Se você acha que 2021 teve bons lançamentos, você está certo! Porém, muitos deles acabaram sendo adiados para 2022 ou realmente já estavam programados para o ano que vem. Confira 8 das novidades que teremos em breve no nosso mercado brasileiro!
Lançamentos de carros em 2022
Modelo | Preço |
Chevrolet Montana | A partir de R$ 120.000 |
Renault Kwid | R$ 140.000 |
Ford Maverick | R$ 250.000 |
Honda HR-V | R$ 160.000 |
Citröen C3 | R$ 80.000 |
Peugeot 208 | R$ 100.000 |
Volkswagen Tiguan Allspace | R$ 250.000 |
Fiat Strada | R$ 110.000 |
1. Chevrolet Montana
O modelo chegará para brigar com a Fiat Toro em um segmento que o modelo da marca italiana reina praticamente sozinha desde 2016, que é o das picapes intermediárias, também chamadas de SUP (Sport Utility Picape).
Porém, a representante da marca americana não deverá contar com motorização a diesel, e a tração 4×4 tem poucas chances de vir para cá.
Ficha técnica da Chevrolet Montana
- Quando chega: primeiro semestre de 2022
- Preço estimado: A partir de R$ 120.000
- Motor: 1.2 turbo de 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque
- Câmbio: automático de seis marchas
2. Renault Kwid
O subcompacto francês já existe no Brasil, mas a novidade ficará por conta da versão 100% elétrica! O CEO da montadora, Luca de Meo, esteve no Brasil para confirmar a venda do subcompacto elétrico para o ano que vem, prometendo também ser o carro 100% elétrico mais barato de todo o nosso mercado.
Na Índia a Renault vende o elétrico City K-ZE, que é praticamente um Kwid rebatizado. Podemos esperar um design bem próximo, mas com adequações para o padrão brasileiro.
Ficha técnica do Renault Kwid
- Quando chega: primeiro semestre de 2022
- Preço estimado: R$ 140.000
- Motor: Elétrico de 45 cavalos de potência e 12,7 kgfm de torque
- Câmbio: transmissão de uma marcha
3. Ford Maverick
A Maverick já foi revelada por aqui recentemente, mas sem detalhamento das informações. O que já sabemos é que ela deverá ser vendida apenas em na versão única Lariat FX4, e será concorrente direta da Fiat Toro.
Também foi informado que o motor deverá ser o 2.0 turbo, praticamente o mesmo do Bronco Sport mas com números diferentes.
Ficha técnica Ford Maverick
- Quando chega: primeiro trimestre de 2022
- Preço estimado: R$ 250.000
- Motor: 2.0 turbo de 240 cavalos de potência e 38 kgfm de torque
- Câmbio: automático de 8 marchas
4. Honda HR-V
O HR-V também já é vendido em território brasileiro, mas sua nova geração deve chegar no ano que vem, e bem diferente da atual. O modelo deverá subir de patamar, onde a Honda visa a briga com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Ficha técnica Honda HR-V
- Quando chega: Primeiro semestre de 2022
- Preço estimado: R$ 160.000
- Motor: 1.5 turbo com 174 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque ou 1.5 híbrido de 131 cavalos.
- Câmbio: automático do tipo CVT
5. Citroën C3
Felizmente o C3 voltará em 2022 para fazer companhia ao SUV compacto da marca, e mesmo sendo um hatch aventureiro, seu visual lembra bastante o de um Sport Utility Vehicle, com moldura das caixas de rodas bem pronunciadas em plástico preto e uma altura mais elevada.
A plataforma é nova pela primeira vez no C3, que utilizava a mesma de seu lançamento em 2002. A nova base é uma versão mais simplificada da CMP utilizada no novo Peugeot 208.
Ficha técnica Citroën C3
- Quando chega: primeiro semestre de 2022
- Preço estimado: R$ 80.000
- Motor: 1.6 aspirado com 118 cavalos de potência e 16,1 kgfm de torque
- Câmbio: manual de cinco marchas ou automático de seis marchas
6. Peugeot 208
Após a fusão da PSA com o grupo FCA, onde criou-se a Stellantis, muitas tecnologias e estratégias são compartilhas entre as marcas do grupo. Por isso o hatchback francês deve ganhar a mesma motorização que por enquanto equipa apenas o Fiat Pulse. Estamos falando da 1.0 T200 de 130cv e 20,4 kgfm.
Como o Peugeot já possui em seu portfólio as grandes virtudes como bom acabamento, design agradável e excelente lista de equipamentos, o motor turbo o tornaria um produto ainda mais forte para brigar entre os concorrentes.
Ficha técnica Peugeot 208
- Quando chega: Primeiro semestre de 2022
- Preço estimado: R$ 100.000
- Motor: 1.0 turbo com 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque
- Câmbio: automático de seis marchas
7. Volkswagen Tiguan Allspace
O Tiguan Allspace saiu de linha recentemente, mas podemos dizer que foi por uma boa causa. O motivo é a chegada do modelo reestilizado, que deve ocorrer no ano que vem.
O conjunto de iluminação deve receber na traseira uma lanterna full LED com setas dinâmicas, e na dianteira um farol com tecnologia IQ. Light, que já está presente no irmão menor Taos.
Ainda no design há os novos logos da Volkswagen, para-choque traseiro com saídas de escapamento mais pronunciadas e a nomenclatura Tiguan logo abaixo do logo da marca.
Já no interior as novidades ficam por conta do novo comando para o ar-condicionado, nova manopla de transmissão, novo volante, central multimídia com conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play e também outros detalhes mais sutis.
Ficha Volkswagen Tiguan Allspace
- Quando chega: Primeiro semestre de 2022
- Preço estimado: R$ 250.000
- Motor: 2.0 turbo de 220 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque
- Câmbio: robotizado de dupla embreagem e sete marchas
8. Fiat Strada
A Strada não receberá uma nova geração ou uma reestilização (até porque recebeu nova geração recentemente), mas a novidade com certeza aumentará ainda mais suas vendas.
Estamos nos referindo a adoção do câmbio CVT para as versões de motorização 1.3 FireFly, assim como acontece na versão Drive do Pulse.
Pode parecer uma atualização relativamente simples, mas a picape compacta da Fiat nunca teve um câmbio realmente automático, sendo oferecida por um tempo apenas com o automatizado de simples embreagem Dualogic.
Ficha Volkswagen Fiat Strada
- Quando chega: Primeiro semestre de 2022
- Preço estimado: R$ 110.000
- Motor: 1.3 aspirado com 109 cavalos de potência e 14,2 kgfm de torque
- Câmbio: automático do tipo CVT
Conclusão
Se você não tem pressa de comprar um veículo novo, talvez valha a pena esperar por um dos modelos que chegarão no ano que vem.
Porém, se os preços atuais já estão absurdamente altos, não espere por boas condições de compra, principalmente nos carros renovados que certamente ficarão mais caros que os atuais.