Recentemente o grupo Stellantis divulgou informações sobre o novo Jeep Renegade 2022, que ganha uma nova motorização flex mas perde a opção de motor a diesel.
O novo modelo foi apresentado ainda camuflado para disfarçar as mudanças visuais que estarão presentes na nova linha, e como o lançamento oficial ainda não ocorreu, poucas informações foram divulgadas.
A Jeep divulgou um pequeno vídeo que dá um gostinho do que vem por ai. Confira abaixo:
O sucesso
Mesmo sendo duramente criticado pela motorização flex aspirada, o Renegade atual faz um enorme sucesso no mercado brasileiro de automóveis. De acordo com a Fenabrave, entre janeiro e novembro de 2021 ele foi o SUV/Crossover compacto mais vendido de todo o nosso país, com 69.621 unidades emplacadas.
Motorização do Jeep Renegade
1.8 E.TorQ Evo
Atualmente ele é equipado com o antigo motor 1.8 E.TorQ Evo, que rende potência máxima de 139cv com etanol e 135cv com gasolina, disponível aos 5.750rpm. O torque é de 19,2 kgfm (E) e 18,7 kgfm (G), em 3.750rpm.
Como o Jeep é muito pesado, esse propulsor aliado ao câmbio automático de 6 marchas não consegue entregar um desempenho muito satisfatório.
2.0 Multijet II
Ainda na gama atual, há a opção de motor 2.0 diesel, este com 170cv aos 3.750rpm e 35,7 kgfm em apenas 1.750rpm. Aliado à transmissão automática de 9 velocidades, ele sempre traz a tração 4×4.
1.3 T270
A grande novidade para o Renegade 2022 é o novo propulsor 1.3 turbo flex da Stellantis, que estreou no Jeep Compass mas também já equipa a Fiat Toro e o Jeep Commander.
Estamos nos referindo ao 1.3 turbo flex, chamado de T270 devido ao torque de 270 newton-metros, o equivalente a 27,5 kgfm, neste caso com qualquer combustível e entregue em 1.750rpm.
A potência alcançada é de 185cv com etanol e 180cv com gasolina (Aos 3.750rpm), o que o faz ser o modelo mais potente da categoria, possuindo também o melhor torque.
Infelizmente a montadora americana optou por retirar o 2.0 diesel do catálogo, devido a procura muito baixa por essa motorização, que representava menos de 10% do total de vendas.
Isso significa que todas as versões do novo Renegade contarão com o 1.3 T270, mas a boa notícia é que a tração 4×4 segue disponível como uma opção para quem utiliza o carro em um leve off-road.
Todas as versões com tração nas quatro rodas trarão o câmbio automático de 9 velocidades, o mesmo já citado anteriormente. As configurações 4×2 serão equipadas com o automático de 6 marchas.
Desempenho do Jeep Renegade
Por enquanto, somente os números de desempenho da alternativa Trailhawk 1.3 T270 4×4 AT9 foram divulgados. De acordo com a montadora, são 9,7s na aceleração de 0 a 100 km/h com etanol e 9,9s com gasolina. A velocidade máxima é cravada em 202 km/h (E) e 200 km/h (G).
Selo Trail Rated
Esse selo é dado pela Jeep aos modelos que passam por um teste de capacidade off-road, como se fosse um diploma comprovando a eficácia neste quesito. Os testes são realizados em 5 categorias:
- Tração;
- Capacidade de submersão;
- Manobrabilidade;
- Altura em relação ao solo e articulação;
Mesmo tendo somente a opção de motor flex, a configuração 4×4 continua recebendo esse selo na versão Trailhawk.
Jeep Traction Control +
Assim como em outros modelos da Stellantis como Pulse, Strada, Toro, Compass e Commander, o crossover reestilizado da Jeep terá o sistema Traction Control +, que concede maior torque para a roda em contato com o chão e freia a roda que está no ar ou escorregando.
Acionar o sistema é bem simples, pois basta desligar o controle de tração pela tecla “ASR OFF”.
Conclusão
Mais detalhes serão divulgados apenas no lançamento, que deve ocorrer no início de 2022. Apesar disso, podemos imaginar que ele aumente ainda mais o seu sucesso em nosso mercado, já que além da motorização mais eficiente, o Renegade também ganhará retoques visuais e novos equipamentos tecnológicos.
Onde comprar o novo Jeep Renegade
Assim que o novo modelo do Jeep Renegade for lançado ele estará disponível para compra na Karvi. Além de todas as certificações fornecidas pela própria montadora, nós também realizamos uma inspeção detalhada em mais de 280 itens do veículo.