O Golf GTI sempre foi muito aclamado pela grande dinâmica esportiva e desempenho entregues por essa versão. Entretanto, infelizmente a Volkswagen deixou de fabricar o GTI e trouxe ao Brasil a configuração híbrida GTE, que também já não existe mais em nosso mercado atual.
O GTE tem suas vantagens pois é muito econômico, em razão do sistema híbrido que pode ultrapassar os 32 km/l. Além disso o hatch entrega um desempenho muito bom, bem próximo ao do GTI.
Motorização e Desempenho
A grande questão é: como o GTE pode ter um desempenho tão bem quanto o GTI mesmo sendo muito mais econômico?
Esse fenômeno se deve ao conjunto mecânico híbrido plug-in, que além do motor 1.4 250TSI (Turbo) a combustão de 150cv e 25,5 kgfm, contempla também um motor elétrico de 102cv e 33,6 kgfm, resultando em uma potência combinada de 204cv e torque de 35,7 kgfm.
Com esta combinação é que o Golf GTE entrega o desempenho de 222 km/h na velocidade máxima e 7,6s na aceleração de 0 a 100 km/h.
Para efeitos de comparação, estes são os números do GTI: 238 km/h e 7s, respectivamente.
Quantos cavalos tem o Golf GTI?
A versão com proposta esportiva traz o bom motor 2.0 350TSI, um turbo que rende até 230 cavalos e 35,7 kgfm de torque, o mesmo da versão GTE.
Consumo
Quase sempre os carros mais esportivos descontam a vantagem do desempenho no consumo de combustível, que geralmente é pior que carros similares “convencionais”. Isso felizmente não acontece com o Golf Hybrid, já que em baixas velocidades o seu motor elétrico assume o controle de potência do veículo, voltando a utilizar o motor a combustão em velocidades mais altas.
Golf GTE
De acordo com o Inmetro, na cidade são 30,3 km/l com gasolina, passando para 32,2 km/l na estrada.
Golf GTI
O consumo do GTI não chega a ser ruim quando consideramos sua proposta, mas certamente está muito distante da economia sensacional que o sistema híbrido proporciona. Ainda pelos dados do Inmetro, vemos que ele percorre até 9,9 km/l em percurso urbano e 12,2 km/l em trajeto rodoviário.
Vale lembrar que o motor 1.4 turbo do GTE bebe apenas gasolina, assim como o 2.0 turbo do GTI.
Também é importante frisar que por se tratar de um híbrido plug-in, o GTE necessita de recargas na tomada.
Onde o “bicho pega”
O grande problema do GTE é o preço! Lançado por aqui em 2019, ele chegou custando R$199.990, o que pode parecer normal atualmente em um cenário onde um Toyota Corolla Cross ou um Volkswagen Jetta chegam facilmente a esse valor. A questão é que em 2019 esse valor era surreal, visto que um GTI era muito mais barato até mesmo equipado com todos os opcionais.
Além de tudo ainda faltavam alguns equipamentos. A chave por exemplo não era presencial, sendo apenas do tipo canivete.
O preço era tão alto que o Golf GTE acabou encalhando nas concessionárias, tanto é que suas últimas unidades precisaram ser vendidas através de uma negociação com uma locadora de automóveis.
Entre as 99 unidades que desembarcaram no Brasil, 57 foram vendidas para a empresa, que declarou que o número de unidades foi ainda maior, embora não pudesse ser divulgado.
Qual o preço do Golf GTI?
A versão GTI também tinha um valor muito alto para a época, mas ainda assim era muito mais em conta que o hatch híbrido. Na linha 2019, a última ofertada em nosso mercado, essa configuração partia dos R$151.530, alcançando os R$174.820 com todos os itens oferecidos separadamente (Opcionais).
A diferença para o GTE fica em R$48.460 e R$25.170, sem ou com opcionais, respectivamente.
O último Golf GTI do Brasil
Certamente o GTI deixou muita saudade, afinal ele era um modelo ideal para quem busca design, equipamentos e principalmente desempenho.
A linha 2019 foi a última, pouco mais de 1 ano após a sua atualização mais recente, de 2018.
Confira os detalhes do Golf GTI 2019:
Modelo | Preço 0km (2019) | Preço FIPE Atual | Principais Equipamentos |
GTI 2.0 350TSI DSG | R$151.530. | R$198.940. | Active Info Display (Painel digital de 12,3”), central multimídia Discover Media, modos de condução, chave presencial, iluminação ambiente, ar-condicionado digital dual-zone, retrovisores rebatíveis eletricamente, volante multifuncional em couro com paddle shifts, sensores de chuva e crepuscular, piloto automático, 7 airbags, controles de tração e estabilidade, Hill Holder, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, lanternas traseiras full LED, sensor de pressão dos pneus, porta-luvas refrigerado, Post Collision Brake, sistema start-stop e retrovisor interno eletrocrômico. |
Opcionais
– Teto-solar elétrico panorâmico: R$4.985.
– Pacote Premium (Piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, Park Assist, faróis full LED, lanternas traseiras com luz de seta dinâmica, farol alto automático e sensor de fadiga): R$9.550.
– Pacote Sport (Rodas R18 e bancos em couro com regulagem elétrica para o motorista): R$6.125.
A opção de cor perolizada ainda adicionava cerca de R$2.300, ou R$1.800 pela metálica.
Usado é mais caro!
Podemos notar pela tabela FIPE atual que o Golf GTI está R$47.410 mais cara do que era ofertado como 0km pela Volkswagen em 2019, e vale lembrar ainda que o preço da tabela FIPE não inclui nenhum opcional!
Isso acontece pois com a falta de modelos novos, o mercado de usados cresceu muito, elevando o preço de praticamente todos os carros. Não foi diferente com o Golf GTI, que na verdade sofreu uma valorização ainda maior por conta da alta procura pelo modelo, algo que também ocorreu com o Volkswagen Up! mas em proporção diferente, claro.
Como o Golf foi descontinuado no Brasil e não tem muitas chances de voltar, os fãs do hatch médio precisam se contentar unidades usadas ou com o Jetta GLI, que é praticamente sua versão sedan.