Com um total de 5.428 emplacamentos em 2021 em território brasileiro, a BMW 320i foi o modelo mais vendido da montadora alemã no ano passado, se posicionando no 61º lugar do ranking.
Os números parecem bastante desanimadores, mas precisamos considerar que ele pertence a uma marca de luxo, possui um preço elevado e entra na disputa em uma categoria premium, onde também sai vitorioso. Em janeiro de 2022, 259 unidades foram vendidas, de acordo com os dados informados pela Fenabrave.
Nesta matéria você verá todos os detalhes do sedan de sucesso da BMW!
Design
O 320i entrega um visual característico de um carro alemão, inclusive seguindo uma identidade da própria BMW, já que se aproxima de vários outros modelos quando falamos de design.
A dianteira é marcada pela tradicional grade no formato “duplo rim”, com faróis muito elegantes e iluminados 100% em LED, inclusive nos de neblina.
Na traseira o visual extremamente elegante continua, mesmo sem deixar de lado uma “pitada” de esportividade. O conjunto óptico traseiro também entrega iluminação em LED.
Sua proposta executiva também está presente no interior, que pode receber diferentes tonalidades de acordo com a versão de acabamento e os opcionais escolhidos.
Dimensões
As suas dimensões estão de acordo com esse segmento de sedans grandes de luxo. Confira:
Dimensões | |
Comprimento | 4.709mm |
Largura | 1.827mm |
Altura | 1.435mm |
Entre-eixos | 2.851mm |
Porta-malas | 365L |
Tanque de combustível | 59L |
Vão livre | 13,6cm |
Podemos destacar a boa distância entre os eixos e o pequeno espaço disponível para bagagens no porta-malas, com apenas 365L. Para efeito de comparação, um hatch compacto costuma trazer 300L de capacidade, ou seja, a diferença é bem baixa.
Também é preciso ficar atento ao vão livre em relação ao solo, que não é muito elevado. Isso significa que o sedan raspa com mais facilidade em entradas de garagens, lombadas, valetas e outros obstáculos. Logicamente essa é uma característica comum de um sedan grande, mas é importante deixar isso claro, principalmente em um mercado que está cada vez mais acostumado com SUVs/Crossovers.
Conjunto mecânico
O BMW 320i é sempre equipado com um eficiente motor 2.0 turbo flex de 4 cilindros em linha, independentemente da versão de acabamento.
Ele é capaz de render potência máxima de 184cv com qualquer combustível, disponível aos 5.000rpm.
Já o torque máximo atinge 30,6 kgfm, também com ambos os combustíveis, e é entregue em apenas 1.350rpm, o que é ótimo.
A transmissão é sempre automática convencional de 8 marchas para o 320i. A tração é traseira, o que pode garantir uma diversão a mais para os condutores que gostam de esportividade.
Desempenho e consumo
Com esse powertrain ele consegue um ótimo desempenho, acelerando de 0 a 100 km/h em somente 7,1s e atingindo os 240 km/h de velocidade máxima.
Por mais que o 320i não tenha uma versão híbrida como acontece no 330e, que também é uma variante do Série 3, seu consumo de combustível pode ser considerado bom levando em conta o seu desempenho e a proposta do segmento.
Veja os números divulgados oficialmente pelo Inmetro:
- Cidade: 7,5 km/l (E) e 10,9 km/l (G).
- Estrada: 9 km/l (E) e 13,2 km/l (G).
Versões e equipamentos
O 320i está disponível em 3 versões de acabamento, todas elas com o mesmo conjunto mecânico.
Versão | Preço | Principais Equipamentos |
GP 2.0T AT | R$298.950 | Volante multifuncional em couro, retrovisor interno eletrocrômico, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado digital tri-zone, faróis full LED, sensor de pressão dos pneus, retrovisores com repetidores de seta e rebatimento elétrico, rodas de liga-leve R18, lanternas traseiras em LED, chave presencial, câmera de ré, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Park Assist, painel de instrumentos digital de 12,3”, central multimídia de 10,25”, assistente reverso de estacionamento (Refaz automaticamente os últimos 50m do percurso), 6 airbags, controles de estabilidade e tração, iluminação ambiente interna e externa, e piloto automático com limitador de velocidade. |
Sport GP 2.0T AT | R$318.950 | Adiciona reconhecimento de placas de trânsito, teto-solar elétrico, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, sensores de ponto cego, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas, sistema de som com 10 alto-falantes e 205W, e bancos dianteiros esportivos. |
M Sport 2.0T AT | R$338.950 | Acrescenta piloto automático adaptativo, sistema de som Harman Kardon com 16 alto-falantes e 464W, rodas de liga-leve R19, volante esportivo, cintos esportivos e suspensão esportiva. |
Não há opcionais em nenhuma versão do sedan da BMW, a não ser por combinações de acabamento interno que são ofertadas sem custo adicional.
Cores
Ao todo são 7 cores externas oferecidas no modelo, sendo 1 sólida e 6 metálicas, todas elas oferecidas gratuitamente.
- Sólidas: Branco Alpino.
- Metálicas: Preto Safira, Cinza Mineral, Laranja Sunset e Azul Portimao (Exclusivo da M Sport).
- As duas primeiras versões ainda ofertam o Prata Glacier e o Azul Phytonic.
No interior também é possível alterar a cor do revestimento, veja:- GP e Sport GP: Sensatec Camberra Bege com Preto ou totalmente preto.
– M Sport: Couro Vernasca Bege com Preto, totalmente preto, Mocha com Preto ou Cognac com Preto.
Interiores da BMW 320i
Painel e multimídia
O painel de instrumentos conta com uma tela digital e configurável de 12,3” desde a versão de entrada, apelidado de “BMW Live Cockpit Professional”.
A central multimídia, por sua vez, conta com 10,25” e possui apenas o Apple CarPlay possibilitando a conexão wireless, enquanto o Android Auto ainda exige a utilização de um cabo USB.
O sistema de som contempla na versão intermediária, potência de 205W e tecnologia HiFi. Já a mais cara traz o sistema de som premium Harman Kardon com potência de 464W e 16 alto-falantes.
Vale a pena comprar o BMW 320i?
Sem dúvidas podemos dizer que sim, vale a pena comprar um BMW 320i, independentemente da versão de acabamento escolhida. Todas elas entregam o mesmo e bom conjunto mecânico, embora a configuração M Sport traga uma calibração mais esportiva para a suspensão, além de um visual mais apimentado.
Não é à toa que o Série 3 é o carro mais vendido da BMW e também de seu segmento, pois oferta um ótimo acabamento interno, um design único e elegante sem deixar a esportividade de lado, uma boa performance e uma lista de equipamentos completa, embora pudesse trazer alguns recursos um pouco mais avançados de direção semiautônoma.
Em contrapartida há apenas o pequeno porta-malas como ponto principal.
Vale lembrar que recentemente a BMW divulgou uma novidade para o sedan que é fabricado em nosso país. Agora o Série 3 pode receber uma blindagem sem que a garantia do modelo seja cancelada, devido à parceria entre a montadora e a SBR Blindagens, que oferta o nível máximo de proteção permitido pelo Exército Brasileiro, ou seja, nível III-A. A blindagem custa 95 mil reais.