Todos os carros possuem um ciclo de vida, que começa em sua pré-produção, passando pelo seu lançamento oficial, geralmente por algumas atualizações ou até mesmo trocas de gerações, e na maioria das vezes acaba sendo descontinuado quando o mesmo já não faz sentido, quando é proibido de ser vendido ou quando suas vendas são muito inexpressivas.
Assim também aconteceu com a Volkswagen, que nos últimos anos retirou alguns de seus modelos do nosso mercado automotivo brasileiro.
Veja como a montadora alemã posiciona sua linha atual, os modelos que ela tirou de linha nos últimos anos e os motivos que ocasionaram a partida de cada um deles.
Linha atual da Volkswagen
A gama atual de veículos da montadora alemã Volkswagen inclui 10 modelos, posicionados em diferentes segmentos e faixas de preços, veja:
- Gol: a linha se inicia no Gol, que começa nos R$69.790 e atua no segmento de hatches compactos de entrada.
- Polo: mesmo atuando como um hatch compacto-premium, o Polo também possui uma versão mais voltada ao segmento de entrada, partindo dos R$75.360.
- Voyage: o Voyage é simplesmente o sedan do Gol, e neste caso tem valor inicial de R$80.790.
- T-Cross: mesmo sendo um carro mais caro de modo geral, o T-Cross possui uma versão de entrada que visa o valor mais baixo, por isso, nessa configuração é mais barato que carros “inferiores”, começando sua linha em R$108.890.
- Virtus: além de um entre-eixos mais longo que o do Polo, o Virtus também se distancia do hatch por conta de seu preço bem mais elevado, sobretudo por não ter uma versão mais acessível. Sua gama se inicia nos R$112.090.
- Saveiro: para a picape compacta, atualmente a Volkswagen divulga apenas a sua versão de topo no configurador oficial da marca, o que faz ela ter preço inicial de R$114.990.
- Nivus: ele é um SUV/Crossover Compacto baseado no Polo, e parte de R$117.590 na versão mais barata.
- Taos: o modelo é posicionado como um SUV/Crossover Médio, e sua versão mais barata tem valor inicial de R$171.070.
- Jetta: o sedan médio atualmente é ofertado apenas na configuração esportiva GLI, que custa R$205.590.
- Amarok: a picape média da Volkswagen tem um dos valores finais mais altos de seu segmento, mas a sua gama atual começa em R$277.660.
Carros da Volkswagen que já saíram de linha
Up!
O subcompacto inovou ao conseguir popularizar a motorização 1.0 turbo em um segmento relativamente barato, algo que está cada vez mais comum nos dias atuais.
Ao longo de sua carreira, a Volkswagen acabou o posicionando em duas propostas. Primeiramente ele trazia um aspecto mais popular, sobretudo pelo porte e pela lista de equipamentos mediana. Porém, ao receber um facelift na linha 2018, a marca o reposicionou em sua gama, então passando a atuar como segundo carro mais barato da marca (Gol ficou no começo da gama), e não mais o primeiro.
Com essa mudança de estratégia, ele foi ficando cada vez mais caro e deixou de conquistar os consumidores brasileiros, que não tinham interesse em um carro muito bem construído e equipado, mas ainda pequeno e caro.
Ele saiu de linha em abril de 2021 homologado para apenas 4 passageiros, já que a Volkswagen optou por não atender às novas leis que obrigavam o cinto de 3 pontos e o apoio de cabeça para todos ocupantes, dessa forma retirando 1 passageiro e apenas colocando um tosco aviso de “Proibido utilizar o assento”.
Passat
Assim como o seu principal concorrente, o Ford Fusion, ambos saíram de linha por praticamente o mesmo motivo. Os dois pertencem à categoria de sedans grandes, que está com uma procura cada vez mais baixa, acarretando também em uma menor quantidade de opções.
Com a chegada dos SUVs/Crossovers, em geral os sedans ficaram muito esquecidos no mercado global, mudança que ocorreu também de forma agressiva no Brasil.
O Passat tinha um bom acabamento, um ótimo conjunto mecânico e uma lista de equipamentos muito extensa para a época, mas infelizmente acabou saindo de linha em agosto de 2020, devido à disparada no preço do dólar e também pela baixa procura, conforme já explicamos.
Fox
O Volkswagen Fox teve muitas vendas acumuladas durante sua trajetória no Brasil, mas em seus últimos anos de vida já estava bastante defasado quando comparado aos rivais, que traziam no mínimo um projeto mais moderno.
É verdade que mesmo com esse peso da idade o modelo continuou vendendo relativamente bem a partir da linha 2018, que teve suas versões reduzidas e mais focadas em uma boa relação entre custo e benefício, já que pelo mesmo preço de muitos rivais com motor 1.0, trazia um propulsor 1.6 e uma lista de itens de série bem generosa para sua proposta.
Porém, a marca optou por encerrar a produção do hatch por aqui, já que provavelmente ele perderia vendas com o passar do tempo e atualizações não estavam previstas para seu projeto, muito menos uma nova geração.
Tiguan Allspace
Na realidade o Tiguan Allspace não saiu de linha definitivamente, mas está temporariamente indisponível para compra em nosso país, se quer aparecendo no site oficial da Volkswagen.
Desde que essa nova geração (batizada com o sobrenome Allspace) foi lançada, podemos dizer que o modelo alcançou um bom número de vendas, mesmo após deixar de ser ofertado nas versões 250TSI e Comfortline, que traziam um bom custo-benefício e eram muito mais baratas que a “esportiva” R-Line, a qual viria a se tornar a única de sua gama após pouco tempo de vida.
O SUV/Crossover médio de 7 lugares se destaca até hoje pelo bom acabamento, pela ampla lista de equipamentos, por um belíssimo desempenho, um design bem acertado e também por proporcionar um grande prazer ao dirigir.
Conforme já dissemos, pouco antes de ficar indisponível ele era vendido apenas na versão de topo R-Line, que trazia o ótimo propulsor 2.0 350TSI (Turbo) de até 220cv e 35,7 kgfm, aliado à tração nas quatro rodas 4Motion que atua automaticamente sob demanda.
Embora infelizmente não seja possível adquirir o Tiguan Allspace atualmente, em breve ele voltará ao nosso mercado recebendo um facelift que alterará ligeiramente seu design e sua lista de itens de série. Sua partida ocorreu em outubro de 2021.
Jetta
Se o Jetta ainda é vendido nos dias atuais, então por qual motivo decidimos incluí-lo em nossa lista?!
O sedan médio contava anteriormente com as seguintes versões: 250TSI, Comfortline, R-Line e GLI. O Jetta agora é vendido apenas na de topo GLI, que traz um cunho esportivo entregue principalmente pela motorização 2.0 350TSI.
Com isso ele ficou ainda mais caro e passou a atuar somente em um segmento de nicho, visando o comprador que faz questão de esportividade e prefere ele em relação aos SUVs/Crossovers. A eliminação dessas versões (todas elas equipadas com o motor 1.4 250TSI) aconteceu em março de 2021, e infelizmente o Jetta deverá continuar sendo vendido apenas na versão de topo, já que esse segmento de sedans médios enfrenta uma queda constante.
SpaceFox e SpaceCross
O segmento de peruas e minivans já foi muito mais forte em diversos mercados pelo mundo, inclusive no nosso. Entretanto, a procura por elas também caiu muito, o que foi eliminando aos poucos diversos modelos que atuavam nesses segmentos.
Por conta disso, a SpaceFox (que também inclui a variante aventureira SpaceCross) deixou de ser ofertada, além de que seu preço era muito elevado em relação a modelos mais modernos e equipados que tinham preços semelhantes. Com a migração dos consumidores para os SUVs/Crossovers, o futuro seria muito difícil para a perua caso a montadora insistisse em ofertá-la no Brasil.
A Volkswagen tirou o modelo de seu catálogo em outubro de 2019, por mais que sua produção já tivesse sido encerrada alguns meses antes, então vendendo apenas as unidades disponíveis no estoque.
A alternativa mais aventureira da perua, chamada de SpaceCross, deixou nosso mercado muito antes, em 2017.
Golf e Golf Variant
Quer arriscar um palpite para tentar acertar o motivo que acarretou o encerramento da produção da linha Golf?! Mais uma vez, os maiores culpados para isso foram os SUVs/Crossovers, que conquistaram o público de forma muito abrangente, tirando então o espaço e a faixa de preços ocupados pelo segmento médio de hatches, sedans e peruas.
Se a procura por sedans médios caiu muito (a exemplo do próprio Jetta), sendo um hatch médio o Golf sofreu mais ainda, assim como a versão perua do modelo, que carrega o sobrenome “Variant”.
Em sua linha mais recente ambos ficaram caros demais e atuavam em uma faixa de preços maior ou bem parecida com a dos “SUVs” Compactos, ou seja, o público já não olhava para ambos com o mesmo entusiasmo que tinha antigamente, embora sempre tenham sido ótimas opções de compra.
Em outubro de 2019 a Volkswagen encerrou a fabricação do Golf GTI, a única versão que havia restado. Porém, pouco tempo depois ela trouxe para o Brasil (importado da Alemanha) a configuração hibrida GTE, que foi limitada a 99 unidades e deixou nosso mercado em dezembro de 2020, após boa parte delas ficarem encalhadas e precisarem da “ajuda” de uma locadora de automóveis para que todos os exemplares fossem finalmente vendidos. A perua do Golf teve seu fim decretado ainda mais cedo, em fevereiro de 2019.
Conclusão
Podemos notar que a Volkswagen retirou muitos modelos de linha para focar na produção de SUVs/Crossovers, mas a culpa disso não é da montadora, e sim dos próprios consumidores. Isso parece um absurdo, mas na verdade não é!
Como todas as montadoras visam lucros ao desenvolverem os seus projetos, elas focam em carros que sejam tendência e conquiste os consumidores de um determinado país, o que significa que se o consumidor brasileiro prefere os “SUVs”, as marcas logicamente venderão esse tipo de veículo para atingirem o sucesso de vendas esperado por elas.
Além dos citados nesta matéria, outros modelos como o novo Fusca e o Touareg também deixaram de ser ofertados por aqui nos últimos anos.