Muitas pessoas acabam as ignorando, mas as velas de um veículo também necessitam de atenção para que ocorra o funcionamento correto do automóvel. Elas são mais importantes do que aparentam, então confira para que elas servem e como limpá-las corretamente!
Para que servem as velas de ignição do carro?
Elas não possuem função de iluminar algo, embora tenham o mesmo nome de um objeto que possui esse propósito.
No carro, as chamadas velas de ignição são muito importantes para garantir que o motor funcione de forma correta, e assim como muitas outras peças, elas também precisam de manutenção ou substituição.
Em um motor a combustão, “explosões” acontecem a todo momento dentro dos cilindros, mais especificamente na câmara de combustão.
Como as velas do carro funcionam
Quando o cilindro do pistão desce, a mistura de ar e combustível é injetada dentro dele, e então ele sobe em seguida para comprimir essa mistura. Quando ela está bem comprimida, a vela de ignição provoca uma faísca para a explosão acontecer, que empurra o cilindro para baixo novamente e gera a energia necessária para mover o veículo.
O último processo consiste em outra subida do pistão, dessa vez fazendo a exaustão dos gases que restaram da queima. Isso mostra a grande importância delas, pois sem essas peças não seria possível ter um motor funcionando corretamente.
Quando é preciso trocar as velas?
A manutenção periódica, ou seja, o período de troca, é recomendado no manual de instruções do veículo, e o proprietário deve seguir o indicado pela montadora. Geralmente esse intervalo não passa de 40 ou 50 mil quilômetros.
Se houver algum problema elas deverão ser substituídas antes mesmo do prazo recomendado.
Como saber se as velas estão boas?
A recomendação é que as velas de ignição sejam conferidas a cada 10.000km, pois alguns sinais podem indicar que a hora de as trocar chegou.
Se ela estiver com uma aparência muito amarelada ou acinzentada, significa que sua vida útil está chegando ao fim, necessitando de uma troca.
Ela também pode ter a ponta coberta por resíduos de carvão, ou seja, carbonizada. Já se estiver esbranquiçada ou com pontos pretos na superfície, é uma indicação de que ela está superaquecendo.
Outro ponto a analisar, é que não pode haver nenhuma folga entre os eletrodos, pois esse vão dificulta a formação da faísca.
Além de causar corrosões no eletrodo central, aditivos agressivos no combustível podem fazer com que o isolador seja trincado ou quebrado, fazendo então com que a faísca vá diretamente do eletrodo central para a carcaça da vela.
Alguns combustíveis são de má qualidade, e o chumbo que está presente neles acaba se acumulando no isolamento e no eletrodo. Como o chumbo também conduz eletricidade, o mesmo acaba prejudicando o trabalho das velas.
Confira alguns outros “sintomas” que mostram que a vela pode estar ruim:
- Consumo de combustível elevado
Vimos anteriormente que as velas são responsáveis por gerar a faísca que causa a combustão. Se essa peça estiver com um mau funcionamento, a queima da mistura de ar e combustível pode não ocorrer da forma correta, ocasionando um maior consumo.
- Dificuldade de partida
Ao girar a chave, muitas carros demoram e possuem dificuldades para iniciar o funcionamento do motor, e isso também pode indicar o desgaste das velas, que devem ser conferidas neste caso.
- Desempenho reduzido
A perda de desempenho é outro fator que alerta sobre uma possível necessidade de troca das velas de ignição.
Em mau estado elas deixam de queimar o combustível na forma correta, o que ocasiona a perda de potência, deixando o carro mais lento.
Como limpar as velas de ignição do carro
Ao conferir a situação das velas, se elas estiverem totalmente corretas e com boa resistividade, é possível reutilizá-las no motor do veículo. Para isso é importante limpar a vela antes de a colocar novamente no motor.
Caso tudo tenha sido constatado como ok, para limpar as velas de ignição é possível utilizar um produto descarbonizante, que pode ser encontrado sem muita dificuldade.
Aplique o produto nas velas a serem limpas, e depois de deixa-lo agir por algum tempo, utilize uma escova de dentes (de preferência com cerdas um pouco mais duras) para realizar o processo de limpeza.
Certamente as peças ficarão bem mais limpas e poderão voltar ao motor do veículo (Depois de secas) para exercer uma função extremamente necessária.
Conclusão
Como dissemos várias vezes, o funcionamento das velas é muito importante, e por esse motivo é preciso ficar atento à essas peças. Felizmente o conjunto de velas de ignição não costuma ser muito caro, na maioria das vezes custando entre R$60,00 e R$140,00.
E se você deseja adquirir um carro seminovo em perfeitas condições e com um ano de garantia, confira todas as ofertas na Karvi. Nossos veículos passam por um processo de inspeção de 280 itens que garantem a qualidade do produto.