Você também gosta de manter sempre seu veículo limpo?! Precisamos concordar que ter um carro sujo é irritante e desconfortável, por isso a maioria dos proprietários costumam lavar seus carros com uma certa frequência, inclusive as rodas, que geralmente sujam com facilidade, sobretudo em dias de chuva.
Para te ajudar a lavar/limpar uma roda de liga-leve corretamente, nessa matéria montamos um guia mostrando o passo a passo!
O que é uma roda de liga-leve?
Muito se fala nesse tipo de roda, mas você sabe o que é?! Além de ser muito mais bonita e harmônica na maioria dos casos, a roda de liga-leve também possui outros atributos, como um menor peso quando comparada com a roda de aço, cerca de 20% de diferença.
Ao contrário da roda de aço, a de liga-leve é fabricada em uma peça única, o que garante mais segurança que um conjunto composto por elementos soldados, que correm o risco de apresentar problemas com o passar do tempo.
Em sua composição elas utilizam uma mistura de alumínio (que reduz o peso), silício e ferro (que garantem a resistência). São muitas vantagens a favor delas, mas o foco aqui é outro, então vamos ao passo a passo da limpeza das rodas!
Como limpar uma roda de liga-leve?
Ao contrário do que alguns imaginam, essa não é uma tarefa muito complicada, por mais que possa ser um pouco trabalhosa se as rodas estiverem muito sujas.
No mercado automotivo existem produtos específicos para a lavagem de rodas e pneus, e você pode usá-los se preferir. Entretanto, majoritariamente eles acabam se tornando desnecessários para uma lavagem caseira.
Atenção: caso prefira utilizar algum produto, siga as instruções indicadas na embalagem do mesmo.
Para começar, você pode utilizar um balde ou algum recipiente semelhante para alocar a mistura de água e shampoo automotivo, que pode ser substituído por sabão neutro se for necessário.
Com uma esponja (de preferência de microfibra), esfregue toda a área possível para eliminar a maior parte das impurezas. Você também pode contar com o auxílio de uma lavadora de alta pressão, que provavelmente irá ajudar a retirar a sujeira mais grossa apenas com a pressão da água.
Vale lembrar que o uso de uma esponja de cozinha não trará problemas, mas desde que somente a parte amarela (mais macia) seja utilizada.
Em seguida, para uma limpeza mais detalhada, você também pode usar uma escova de cerdas macias para alcançar os vãos entre os raios da roda, algo que geralmente a esponja não consegue.
Caso a busca pela limpeza seja mais intensa, retirar a roda também pode ser uma opção interessante, pois isso possibilitará uma lavagem da parte interna, que é bem difícil de ser acessada com as rodas presas. Caso opte por retirá-las, faça esse procedimento com todo cuidado e segurança possíveis para que nenhum acidente ocorra.
Após a lavagem detalhada, é importante secar as rodas de liga-leve do seu carro, o que ajuda a evitar corrosões e ferrugens.
Se preferir, também é possível passar um selante nas rodas, que deixarão elas mais protegidas contra poeiras e outras sujeiras mais leves. Assim como no produto de limpeza das rodas, neste caso é importante seguir as recomendações que o próprio fabricante indica em sua embalagem, pois cada produto pode ser aplicado de forma diferente.
Lembre-se de não utilizar a mesma esponja para lavar outras partes do carro, pois ela com certeza acumulará sujeira grossas como areia, e essas impurezas podem riscar a pintura de seu automóvel. Se não houver outra esponja, prefira lavar todo o carro antes das rodas, começando de cima para baixo, e lave bem a esponja com frequência.
Conclusão
Viu como é bem simples lavar uma roda de liga-leve?! Geralmente é mais rápido e prático que uma roda de aço com calotas, pois nesta situação elas acumulam muita sujeira atrás da peça plástica de design.