0 Turbo Automático – Veja ofertas
Da mesma forma que acontece com o Volkswagen Up!, o Chevrolet Onix também possui uma versão com detalhes visuais esportivos, mas sem alterações mecânicas.
O motor é o mesmo da maioria das versões do hatch, o 1.0 turbo de 116cv (E/G) em 5.500rpm com torque de 16,8 kgfm (E) e 16,3 kgfm (G).
Os números não são muito empolgantes, afinal essa motorização visa o baixo consumo de combustível, tanto é que ele é um dos carros mais econômicos do Brasil.
Muitos entusiastas reclamam da escolha da Chevrolet em utilizar o câmbio automático de 6 marchas e não o manual de outras versões, mas é verdade que o público que busca um carro desse valor (R$90.430 0km) não quer mais um manual, e sim a comodidade de não precisar trocar as marchas.
Prova da modéstia esportiva é a aceleração de 10,1s (0 a 100 km/h) e a velocidade final de 187 km/h.
Como essa versão foi lançada na gama 2021, os preços ainda são muito altos até mesmo no mercado de seminovos, e por esse motivo ele tem tabela FIPE de R$81.403, passando um pouquinho do nosso orçamento.
O visual externo é um ponto muito positivo do Onix RS, que traz como diferencial os faróis e DRL com máscara negra, retrovisores e teto pintados em preto, grade dianteira com desenho exclusivo, saias laterais, símbolos da Chevrolet em preto, para-choque dianteiro remodelado, aerofólio exclusivo em preto e para-choque traseiro com detalhe único.
Por dentro também há os típicos detalhes em vermelho, mas colocados de forma muito sutil.
Fiat Argo HGT 1.8 Automático – Veja ofertas
Esse é outro modelo que traz um motor igual ao de outras versões mas com visual esportivo, e neste caso, com uma calibração específica na suspensão.
O Fiat Argo HGT 1.8 Automático 2020 é o mais novo a ser encontrado dentro do preço buscado, com tabela FIPE definida em R$78.106.
Como antecipamos, o powertrain contempla o motor 1.8 flex e o câmbio automático de 6 velocidades. O propulsor E.torQ atinge aos 5.750rpm, 139cv com etanol e 135cv com gasolina, enquanto o torque é de 19,3 kgfm e 18,8 kgfm em 3.750rpm. Ao ser lançado, o câmbio manual também era ofertado, mas ao longo do tempo deixou de ser oferecido.
O desempenho do motor 1.8 é ok para um motor antigo e aspirado, mas sem grandes satisfações, principalmente considerando uma versão esportiva. Com ele o hatchback da montadora italiana pode atingir 191 km/h e ir de 0 a 100 km/h em 10,4s.
Como você já pôde notar, detalhes em preto ou vermelho são características muito fortes desse tipo de versão esportiva, e elas também estão presentes no Argo HGT.
No exterior é possível perceber os apliques nos para-choques dianteiros e um detalhe em vermelho com tom escuro, retrovisores na cor preta, emblemas laterais com o nome da versão, saída de escapamento e rodas de liga-leve com designs exclusivos, aerofólio em preto e aplique em plástico preto contornando todo o carro, detalhe que costuma estar presente em versões com pegada aventureira.
Já o interior é marcado apenas pela faixa em vermelho no acabamento do painel, sem costuras contrastantes nos bancos, no volante ou detalhes em outros locais. Ainda assim o habitáculo do Fiat recebe destaque pela modernidade e pela ousadia de formas menos convencionais, se tornando muito único no segmento.
Conclusão
As montadoras não lançam mais versões com propostas esportivas com a mesma frequência de antigamente, pois esse público que gosta de um carro com visual e dinâmica mais esportiva acaba se rendendo aos “SUVs” compactos por entregarem mais facilidade e conforto para superar os obstáculos urbanos do dia a dia. Com essa falta de produtos novos, o jeito é recorrer aos usados!