O carburador é um item que não vemos mais nos modelos atuais, pois eles já trazem tecnologias mais recentes e eficientes. Entretanto, ele foi usado durante muito tempo em praticamente todo tipo de veículo movido por um motor à combustão.
Entenda agora o que é um carburador, para que ele serve e o motivo de ter sido substituído!
O que é carburador?
O carburador é equipado em veículos que tenham motorização do ciclo Otto, de 2 ou 4 tempos.
Nós sabemos que um motor à combustão funciona “explodindo” uma mistura dentro da câmara de combustão, e o carburador é responsável justamente por providenciar essa mistura de ar e combustível, sempre na proporção correta para que o motor funcione da melhor forma possível.
Ele é composto por duas partes principais, sendo uma delas responsável pela entrada de ar (que passa primeiro pelo filtro de ar), e a outra que fica encarregada pela entrada do combustível. Vale lembrar que um carburador desregulado resulta em uma mistura inadequada de ar e combustível, influenciando diretamente no consumo e no desempenho do automóvel.
Qual a finalidade do carburador?
Para um veículo à combustão se mover, ele necessita de um processo que envolve algumas etapas no motor, mas que acontecem muito rapidamente.
No momento em que o cilindro do pistão desce, a mistura de ar e combustível é injetada dentro dele e ele sobe na sequência para comprimir essa mistura.
Após estar comprimida, as velas de ignição causam faíscas para que a explosão aconteça, empurrando o cilindro novamente para baixo e então gerando a energia necessária para mover o veículo. Após esses procedimentos o pistão ainda sobe novamente para realizar a exaustão dos gases que sobraram da queima.
O carburador é extremamente importante, pois imagine um carro equipado com um motor que não consegue realizar corretamente as explosões dentro da câmara de combustão. Certamente ele iria prejudicar todo o funcionamento do veículo, com resultados não desejados.
Por que o carburador foi substituído pela injeção eletrônica?
Em resumo isso é bem fácil de entender. O processo do carburador é todo manual, enquanto a injeção usa sensores para cumprir a mesma função de modo eletrônico. Dessa forma ela consegue ser mais eficiente, entregando uma mistura mais correta de ar e combustível, então fornecendo um melhor desempenho sem gastar tanto combustível como o carburador.
Qual o defeito mais comum do carburador?
Um dos defeitos mais populares de um carburador está relacionado com vazamentos, que faz o motor “engasgar” na marcha lenta e em alta velocidade. Esse problema transmite uma sensação de um combustível adulterado, mas na maioria das vezes realmente é culpa de algum vazamento indevido.
Se a regulagem desta peça estiver mal feita, o motor provavelmente não dará partida e não acelerará, além de falhar na marcha lenta ou em alta velocidade, não ter potência em velocidades altas ou até mesmo ter uma aceleração irregular.
Estes são os defeitos mais comuns de um carburador, que muitas vezes podem ser corrigidos com alguma manutenção no item, em outras ocasiões necessitando da troca. Por esse motivo recomenda-se que o proprietário leve o veículo à oficina mecânica de confiança para que o defeito seja averiguado por um profissional da área.
O carburador precisa de limpeza?
A limpeza e revisão do carburador é recomendada a cada 6 meses, mesmo que ele não apresente nenhum defeito aparente. Essa prática ajuda a evitar problemas futuros. Limpar o carburador é muito bom principalmente nos modelos que não foram projetados para receber álcool, substância que atualmente compõe 27% da gasolina comum.
Essa presença do álcool pode criar uma espécie de gel transparente no carburador, resultando em um mau funcionamento.
Como limpar o carburador?
O primeiro passo é reunir o que será usado na limpeza:
- Panos velhos ou estopas;
- Spray lubrificante;
- Limpador de afogador e carburador (geralmente vendido em uma lata de spray).
Um dos produtos mais usados pela maioria das pessoas é o descarbonizante “Car 80”.
Agora sim, vamos ao processo de limpeza!
- Com o carro desligado será preciso remover a carcaça do filtro de ar para que o acesso ao carburador seja possível.
- Para que nenhum produto químico danifique superfícies pintadas próximas da peça, coloque os panos ou a estopa ao redor do carburador.
- Em seguida pulverize o produto de limpeza no exterior da peça e também nas conexões e nas partes móveis conectadas, como a articulação da área do acelerador.
- Deixe o produto agir por alguns minutos e depois limpe a área. Se houverem manchas de óleo velho ou lodo, limpe a superfície com uma escova de aço antes mesmo do produto secar.
- Antes de ligar o motor, pulverize mais uma pequena quantidade do produto diretamente no carburador, removendo os panos em seguida. Vale lembrar que um lubrificante como o famoso WD-40 pode ser pulverizado no exterior da peça, mas não no interior.
- Dê a partida no carro e faça o uso do controle de acelerador conectado ao carburador, pois o ideal neste caso é que ele funcione em uma rotação mais alta enquanto você pulveriza mais o produto usado para limpeza. Isso é feito para ajudar a empurrar o limpador e também evitar a parada do motor.
- Dê pequenas borrifadas, acelere o motor, deixe-o em rotação normal e borrife novamente, repetindo esse processo algumas vezes.
- Após todo esse procedimento, deixe o carro ligado por alguns minutos em marcha lenta. Depois desligue o motor e instale novamente o filtro de ar e sua carcaça.
- Para que o produto limpador percorra todo o sistema, dirija o veículo por cerca de 10 ou 15 minutos, ou até ficar quente.
- Se o carburador estava muito sujo, a diferença de desempenho e consumo será perceptível nas futuras conduções do automóvel.
Conclusão
Vimos que o carburador é uma peça fundamental para o correto funcionamento do motor de seu carro. Por esse motivo é importante revisá-lo e limpá-lo com certa frequência, levando ao mecânico de confiança se o mesmo apresentar algum problema para que a manutenção ou substituição seja realizada.