As vezes mesmo já tendo a CNH em mãos muitas pessoas possuem dificuldade ou medo de dirigir, mas por mais que possa parecer algo difícil, é bem simples depois de aprender com calma, ainda mais após pegar prática.
Para ajudar você a pegar no volante sem receio, listamos 10 dicas para dirigir um carro pela primeira vez que com certeza irão te ajudar nesse processo!
1 – Posição de dirigir
A primeira dica é também uma das mais importantes!
Ao entrar no carro, ajuste tudo que for possível para chegar a melhor posição para dirigir. Em relação ao volante, estenda seu braço e verifique se o seu punho fica bem apoiado em cima dele.
Ainda na coluna de direção, muitos carros possuem regulagem de altura e profundidade, ajudando a encontrar uma posição mais adequada e confortável.
Outra regulagem disponível em diversos carros é a de altura do banco, que também influencia bastante na acomodação do motorista. Muitos acabam esquecendo, mas seu carro pode contar também com o ajuste de altura do cinto de segurança, possibilitando ficar confortável sem comprometê-la.
Então para não esquecer, ao entrar no carro:
- Ajuste o volante
- Ajuste a altura e profundidade do banco
2 – Passageiro com experiência
Ao conduzir pela primeira vez, é ideal que alguém com experiência esteja ao seu lado, para te aconselhar e te mostrar o que está errado ou correto.
Em um último caso, também há mais chances de intervir em um possível risco de acidente. Vale lembrar que esse passageiro deve ser calmo para que você não fique nervoso (a).
3 – Retrovisores
Não se esqueça de regular todos os retrovisores antes de começar a dirigir, afinal, ajustar a posição de cada um deles em movimento pode ser perigoso e ainda te deixar apavorado (a) com a situação.
Após regular sua posição correta para dirigir, ajuste os espelhos laterais “para fora” e depois vá voltando a regulagem dos espelhos até que parte do carro esteja visível.
Assim você consegue o maior ângulo de visão possível. O retrovisor interno, que fica ao centro do carro, deve ser ajustado para que o motorista consiga visualizar todo o vidro traseiro sem precisar mexer a cabeça.
4 – Conheça o veículo
Antes de começar a dirigir na prática, conheça os detalhes do veículo, pois eles mudam de acordo com o modelo do carro.
- Ligue e desligue o motor;
- Troque as marchas ainda parado (sempre pisando na embreagem);
- Acione os pedais;
- Puxe e solte o freio de estacionamento (popularmente conhecido como freio de mão)
5 – Saiba a parte teórica
Nem tudo se aprende somente na prática, portanto é muito importante que toda a parte teórica seja de conhecimento do condutor, sobretudo ao ser inexperiente. É preciso saber o que cada placa de trânsito indica, os procedimentos que devem ser realizados em determinadas situações e etc.
Imagine que você não conhece bem a sinalização de trânsito e acaba entrando em uma rua de sentido contrário (contramão), por exemplo. Certamente o desespero tomaria conta e um acidente poderia acontecer. Por esse motivo, não negligencie as informações teóricas.
Além das sinalizações e leis de trânsito, também é preciso conhecer os conceitos básicos de um carro, como a função de cada pedal e de outros equipamentos.
Veja abaixo o que cada pedal do carro faz:
- O pedal da extrema esquerda aciona a embreagem, e deve ser apertado quando houver trocas de marcha ou quando o carro estiver saindo da inércia (então soltando o pedal suavemente);
- O do meio corresponde aos freios, que fará as rodas diminuírem a velocidade ou pararem completamente;
- O da direita é o acelerador, responsável por liberar o torque para as rodas e fazer o carro ganhar velocidade.
A embreagem precisa ser acionada até o final, mas o freio e o acelerador só precisam desse final de curso em casos extremos.
6 – Aperte com suavidade
Os pedais de um carro são feitos para serem pressionados com suavidade, com exceção de uma condução esportiva ou em uma situação de emergência.
Por isso, se você está dirigindo um carro pela primeira vez, aperte os pedais sem aplicar muita força, e tente se familiarizar com a sensibilidade dos mesmos.
Se o pedal precisa ser acionado com suavidade, não deixe pra frear em cima da hora. Ao detectar o obstáculo ou carro à frente, tire o pé do acelerador e comece a diminuir a velocidade com antecedência.
Essa dica também se aplica ao volante, que deve ser esterçado e soltado gradualmente, para evitar uma mudança brusca de direção sem haver necessidade.
7 – Sinalize tudo
É sempre importante sinalizar seus próximos movimentos com certa antecedência. O recurso mais utilizado para isso é a luz de seta, então sempre a acione para o lado correto quando for parar o carro, sair de uma vaga, virar alguma rua e etc.
8 – Horário e percurso
Se você for dirigir pela primeira vez, além de estar acompanhado de alguém experiente, opte por fazer isso em um local com pouco movimento e de preferência em período diurno, onde a visualização é mais favorecida.
9 – Trocas De Marcha
Trocar as marchas no tempo certo também é fundamental para que nada de errado aconteça com a parte mecânica do automóvel ou com o movimento do mesmo. Esse momento de troca varia de carro pra carro, mas é nítido quando um carro “pede” uma marcha a mais para embalar ou uma a menos para não “morrer”.
10 – Dirigindo pela primeira vez em rodovias
Ao trafegar pela primeira vez em uma rodovia, praticamente todos os processos já citados devem ser utilizados também nesta ocasião, mas outros cuidados precisam ser tomados em conjunto.
Rodovias possuem uma velocidade de tráfego mais alta, mas isso não significa que a segurança estará comprometida, pois basta ficar atento e seguir algumas regras.
A principal dica é se manter na faixa da direita ao estar na velocidade da via ou inferior, dando passagem na esquerda para os carros que transitam em velocidade mais alta, mesmo que eles estejam acima da velocidade permitida.
Isso é importante para deixar o trânsito fluir da forma correta, sem atrapalhar nenhum outro motorista. Se possível, use a faixa da esquerda apenas para ultrapassagens. Em dias de chuva, diminua a velocidade para evitar aquaplanagem, fenômeno que faz o motorista perder a direção do veículo.
Dica Bônus – Saída em subidas
Para sair com o carro em um aclive sem deixar que ele “morra” (apague o motor), basta sentir o ponto do pedal de embreagem em que o carro vibre querendo se movimentar. Nesse momento é preciso tirar rapidamente o pedal do freio e acelerar, pois a embreagem no ponto certo não deixará que o veículo desça.
Conclusão
Gostou das nossas dicas?! Lembre-se que a segurança sempre deve ser prioridade, além de que é importante ter também o conhecimento teórico antes de realizar qualquer ato prático.
E se você está em busca do seu primeiro carro ideal, confira as melhores ofertas de veículos perfeitos para motoristas iniciantes na Karvi.