Você sabe como funciona todo o processo de pintura de um carro? Por mais que provavelmente não vá pintar o seu veículo, é importante saber como esse procedimento funciona para poder fiscalizar se o profissional encarregado dessa função está fazendo da forma correta.
Por isso, nessa matéria você vai aprender de forma resumida, a como pintar um carro e o que analisar ao leva-lo em um local especializado.
ATENÇÃO: antes de começar, vale lembrar que você não deve pintar o seu automóvel se não tiver capacidade profissional e bastante conhecimento para isso, pois é algo mais complicado e trabalhoso do que aparenta ser.
Eu posso pintar o carro da cor que eu quiser?
Sim, você pode. Entretanto, a cor precisa ser a mesma especificada no documento do seu carro, ou seja, se ela for alterada, o carro também precisará de um documento novo, que conste a nova cor do veículo. Para isso, solicite o serviço através do Detran.
Onde pintar o carro?
É importante que um bom local seja escolhido para realizar essa tarefa. Se for fazer uma pintura de forma caseira, opte por um lugar que não tenha outros veículos próximos, assim como precisa ter uma área livre ao redor do carro para que você possa andar ao redor dele sem nenhum problema.
Lembre-se também de retirar outros objetos de perto que não deverão ser pintados, ou então cubra-os se não houver como tirá-los.
Já em um estabelecimento especializado em pintura automotiva, ela ocorre geralmente dentro de uma cabine de pintura com estufa, que é toda preparada para alcançar o melhor nível possível do trabalho, contando até mesmo com um sistema de aquecimento, que diminui o tempo de secagem e evita que sujeiras ou outras impurezas manchem a pintura.
Qual a diferença entre pintura e repintura?
Existem dois tipos, a pintura e a repintura. Como os próprios nomes sugerem, a pintura é aquela realizada pela primeira vez, lá na fábrica da montadora responsável pelo automóvel, atualmente através de robôs. Já a repintura é manual, realizada por uma pessoa com a finalidade de corrigir problemas da pintura original, como ralados, riscados e outros defeitos do tipo.
Vale lembrar que por mais que o serviço seja bem feito, uma repintura nunca ficará exatamente igual a pintura original, pois na fábrica, além da tinta ser aplicada de forma robotizada, ela é colocada em uma carroceria completamente limpa e em uma temperatura de 120°C à 130°C.
No processo de repintura o automóvel já está totalmente montado, e também não é possível ultrapassar a temperatura de 60°C para garantir que nenhum dano ocorra no veículo. Os robôs também são capazes de criar camadas de tinta com uma espessura inferior a um fio de cabelo, algo que não dá para ser reproduzido manualmente.
Repintura feita em uma oficina
Em uma oficina especializada, o primeiro passo geralmente consiste em encontrar o tom exato da tinta que será aplicada no veículo, pois ela não pode ter diferenças evidentes em relação a original feita pela fabricante.
Após isso, a peça que receberá a pintura é preparada, passando por um lixamento, uma reparação na lataria caso uma deformação tenha ocorrido, e a aplicação de alguns produtos próprios para esse procedimento, como a massa, que é importante para que seja possível nivelar a região corretamente.
Em seguida o carro é protegido para isolar apenas o local onde o reparo de pintura é necessário, na maioria das vezes isso é feito com papéis ou plásticos. Isso garante que nenhuma outra peça receba tinta indevidamente.
A próxima etapa é escolher os equipamentos que serão utilizados, como a pistola e o bico, além de encontrar a regulagem ideal de acordo com a necessidade do reparo.
Por cima da massa é aplicada uma camada chamada de primer, para dar aderência à peça e fazer com que a tinta tenha durabilidade no local, ou seja, a tinta ficará acima do primer.
Após o primer ser aplicado e lixado, é hora de finalmente realizar a aplicação da pintura e do verniz, responsável por criar uma camada protetora para a tinta. Depois de executar a pintura e a colocação do verniz, um polimento com produtos específicos deve ser feito, para então finalizar o processo de pintura de um veículo.
O que observar ao levar o carro em uma oficina de pintura?
Se você necessitar desse serviço, escolha uma oficina de qualidade e confiança, onde você possui a maior certeza possível de que o reparo será muito bem feito. Entretanto, mesmo assim é muito útil ficar de olho no processo realizado pelo estabelecimento, se atentando bastante à diferença de tonalidade de uma peça original para a peça repintada. Além disso, se for possível, confira se todas as etapas que mencionamos anteriormente foram realizadas.
Conclusão
Você acabou de aprender como funciona o procedimento de pintura ou repintura de um automóvel, mas vale ressaltar novamente que o serviço deve ser feito por um profissional capacitado dessa área automotiva, pois exige bastante técnica e conhecimento.
Por mais que tenhamos ensinado a pintar um carro de forma bastante resumida, não tente fazer isso em casa se não houver um grande conhecimento sobre o assunto, pois a situação pode ficar ainda pior do que já estava, causando prejuízos ainda maiores.