O Volkswagen Virtus Highline era o topo de toda a linha do sedan desde seu lançamento em 2018 até meados de 2020. Com a chegada da versão esportiva GTS, a função de configuração mais cara ficou com ela, que é equipada com o motor 1.4 250TSI que outros modelos maiores já utilizavam. Porém, a diferença de preços e a dinâmica mais esportiva faz com que estas duas alternativas não briguem entre si diretamente.
Se o carro ideal para você for um sedan para a família mas que ainda venha com o bônus de um bom desempenho mesmo sendo econômico e com muita tecnologia, é bastante provável que essa seja a sua escolha.
Plataforma
Utilizando a mesma plataforma modular MQB-A0 do Polo, o Virtus também compartilha os mesmos motores em quase todas as versões, com exceção do 1.0 aspirado que está disponível só no hatch.
Apesar disso a base possui uma diferença na distância entre-eixos que é 9cm maior no Virtus, chegando aos 2,65m.
Logicamente o porta-malas também é maior, entregando 521L contra 300L do Polo.
Qual a potência do Virtus 1.0 turbo?
As versões Comfortline e a Highline de ambos os modelos utilizam o motor 1.0 200TSI, um turbo flex que recebe esse nome por conta do torque de 200 newton-metros, ou seja, 20,4 kgfm. A potência é de 128cv com etanol e 116cv com gasolina.
A transmissão é sempre automática de 6 marchas com esse motor.
Com isso o Virtus Highline acelera de 0 a 100 km/h em 9,9s (10,4s com gasolina) e alcança os 194 km/h (189 km/h com gasolina). O desempenho é bom para sua proposta e responde muito bem em retomadas de velocidade, como por exemplo em ultrapassagens.
Com bons números de potência, torque e desempenho, é de se imaginar que o Virtus tenha um consumo de combustível muito elevado, mas na verdade suas médias até são boas!
De acordo com os dados oficiais divulgados pelo Inmetro, na cidade ele percorre até 7,8 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina, passando para 10,2 km/l (E) e 14,6 km/l (G) no percurso rodoviário.
É verdade que analisando as médias de consumo com etanol o sedan não nos empolga muito, mas com gasolina elas melhoram muito!
Virtus Highline seminovo com 1 ano de garantia
Segurança
O Volkswagen Virtus possui nota máxima nos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP, um programa independente que avalia a segurança de carros vendidos na América Latina e no Caribe.
Ele conquistou as 5 estrelas máximas para a proteção de adultos e também para a proteção de crianças. A pontuação foi de 32,56 (Máx. 34) e 43 (Máx. 49), respectivamente.
Comfortline 1.0 200TSI Automático.
Qual a diferença entre o Virtus Comfortline e Highline?
Se nós falamos que as duas configurações utilizam o mesmo conjunto mecânico, então qual a diferença entre a Comfortline e a Highline?
Além do preço, claro, a divergência se encontra na lista de equipamentos, que é mais recheada na Highline.
Confira as diferenças entre o Virtus Comfortline e Highline:
Versão | Preço | Equipamentos |
Comfortline 1.0 200TSI AT | R$106.650. | Direção elétrica, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento traseiros, 4 airbags, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado manual com saídas de ar traseiras, volante com regulagem de altura e profundidade, controles de tração e estabilidade, apoio de braço dianteiro, retrovisores elétricos com repetidores de seta em LED e função tilt-down no direito, faróis de neblina com luz de conversão estática, rodas de liga-leve R15, central multimídia VW Play de 10”, vidros elétricos nas quatro portas e volante multifuncional. |
Highline 1.0 200TSI AT | R$121.890. | Adiciona chave presencial, sensores de estacionamento dianteiros, piloto automático, sensor de pressão dos pneus, Post Collision Brake (Frenagem automática pós colisão), ar-condicionado digital, banco em couro sintético, câmera de ré, sensor de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, DRL em LED, faróis com função Coming/Leaving Home, retrovisores com rebatimento elétrico, painel de instrumentos digital com 10,2”, rodas de liga-leve R17, porta-luvas refrigerado, volante em couro com paddle shifts e sensores de chuva e crepuscular. |
Opcionais:
Versão | Preço | Opcionais |
Comfortline 1.0 200TSI AT | R$106.650. | Comfort Tech – R$7.730 (Chave presencial, sensores de estacionamento dianteiros, piloto automático, sensor de pressão dos pneus, Post Collision Brake, ar-condicionado digital, bancos em couro sintético, câmera de ré, sensor de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, faróis com função Coming/Leaving Home, painel de instrumentos digital com 10,2”, porta-luvas refrigerado, rodas de liga-leve R16, sensores de chuva e crepuscular, e volante multifuncional em couro com paddle shifts). |
Highline 1.0 200TSI AT | R$121.890. | Não conta com opcionais. |
Vale lembrar que ambos possuem as mesmas cores disponíveis: As metálicas Cinza Platinum e Prata Tungstênio acrescentam R$1.585 ao valor total, enquanto a sólida Branco Cristal custa R$495 e a Preto Ninja (Sólida) é oferecida gratuitamente.
– Comfortline Completa: R$115.965.
– Highline Completa: R$123.475.
Quanto custa um Virtus Highline 2021?
Os preços das unidades 0km realmente elevados, e por isso você pode recorrer ao mercado de usados e seminovos para conseguir valores mais baixos, mas claro, adquirindo um carro com algum tempo de uso. É possível encontrar modelos 2021 por preços na casa dos R$ 105.000.
Highline 1.0 200TSI Automático – Rodas R17.