A conectividade avançou muito no mundo todo, e isso também aconteceu no meio automotivo, que traz carros cada vez mais inteligentes e conectados. Após o rádio com Bluetooth, as centrais multimídias ficaram populares rapidamente, principalmente após a Chevrolet ofertar esse item no Onix, modelo mais acessível da marca na época de seu lançamento.
O desenvolvimento cresceu ainda mais e hoje em dia temos uma conexão eficiente e segura entre o celular e o carro, fornecendo uma ótima experiência para o condutor do veículo.
E uma das maiores empresas de celulares do mundo, a Apple, fez questão de desenvolver a conectividade entre seus celulares e os veículos que contam com uma interface.
O Apple CarPlay facilita muito a vida do motorista e traz diversas facilidades. Confira abaixo tudo sobre ele e como conectar seu carro ao seu Iphone.
O que é o Apple CarPlay?
Da mesma forma que o concorrente Android Auto, o Apple CarPlay é um sistema que permite a conexão do celular com a central multimídia do veículo, possibilitando a transmissão de diversas informações, com o propósito de diminuir o desvio de foco do motorista, que deve estar sempre atento à estrada e ao tráfego, ao invés de utilizar o smartphone.
Através do Bluetooth já é possível transferir diversas informações como mídias reproduzidas no celular, contatos e imagens, então na teoria o Apple Car Play seria inútil. Contudo, na prática o sistema é muito útil por projetar os próprios aplicativos do smartphone na tela da central multimídia, facilitando bastante o manuseio dos mesmos.
O que mais ajuda na praticidade é o fato de o aplicativo ter um layout próprio, desenvolvido de forma que tire a menor atenção possível do motorista ao operar o sistema na central multimídia.
Como baixar o Apple CarPlay?
Na verdade não é preciso baixar o aplicativo, pois ele já é integrado ao sistema operacional IOS.
Se a central multimídia for compatível com o sistema, basta iniciar o Apple CarPlay em seu iPhone e conectá-lo à multimídia através de um cabo USB ou por conexão sem fio, se a central permitir essa praticidade.
A vantagem de utilizar um cabo é o carregamento da bateria durante o uso, algo que muitas montadoras já resolveram colocando um carregador de celular por indução em seus carros, dessa forma permitindo que ele esteja recebendo carga e ao mesmo tempo mantendo uma conexão wireless (sem fio) pelo Apple CarPlay.
As interfaces dos aplicativos ficam ligeiramente diferentes na tela da central, mas não fogem do habitual que os usuários estão acostumados.
No famoso aplicativo de mensagens WhatsApp, por exemplo, não é possível ler mensagens ou digitar uma resposta, pois isso atrapalharia seriamente a condução do motorista.
Para utilizar o WhatsApp no Apple CarPlay há somente a opção de ouvir a reprodução por voz da mensagem recebida ou gravar um áudio para respondê-la. O sistema ainda conta com a operação por voz através da assistente virtual da Apple, chamada de Siri.
Compatibilidade
Praticamente todas as centrais multimídias oferecidas atualmente contam com a compatibilidade para conexão do Apple CarPlay e também do Android Auto, que é o sistema concorrente desenvolvido pela Google.
Smartphones
A marca define seu sistema operacional como IOS, que é atualizado com uma certa frequência. Atualmente, para conseguir utilizar o CarPlay é preciso ter qualquer iPhone com IOS 7 ou superior.
Veículos
Como a lista é de modelos compatíveis é muito grande, você pode conferir todos os veículos através do site da própria Apple, que divide os automóveis por marcas e os organiza em ordem alfabética. Veja:
Aplicativos disponíveis
Nem todos os aplicativos da App Store são exibidos no CarPlay. Veja alguns exemplos de aplicativos:
- Mensagens: WhatsApp e Telegram.
- Música: Spotify, Amazon Music, iHeartRadio, TuneIn Radio, Deezer e Apple Music.
- Navegação: Google Maps, TomTom e Waze.
A Apple não divulga uma lista exata com os aplicativos oferecidos no sistema voltado aos automóveis.
Apple CarPlay sem fio
Como comentamos anteriormente, algumas centrais multimídias já disponibilizam a conexão sem fio para o aplicativo da Apple. Esse recurso chegou em 2015, em lançamento conjunto com o IOS 9.
É inegável que com a conexão wireless o funcionamento fica ainda mais prático, principalmente em centrais multimídias que possuem uma entrada USB mal posicionada, fazendo com que o cabo fique bem na frente da tela, prejudicando um pouco a visão do motorista e dos passageiros ao operar o sistema.
Conclusão
Tanto o Apple CarPlay quanto o Android Auto são sistemas que facilitam muito a experiência entre o condutor ou passageiros com a central multimídia do carro, que fica conectada ao smartphone durante o uso.
Com as atualizações que recebem ao passar do tempo, a facilidade geralmente aumenta e mais aplicativos ficam disponíveis para uso.