Uma das questões mais criticadas do Renault Duster sempre foi a motorização, pois tinha um consumo elevado e um desempenho que não agradava.
Para corrigir esse problema, a montadora francesa agora passa a equipar o modelo com o moderno motor 1.3 turbo, fruto de uma parceria entre a Renault e a Mercedes-Benz.
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Design
Como a grande novidade se concentra no powertrain, o design praticamente não foi alterado, trazendo apenas algumas modificações bem discretas nas versões Intense e Iconic, as mais caras da linha.
As novidades se concentram na pintura em preto para a moldura frontal, retrovisores e barras de teto. A moldura pronunciada em plástico das caixas de roda passa a ser de série na configuração Iconic, assim como o revestimento em couro nos bancos e os adesivos nas portas.
No mais o design continua idêntico, entregando uma dianteira com uma grande frontal bem horizontal e faróis com um aspecto quadrado.
Com exceção do novo logotipo “TCE” indicando a nova motorização, a traseira também continua idêntica. Além do para-choque com um aplique de plástico bem evidente, o que mais chama a atenção é conjunto de iluminação em formato quadrado com a luz de seta lembrando uma cruz.
Dimensões
O Duster prossegue com as medidas anteriores, que já eram boas. Veja:
Dimensões | |
Comprimento | 4.376mm |
Largura | 1.832mm |
Altura | 1.693mm |
Entre-eixos | 2.673mm |
Porta-malas | 475L |
Tanque de combustível | 50L |
Vão livre | 23,7cm |
Ângulo de entrada | 30° |
Ângulo de saída | 34,5° |
Ângulo de rampa | 22° |
Vale o destaque para o porta-malas com uma ampla capacidade, e para a distância entre os eixos, que é bem grande considerando sua categoria.
A capacidade de superação de obstáculos também é muito boa, com um excelente vão livre em relação ao solo e bons ângulos de entrada e saída, que ajudam principalmente em valetas e entradas de garagem.
Conjunto Mecânico
O grande trunfo que a Renault trouxe para a linha 2023 de seu SUV/Crossover compacto foi o propulsor 1.3 TCE (Turbo Control Efficiency), um turbo flex de 4 cilindros em linha.
Desenvolvido entre uma parceria da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e do Grupo Daimler (do qual a Mercedes-Benz faz parte), essa motorização rende potência máxima de 170 cv com etanol e 162 cv com gasolina, aos 5.500rpm. Já o torque é de 27,5 kgfm com qualquer combustível e está disponível em apenas 1.600rpm.
Assim como no irmão maior Captur, que estreou esse conjunto, a transmissão é CVT e simula 8 velocidades, chamada de Xtronic.
Só a versão de topo Iconic pode ser equipada com essa motorização, mas todos as outras alternativas da gama seguem com o motor 1.6 SCE, um flex aspirado que rende até 120cv e 118cv com gasolina, aos 5.500rpm. Já o torque atinge os 16,2 kgfm (E/G) em 4.000rpm. Neste caso o câmbio também é um Xtronic CVT, porém com 6 marchas virtuais.
Desempenho e consumo
De acordo com o divulgado pela montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h agora é realizada em 9,2s, um número muito melhor que o Duster 1.6 CVT, que demora 12,4s. A velocidade máxima agora é cravada em 190 km/h, também bem superior aos 173 km/h do outro powertrain.
Já o consumo de combustível também ficou bem menor com essa motorização, mesmo que ela seja muito mais eficiente no quesito performance. Confira os dados:
- Duster 1.3 TCE Xtronic
- Cidade: 9,9 km/l (E) e 13,9 km/l (G).
- Estrada: 11,7 km/l (E) e 16,1 km/l (G).
- Duster 1.6 Xtronic
- Cidade: 7,2 km/l (E) e 10,6 km/l (G).
- Estrada: 7,8 km/l (E) e 11,1 km/l (G).
Fato curioso é que o Captur, que conta com exatamente o mesmo conjunto mecânico, possui um consumo muito mais elevado que o Duster.
Vale lembrar que a Renault diz que o motor 1.6 aspirado ficou até 3,9% mais econômico, mas ainda não informou os novos dados de consumo. Por isso, as informações de desempenho e consumo apresentadas aqui correspondem à configuração anterior do Duster 1.6.
Versões e Preços
Como antecipamos, o motor 1.3 TCE está disponível somente na versão de topo Iconic, que também pode ser equipada com o 1.6 SCE. Veja os detalhes de cada versão do novo Duster 2023:
Versão | Preço | Equipamentos | Opcionais |
Zen 1.6 Manual | R$99.990 | Direção elétrica, ar-condicionado manual, volante com regulagem de altura e profundidade, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, repetidores de seta laterais, indicador de trocas de marchas, lanternas dianteiras e traseiras em LED, volante multifuncional, vidros elétricos nas quatro portas, sistema start-stop, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de aço R16, chave canivete e rádio Bluetooth com 4 alto-falantes. | Techno Pack – R$3.750 (Rodas de liga-leve R16, faróis de neblina, piloto automático com limitador de velocidade e central multimídia de 8”). |
Zen 1.6 Xtronic | R$108.090 | Zen Manual + faróis de neblina, rodas de liga-leve R16, central multimídia de 8”, piloto automático com limitador de velocidade, transmissão CVT e ponteira cromada do escapamento. | Não há opcionais. |
Intense 1.6 Xtronic | R$115.190 | Adiciona sensores de estacionamento traseiros, retrovisores elétricos, ar-condicionado automático, câmera de ré e volante em couro. | Não há opcionais. |
Iconic 1.6 Xtronic | R$122.090 | Intense + apoio de braço dianteiro, câmera 360°, sensor crepuscular, bancos em couro, rodas de liga-leve R17, chave presencial e sensor de ponto cego. | Outsider Pack – R$1.400 (Visual aventureiro e faróis de milha). |
Iconic 1.3T Xtronic | R$135.590 | Iconic + motor 1.3 TCE e transmissão Xtronic de 8 marchas. | Outsider Pack – R$1.400 (Visual aventureiro e faróis de milha). |
Veja os preços de cada versão com todos os opcionais disponíveis:
- Zen 1.6 Manual – R$105.390.
- Zen 1.6 Xtronic – R$109.740.Intense 1.6 Xtronic – R$116.840.
- Iconic 1.6 Xtronic – R$125.140.
- Iconic 1.3T Xtronic – R$138.640.
Cores
São apenas duas cores sólidas, a Vermelho Vivo que é gratuita, e a Branco Glacier que custa R$700.
Já as metálicas adicionam R$1.650 ao valor total do veículo. São elas: Prata Étoile, Cinza Cassiopée, Bege Dune, Marrom Vison e Preto Nacré.
Vermelho Vivo
Branco Glacier
Branco Glacier
Prata Étoile
Cinza Cassiopée
Bege Dune
Preto Nacré
Painel e Multimídia
Em todas as alternativas da linha 2023, o Duster vem sempre equipado com um painel de instrumentos convencional, com apenas uma pequena tela ao centro, que não possui muitas funções. Esse infelizmente é um ponto negativo.
Já a central multimídia tem uma tela touch screen de 8 polegadas e conexão com Android Auto e Apple Car Play, mas ainda exigindo um cabo para isso. Todavia, a versão de entrada traz apenas um rádio com Bluetooth.
É verdade que falta um nível de conectividade mais avançado no modelo da Renault, já que alguns concorrentes entregam telas maiores, mais funções na central multimídia e até mesmo um sistema de conectividade inteligente, como é o caso do Fiat Connect Me no Pulse.
Vale a pena comprar o Renault Duster 2023?
Quando o Captur ganhou essa nova motorização, todas as versões passaram a utilizá-la, descontinuando então o propulsor 1.6 SCE. Porém, isso não aconteceu com o Duster, e realmente é bom que dois motores diferentes sejam ofertados, o problema é que somente a configuração de topo Iconic pode receber o novo motor 1.3 turbo.
Seria mais interessante se outras versões também pudessem ser equipadas com ele.
Agora a alternativa mais cara se tornou uma boa opção, pois por mais que seja mais cara que a configuração equivalente dos seus rivais, o Duster entrega um motor 1.3 turbo com números entre os melhores da categoria.
Outros pontos positivos são reflexos de seu bom entre-eixos e da ampla capacidade de bagagem no porta-malas, configurando-se como a maior do segmento.
Entretanto, embora tenha sensor de ponto cego, a segurança é um ponto que deveria ser melhorado no Duster, pois infelizmente traz apenas 2 airbags (Obrigatórios por lei desde 2014) em todas as versões. Até mesmo o Renault Kwid, que é o modelo mais barato do Brasil, possui 4 airbags de série.
Considerando o motor 1.3 TCE, o Duster Iconic se torna uma opção tentadora no segmento, mas as outras configurações ainda sofrem com o baixo desempenho, o alto consumo e os outros pontos negativos que acabamos de citar. O acabamento do modelo também é bem simples, apesar de ter evoluído depois de sua última reestilização.