Desde o seu lançamento, em setembro de 2012, o Etios atingiu uma grande repercussão por conta do seu visual, que não agradou a todos. Entretanto, o modelo de entrada da montadora japonesa Toyota sempre foi admirado pela robustez e durabilidade, além de um conjunto mecânico relativamente eficiente e um ótimo porta-malas.
O Etios acabou se tornando uma ótima opção para diversos motoristas que buscavam um carro equilibrado e que não custasse tão caro. A presença dele no mercado por tanto tempo mostra que o veículo conseguiu conquistar seu espaço.
A seguir nós mostraremos para você todos os detalhes do Toyota Etios!
9 anos em linha
Como dissemos anteriormente, seu lançamento ocorreu em setembro de 2012. Ao longo de sua trajetória, logicamente o modelo recebeu alterações no design e nos equipamentos, mas deixou de ser fabricado sendo um produto bem próximo ao do lançamento, com a mesma plataforma e o mesmo conjunto mecânico.
Sua despedida ocorreu em março de 2021, quando já estava meio esquecido no mercado, principalmente por conta do Yaris, modelo bem mais moderno que a Toyota lançou em 2018.
Outro fator que contribuiu muito para sua saída do portfólio da Toyota foi a chegada do Corolla Cross, que “roubou” o espaço que o Etios ocupava na linha de produção. De acordo com a marca, a linha destinada à exportação continuou sendo fabricada.
Além da falta de modernidade, o Etios também sofreu por ser um carro muito simples, desenvolvido visando o baixo custo de produção.
Em contrapartida, a versão sedan contemplava um espaço muito amplo no porta-malas, o melhor de sua categoria e até mesmo de outras muito mais caras. São 562L (270L no hatch) disponíveis em seu compartimento de bagagens. O sedan foi muito usado por taxistas, já que unia essa amplitude e também a alta confiabilidade mecânica, ideais para esse tipo de uso.
Conjunto Mecânico
A versão de entrada do Etios Hatch utiliza um motor 1.3 aspirado, que rende potência máxima de 98cv com etanol e 88cv com gasolina, aos 5.600rpm. O torque é de 13,1 kgfm e 12,5 kgfm, respectivamente, entregue em 4.000rpm.
Com este propulsor, estava disponível a transmissão manual de 6 marchas ou a automática convencional com apenas 4 velocidades.
As outras alternativas da gama eram vendidas com o 1.5 aspirado, este rendendo até 107cv (E) e 102cv (G) aos 5.600rpm, enquanto o torque alcança 14,7 kgfm e 14,3 kgfm, em 4.000rpm.
As opções de transmissões são as mesmas do motor 1.3.Vale ressaltar que o sedan era sempre oferecido com o motor mais potente, já que o mais modesto era exclusivo da configuração hatchback.
Consumo
De acordo com o Inmetro, esses são os números oficiais do Etios Hatch:
- Versão: 1.3 Manual
- Cidade: 8,6 km/l (E) e 12,6 km/l (G).
- Estrada: 9,8 km/l (E) e 14,2 km/l (G).
- Versão: 1.3 Automático
- Cidade: 8,2 km/l (E) e 11,8 km/l (G).
- Estrada: 9,2 km/l (E) e 13,3 km/l (G).
- Versão: 1.5 Manual
- Cidade: 8,3 km/l (E) e 12,4 km/l (G).
- Estrada: 9,8 km/l (E) e 14,1 km/l (G).
- Versão: 1.5 Automático
- Cidade: 8,1 km/l (E) e 11,9 km/l (G).
- Estrada: 9,2 km/l (E) e 13,2 km/l (G).
O Etios Sedan possui um consumo ligeiramente melhor, favorecido principalmente pela aerodinâmica.
- Versão: 1.5 Manual
- Cidade: 8,5 km/l (E) e 12,5 km/l (G).
- Estrada: 10,3 km/l (E) e 15 km/l (G).
- Versão: 1.5 Automático
- Cidade: 8,4 km/l (E) e 12,2 km/l (G).
- Estrada: 10,4 km/l (E) e 14,9 km/l (G).
Podemos dizer que o consumo também é um ponto interessante, principalmente no caso do sedan trafegando em percurso rodoviário.
Versões e Preços do Toyota Etios
Como ele já foi descontinuado, não é possível encontrar unidades 0km do japonês. Por conta disso, consideramos os preços atuais definidos na tabela FIPE da linha 2021, a mais recente ofertada no Brasil.
X 1.3 Manual | |
Preço (FIPE) | Equipamentos |
R$56.367 | Ar-condicionado manual, volante com regulagem de altura, painel de instrumentos com tela em TFT, banco do motorista com ajuste de altura, direção elétrica, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, controles de estabilidade e tração, e assistente de partida em rampas. |
X Plus 1.5 Manual | |
Preço (FIPE) | Equipamentos |
R$63.812 | Adiciona volante multifuncional, função Eco Wallet no painel de instrumentos, rodas de liga-leve R15, alarme perimétrico, 2 alto-falantes e 2 tweeters, central multimídia de 7” com Apple Car Play e Android Auto, e retrovisores com repetidores de seta. |
X 1.3 Automático | |
Preço (FIPE) | Equipamentos |
R$64.021 | X 1.3 + transmissão automática. |
X Plus 1.5 Manual | |
Preço (FIPE) | Equipamentos |
R$71.021 | X Plus 1.5 + apoio de braço dianteiro no banco do motorista e piloto automático. |
O sedan possui basicamente os mesmos equipamentos, mas conta com preços mais elevados. Confira:
- Etios Sedan X 1.5 Manual: R$64.521.
- Etios Sedan X 1.5 Automático: R$67.252.
- Etios Sedan X Plus 1.5 Manual: R$68.054.
- Etios Sedan X Plus 1.5 Automático: R$79.998.
Vale a pena comprar um Toyota Etios?
O Etios pode ser uma ótima opção para quem busca um carro bem confiável, econômico e com ótimo espaço para malas no caso do sedan. Todavia, por mais que ele tenha um painel de instrumentos relativamente moderno, tecnologia é justamente um ponto bem ausente do modelo.
Principalmente na linha 2021 o valor atual da tabela FIPE é bem alto, o que faz que ele não seja uma alternativa muito interessante perto de outros modelos da mesma faixa de preço. A versão mais cara do Etios Sedan, por exemplo, encosta nos 80 mil reais, um valor bem alto considerando a lista de equipamentos modesta.
Um exemplar 2019 do Etios Hatch pode ser um melhor negócio até mesmo na finada versão de topo, chamada de Platinum 1.5 Automática. Neste caso ela custa R$68.585 na tabela FIPE.
Em resumo, podemos dizer que o modelo da montadora japonesa é sim uma boa opção em linhas um pouco mais antigas que a mais recente, pois elas trazem valores mais acessíveis e continuam com as virtudes que já mencionamos anteriormente.