Muitos condutores, sobretudo aqueles que dirigem o carro o dia todo, instalam o GNV em seu carro para que seja possível economizar combustível, afinal o preço nos postos aumenta quase toda semana. Porém, muitos ainda não sabem como o GNV funciona, ou então se é possível instalar em qualquer carro. Confira tudo isso a seguir!
O que é e como funciona o GNV?
GNV é a sigla para Gás Natural Veicular. Em resumo, ele é um combustível não líquido para os veículos, ao contrário dos grandes conhecidos como gasolina, etanol e diesel.
Principais Vantagens
Eficiência
O gás natural é considerado mais eficiente que os outros combustíveis por ser mais limpo e econômico, entregando mais autonomia e menos poluição para o meio ambiente.
Diminuição De Gastos
O principal ponto que convence os motoristas é a redução dos gastos, já que ele é mais econômico e geralmente custa menos que os outros combustíveis. Em alguns estados como o Rio De Janeiro, a economia também é perceptível ao pagar o IPVA, que ganha um desconto de 2,5% na alíquota usada para calcular o imposto.
Vida Útil Do Óleo
Por ser mais limpo e não se misturar com o óleo lubrificante do motor, esse líquido importante acaba ganhando uma vida útil maior, mas é de alta importância dizer o óleo ainda precisa ser trocado nos tempos corretos divulgados pelo manual do veículo para evitar qualquer tipo de problema.
Sistema De Injeção Mais Limpo
Também pelo motivo de ser um combustível mais limpo, ele não permite que resíduos acumulem nos bicos injetores, algo que acontece nos modelos convencionais.
Principais Desvantagens
Perda De Espaço
O GNV é armazenado em um cilindro grande que precisa ser instalado em algum lugar do veículo. Geralmente ele fica alocado no porta-malas, e por conta disso o espaço para bagagens é bastante reduzido.
Perda De Potência
Outra queda acontece na potência do motor, o que resulta em menos desempenho para o veículo equipado com o Gás Natural Veicular. Geralmente a perda de potência é de 3%, e isso ocorre porque os carros não foram projetados para extrair o melhor desempenho possível ao ser equipado com o GNV, ao contrário de um veículo movido à gasolina, etanol ou diesel.
Garantia Anulada
Um outro ponto negativo ao instalar GNV é a anulação da garantia, que não irá mais cobrir possíveis problemas que o carro venha a apresentar. Alguns modelos até ofereciam versões especiais para manter o sistema e a garantia, mas atualmente somente o Fiat Grand Siena conta com um opcional que traz essa pré-disposição.
Manutenção
Se por um lado ele pode ser benéfico para algumas peças, outras acabam sofrendo quando o GNV está instalado. Os cabos de vela, por exemplo, perdem praticamente metade de sua vida útil, reduzindo de 30.000km para 15.000km.
O cabeçote do motor também é prejudicado por receber uma maior pressão, o que pode acabar causando fissuras e uma trincadura, exigindo a troca.
Instalação Cara
Vimos que o GNV resulta em algumas economias, mas seu custo de instalação é bem alto, geralmente variando entre 5 e 7 mil reais.
Se o motorista não rodar muito com o carro, muitos meses serão necessários para compensar o valor investido, prática que acaba não compensando. Para quem utiliza o veículo no trabalho, como taxistas ou motorista de aplicativos, pode valer a pena.
5ª e 6ª Geração
Vale lembrar que o GNV possui algumas gerações. As mais recentes são a quinta e a sexta, que possuem algumas diferenças importantes entre elas.
De forma resumida, podemos dizer que a 5ª geração é destinada para os veículos com sistema de injeção indireta, e a 6ª geração para modelos com injeção direta.
Vale lembrar que ao contrário da quinta, a sexta geração sempre utiliza uma proporção do combustível líquido, o que acaba sendo menos econômico, porém mais seguro em relação ao motor.
Carros que permitem a instalação na parte de baixo
Como nós dissemos, o cilindro do GNV ocupa um bom espaço do porta-malas, e uma alternativa para corrigir esse problema é instalar o sistema na parte de baixo do carro, embaixo do porta-malas e do para-choque.
Ao contrário do que alguns pensam, instalar o GNV nessa região é permitido pelo Inmetro, mas desde que ele não prejudique o ângulo de saída original do modelo.
Confira alguns modelos que permitem a instalação embaixo do carro:
Ford EcoSport
Se for de preferência do consumidor, é possível instalar o cilindro de gás na região inferior sem enfrentar problemas.
Hyundai Creta
No crossover compacto da montadora sul-coreana também é possível instalar os cilindros na parte debaixo.
Fiat Palio Weekend
Conhecido como um “velho de guerra” dos taxistas, o Palio Weekend é outro modelo que permite a instalação.
Fiat Doblò
Por contar com um espaço disponível na parte debaixo, também é possível instalar o GNV nessa região.
Renault Kangoo
A van de trabalho da Renault também consegue acoplar os cilindros de GNV na parte de baixo do veículo.
Outros Modelos
Diversos outros modelos possibilitam essa instalação, por isso fica difícil citar todos eles. Se a sua pretensão é instalar os cilindros na parte de baixo, faça uma avaliação em um centro especializado para analisar a possibilidade de comportar ou não o sistema.