Sem dúvidas o segmento dos hatchbacks é um dos mais famosos do mercado automotivo global, inclusive no Brasil, pois geralmente essa categoria é um pouco mais acessível, embora tenha diversos nichos com propostas mais refinadas e mais caras.
Por esse motivo nós criamos uma lista com os melhores carros hatches para comprar em 2022, mesclando modelos já existentes e outros que deverão chegar ao mercado em breve.
Chevrolet Onix
O Chevrolet Onix foi o modelo mais vendido do nosso mercado por muitos anos, perdendo esse posto somente no ano passado.
Esse sucesso se justifica pela ótima relação de custo-benefício do hatch, que conta com um bom consumo de combustível, uma boa motorização, bastante segurança e diversos equipamentos, sobretudo na versão de topo da gama, que é chamada de Premier 2.
- Motores: 1.0 flex aspirado – 82cv e 10,6 kgfm / 1.0 turbo flex – 116cv e 16,8 kgfm.
- Transmissões: MT6 ou AT6.
- Preço inicial: R$73.890.
Citroën C3
O C3 já foi vendido no Brasil, mas atualmente não está presente no portfólio da montadora francesa, pois aguarda a nova geração que deverá chegar em breve, ainda este ano.
Montado sobre a mesma plataforma do Peugeot 208 (Chamada de CMP), ela trará um design inspirado em um SUV/Crossover, apesar de ser um hatch.
Poucas informações foram divulgadas oficialmente, mas acredita-se que a motorização deve ser a 1.0 aspirada do Fiat Argo, além da 1.6 aspirada da linha Citroën e talvez o propulsor 1.0 turbo que estreou no Fiat Pulse.
Peugeot 208
É verdade que o hatchback da Peugeot, o 208, possui um porte realmente compacto, mas ele também conta com virtudes mais que suficientes para convencer um consumidor a comprá-lo.
Estamos falando de um bom acabamento, um visual bem moderno e refinado, um consumo de combustível relativamente bom e o principal: uma lista de equipamentos muito generosa, inclusive com itens de condução semiautônoma.
- Motores: 1.6 flex aspirado – 118cv e 15,5 kgfm.
- Transmissões: MT5 ou AT6.
- Preços: Entre R$85.990 e R$107.990.
Renault Kwid
Nesse segmento de entrada, denominado de hatches subcompactos, o Kwid é o mais moderno e possui mais itens de série que o italiano Fiat Mobi, seu único concorrente.
No último facelift, além do design a Renault realizou pequenas modificações na motorização, que o deixou mais rápido e com um consumo de combustível ainda mais baixo, por conta principalmente do sistema start-stop que desliga momentaneamente a motorização em paradas de semáforos, por exemplo.
- Motores: 1.0 flex aspirado – 71cv e 10 kgfm.
- Transmissões: MT5.
- Preços: Entre R$59.890 e R$67.690.
Hyundai HB20
O HB20 foi o automóvel de passeio mais vendido em 2021, e para isso a Hyundai aposta em um bom acabamento, motorizações eficientes, conforto a bordo e uma ampla quantidade de itens de segurança.
Na versão de entrada da gama ele se destaca pela boa dirigibilidade e pela quantidade de equipamentos entre os concorrentes similares, destacando principalmente os 4 airbags, controles de estabilidade e tração, rádio com Bluetooth, assistente de partida em rampas e volante multifuncional.
- Motores: 1.0 flex aspirado – 80cv e 10,2 kgfm / 1.0 turbo flex – 120cv e 17,5 kgfm.
- Transmissões: MT5, MT6 ou AT6.
- Preços: Entre R$71.590 e R$106.090.
Renault Kwid Elétrico
Nós já citamos o Kwid anteriormente, mas o modelo ainda aguarda uma novidade que deve chegar ainda em 2022. A Renault confirmou o lançamento de uma versão 100% elétrica do subcompacto, que promete ser o elétrico mais barato do país, segundo disse a própria montadora francesa.
Ainda não é possível saber o valor que ele terá nem as informações mais técnicas, mas como o modelo 100% elétrico mais barato hoje custa R$164.900 (Jac E-JS1), espera-se que ele seja lançado por um valor mais acessível que este.
Volkswagen Polo
Embora esteja prestes a receber uma atualização que alterará o visual e os itens de série, o Polo ainda é uma boa opção no mercado, principalmente considerando seu conjunto mecânico e os seus equipamentos exclusivos.
Os motores turbinados são seus destaques, seja ele 1.0 ou 1.4. O painel de instrumentos 100% digital (Chamado de Active Info Display), por exemplo, ainda é exclusivo em todo o segmento de hatches compactos-premium.
Como não recebe alterações significantes há um tempo, ainda faltam tecnologias de condução semiautônoma, como o piloto automático adaptativo e a frenagem automática de emergência.
- Motores: 1.0 flex aspirado – 84cv e 10,4 kgfm / 1.6 flex aspirado – 117 cv e 16,5 kgfm / 1.0 turbo flex – 128cv e 20,4 kgfm / 1.4 turbo flex – 150cv e 25,5 kgfm.
- Transmissões: MT5 ou AT6.
- Preços: Entre R$75.360 e R$140.390.
Toyota Yaris Hatch
A dupla Yaris Hatch e Yaris Sedan recebeu novos equipamentos recentemente, juntamente com uma pequena atualização visual que trouxe uma dianteira um pouco mais refinada e esportiva. Os itens de série adicionados fazem parte de um pacote de segurança, a exemplo da frenagem automática de emergência e do alerta de saída de faixa (apenas alerta, não corrige automaticamente o volante).
Embora ainda deva muitos equipamentos de conectividade e tecnologia e uma motorização turbo, o hatchback da Toyota pode ser uma boa opção para os clientes mais tradicionais que buscam confiabilidade mecânica e conforto.
- Motores: 1.5 flex aspirado – 110cv e 14,9 kgfm.
- Transmissões: CVT – 7.
- Preços: Entre R$93.390 e R$114.090.
Honda City Hatch
Assim como o rival da montadora japonesa Toyota, o modelo da Honda também foca em conforto e segurança, neste caso com um acabamento bastante agradável (principalmente visualmente) e mais tecnologia embarcada.
O hatch japonês teve sua pré-venda iniciada recentemente, e ao contrário da versão sedan, conta com apenas as duas opções de topo. A mais cara se destaca pela presença da câmera de monitoramento de ponto cego, do piloto automático adaptativo, faróis full LED, frenagem automática de emergência, sistema de permanência em faixa e farol alto automático.
Infelizmente ele também traz apenas uma motorização aspirada até o presente momento.
- Motores: 1.5 flex aspirado – 126cv e 15,8 kgfm.
- Transmissões: CVT – 7.
- Preços: Entre R$114.200 e R$122.600.
Novo Volkswagen Polo
Lembra que nós comentamos que o Volkswagen Polo já está um pouco desatualizado? Pois é, isso deve ser corrigido em breve, provavelmente no segundo semestre de 2022.
Na Europa ele já ganhou esse facelift há vários meses, que traz um design muito mais refinado na dianteira e na traseira, além de novos elementos no interior, e claro, uma adição de equipamentos mais modernos para que ele se adeque aos outros integrantes do mercado.
Ainda não existem informações confirmadas, mas provavelmente o Polo seguirá com os mesmos conjuntos mecânicos ofertados atualmente, os quais já falamos anteriormente.
Chevrolet Cruze Sport6
O Cruze Sport6 é simplesmente o único hatch médio que sobrou após a grande onda de SUVs/Crossovers Compactos, que basicamente “roubaram” as vendas dessa categoria. O modelo ainda deve sobreviver por mais um tempo, já que a montadora americana recentemente lançou a versão RS, que se torna a única ofertada na carroceria hatchback.
Essa configuração se destaca por uma proposta visual ligeiramente mais esportiva, algo geralmente bastante buscado por consumidores que escolhem um hatch ao invés de um sedan.
- Motores: 1.4 turbo flex – 153cv e 24,5 kgfm.
- Transmissões: AT6.
- Preços: Entre R$114.200 e R$122.600.
Veja também: Os melhores hatches até 2021