Adquirir um automóvel certamente é o sonho de muitas pessoas, por todo conforto e comodidade que o veículo próprio oferece.
Porém, com a empolgação no momento de escolha e de compra de um novo veículo, muitos se esquecem do fator manutenção, que pode acabar se tornando uma grande dor de cabeça se o carro não tiver sido bem cuidado anteriormente.
Veja agora, dicas importantes sobre a manutenção do seu veículo para evitar problemas e diminuir gastos em oficinas.
O que é manutenção preventiva e corretiva?
Usamos esses dois termos para distinguir os tipos de manutenção realizados em um veículo.
Chamamos de manutenção preventiva, aquela que visa prevenir problemas futuros, como a troca de fluídos (a exemplo do óleo) e de peças que já estejam desgastadas mas ainda não tenham apresentado problemas.
Já a manutenção corretiva, como sugere o próprio nome, é feita para corrigir algum defeito que já existe. Por exemplo: se o conjunto de suspensão está danificado e precisa de reparos ou de substituição, isso se enquadra como ação corretiva, para erradicar o problema que já está acontecendo.
Há também a manutenção periódica, que faz alusão aos procedimentos executados por período, de tempo em tempo.
Quais peças exigem manutenção periódica ou preventiva?
Qualquer item de um veículo está sujeito a defeitos, e se ele for fundamental para o funcionamento correto do automóvel, é extremamente necessário que o mesmo seja substituído por uma peça nova ou seja reparado, se isso for possível.
Entretanto, existem alguns equipamentos que exigem mais atenção, pois geralmente necessitam de trocas com mais frequência. Confira então, alguns itens que você deve ficar de olho:
Óleo do motor
É importante verificar o nível do óleo com certa frequência, principalmente antes de realizar alguma viagem.
Vale lembrar que a aferição deve ser realizada com o motor frio e em local plano. Ao retirar a vareta do óleo, limpe-a com um pano ou papel que não deixe nenhum resíduo, e em seguida a coloque novamente em seu local. Ao retirar novamente, é possível conferir o nível real do óleo, que deve estar entre o mínimo e o máximo.
Velas de ignição
As velas são muito importantes para aplicar a faísca responsável pela combustão do motor, ou seja, ela é fundamental para que o veículo funcione corretamente.
Como o tempo de troca varia entre os modelos, confira o intervalo certo indicado pelo manual de instruções do seu veículo.
Líquido de arrefecimento
O líquido de arrefecimento, também chamado de líquido de radiador, é essencial para o resfriamento do veículo, mantendo sua temperatura ideal.
O próprio reservatório indica a quantidade mínima e máxima do líquido, e ele deve ser substituído conforme a recomendação descrita no manual.
Sistema de freios
O sistema de freios engloba algumas peças importantes, como o disco, as pastilhas e o fluído.
A verificação do nível de desgaste das pastilhas é simples, embora seja necessário retirar a roda em muitos casos. Basta olhar a espessura e detectar se ainda há um bom nível ou se ela já se encontra no final da vida.
O fluído também deve ser trocado seguindo as recomendações do fabricante.
Óleo da transmissão automática
Algumas transmissões contam com um óleo desenvolvido para toda a vida útil do carro, porém, outras exigem a troca após uma certa quilometragem, geralmente bem alta.
Embora essas transmissões com óleo vitalício não necessitem de troca (segundo os fabricantes), alguns proprietários preferem realizar a substituição para desencargo de consciência, garantindo mais eficiência do conjunto.
Correia dentada ou corrente metálica
Por mais que a corrente metálica seja mais resistente e dure mais, ela também necessita de substituição após um prazo determinado pelo fabricante, assim como a correia dentada.
A verificação da peça é um pouco mais complicada, portanto um profissional é recomendado para esse procedimento.
Filtro de ar
Por ter uma aparência muito simples, diversos motoristas acabam deixando o filtro de ar de lado, mas ele também é um equipamento fundamental. Geralmente ele é trocado a cada 10.000km, mas também vale a pena seguir a recomendação do manual.
Filtro de combustível
Outro filtro presente em um veículo é o de combustível, que também é um item bem valoroso. Ele é responsável por reter as impurezas que são trazidas pelo combustível adicionado ao tanque, e deve ser trocado periodicamente.
Pneus
Pare para pensar que os pneus são os únicos itens do automóvel que ficam em contato com o chão, e então ficará mais fácil de entender a alta importância que eles possuem.
Além do desgaste indicado pelo TWI, também é fundamental que a validade seja averiguada, assim como as outras informações descritas no próprio pneu, como limite de carga e velocidade.
Conjunto da suspensão
Além de prejudicar diretamente o conforto, a suspensão também pode comprometer a segurança e a estabilidade, o que significa que ela também deve ser inspecionada e trocada caso haja necessidade.
Alinhamento e balanceamento
Embora esses serviços sejam “empurrados” por muitas oficinas sem haver necessidade, existem momentos em que eles precisam ser feitos.Para conferir se eles estão em dia é bem simples, pois os sintomas são facilmente detectados ao rodar com o veículo. Caso as rodas trepidem demais ou o carro esteja “puxando” para algum lado, é ideal que eles sejam conferidos.
Bateria
A bateria é outro elemento que necessita de troca após um tempo. Sua durabilidade acaba variando de acordo com diversos fatores, mas ela também é indispensável no funcionamento completo de um carro.
Conclusão
Por mais que a manutenção seja menos complicada do que aparenta, ela pode se tornar um grande problema caso não tenha passado pelas manutenções periódicas no tempo certo. Por esse motivo, fique atento ao chamativo carro de luxo usado pelo mesmo preço de um popular mais novo, pois logicamente seu custo de reparo será mais elevado que o comum.
Fato é que todo veículo precisa de manutenção, seja ela preventiva ou corretiva, então não deixe de fazê-las no tempo correto para evitar problemas mais graves!
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