Durante os últimos anos, a montadora americana Ford enxugou drasticamente a sua linha de veículos disponíveis para compra, sobretudo em nosso país, onde até mesmo mudou sua estratégia de atuação no mercado.
Se anteriormente tínhamos a Ford como uma marca de volume, ou seja, vendendo milhares de carros todos os meses, agora encontramos uma marca que foca em vendas menores, mas com uma maior faixa de lucros, já que passou a atuar em segmentos mais caros.
Por ter encerrado todas as suas operações fabris no Brasil, ela se tornou apenas uma importadora para o nosso mercado, assim como opera a sul-coreana Kia, por exemplo. Isso significa que todos os seus modelos ofertados em terras brasileiras são fabricados em outros países, e todos eles atualmente ultrapassando a casa dos 200 mil reais em qualquer versão de acabamento.
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Veja agora como a montadora está se posicionando em nosso mercado automotivo, quais são seus carros atuais e os que já saíram de linha!
Linha atual da Ford
Nos dias atuais, seu portfólio de produtos no Brasil é composto por 6 veículos diferentes, e infelizmente todos eles partem de valores acima dos 200 mil reais, o que significa que a Ford não trabalha mais com carros populares por aqui.
- Ranger: a linha se inicia na picape média Ranger, que parte dos R$203.190 e é importada da Argentina.
- Territory: logo após há o SUV/Crossover Médio Territory, que vem da China e tem valor inicial de R$219.990.
- Transit: a van comercial da marca conta com um valor inicial de aproximadamente R$230.000, embora a Ford não divulgue o valor atual. Ela é fabricada no Uruguai.
- Maverick: a recém-chegada picape intermediária, chamada de Maverick, custa R$239.990 e é importada do México.
- Bronco Sport: o modelo também é um SUV/Crossover Médio, mas atua em uma proposta mais refinada e off-road. Ele parte dos R$272.650. Assim como a picape citada anteriormente, o Bronco Sport tem origem mexicana.
- Mustang: o icônico muscle car americano também é ofertado por aqui, por mais que a montadora o traga dos Estados Unidos. Seu preço é de R$545.000.
Carros da Ford que já saíram de linha
Focus e Focus Sedan
Há alguns anos o mercado automotivo global migra cada vez mais para SUVs/Crossovers, o que acaba deixando hatches e sedans “esquecidos”. Assim também aconteceu com o Focus e o Focus Sedan (ambos médios), que era chamado de Fastback.
Porém, além dessa baixa procura, outro ponto que “matou” os dois modelos certamente foi o câmbio automatizado de dupla embreagem, o Powershift. Seu funcionamento é muito bom e merece destaque, mas os proprietários enfrentaram dezenas de problemas causados por essa transmissão, e mesmo nas últimas linhas dos modelos, a Ford insistiu em equipá-los com a problemática caixa Powershift. Em nossos país, as vendas foram encerradas oficialmente em maio de 2019.
New Fiesta e New Fiesta Sedan
Até hoje a categoria de hatches e sedans compactos-premium ainda é relativamente bem movimentada, mas o New Fiesta também não passou de 2019, no caso encerrando a sua oferta em fevereiro, quando a montadora americana fechou sua fábrica em São Bernardo Do Campo (SP).
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O modelo sofreu com a falta de atualizações, com a última realizada em novembro de 2017, alterando principalmente a dianteira e recebendo alguns equipamentos a mais.
Porém, ele ficou defasado em relação aos novos concorrentes como o Volkswagen Polo, além de que a Ford mais uma vez insistiu em utilizar o Powershift como alternativa de transmissão frente à manual. Com esses dois fatores, não havia como o New Fiesta sobreviver em boa forma.
A versão sedan do modelo, que era importada do México, saiu de linha um pouco antes, em janeiro de 2019.
Fusion
O Fusion era simplesmente o modelo mais vendido da sua categoria de sedans grandes, quando concorria principalmente com o Volkswagen Passat.
Esse segmento também sofreu com a chegada dos SUVs/Crossovers, o que fez o público perder o interesse em carros mais longos e baixos. Por esse motivo o sedan foi perdendo cada vez mais vendas, até que a Ford fez um posicionamento global declarando que focaria em picapes e SUVs, o que acabou descontinuando o Fusion no Brasil.
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Sua partida ocorreu em maio de 2020, e certamente o modelo deixou muitos fãs, além de uma versão marcante que trazia tecnologia híbrida na motorização.
EcoSport
Já falamos muito de SUVs/Crossovers nesta matéria, e se o EcoSport é um deles, então por qual motivo ele não deu certo?!
Ele foi o pioneiro desse segmento aqui no Brasil, chegando lá em 2003, quando começou a popularizar a categoria. Porém, ao passar do tempo foi recebendo novos concorrentes e passou a sofrer com a falta de atualizações importantes, já que os rivais tinham projetos muito mais recentes e melhor pensados para o público mais atual.
Depois de muito tempo ele trocou o problemático Powershift por um câmbio automático convencional, portanto esse não era mais um problema do modelo, ao contrário dos outros produtos que citamos.
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Juntamente com a picape Ranger, nos últimos tempos ele era o modelo que mais recebia atenção da Ford, mas isso não foi suficiente para mantê-lo no mercado, já que a empresa decidiu parar de fabricar modelos no Brasil, conforme dissemos no começo desta matéria. Com isso, a fábrica de Camaçari (BA), que produzia o EcoSport, fechou e consequentemente acarretou em sua descontinuação.
Ka e Ka Sedan
A nova geração do Ka geralmente ficava em terceiro lugar no ranking de vendas geral do nosso país e de seu segmento. Porém, assim como o “irmão” EcoSport, sofreu com a chegada de rivais mais modernos e equipados, e como também era fabricado na planta de Camaçari, saiu de linha juntamente com o EcoSport, em janeiro de 2021.
Felizmente o Ka e o Ka Sedan não chegaram a receber o temido Powershift, já estreando suas versões automáticas com uma caixa do tipo convencional, com conversor de torque.
Edge
Por mais que também seja um SUV/Crossover, o Edge nunca atingiu um sucesso muito grande em nosso país, e isso não aconteceu principalmente por culpa de seu preço muito elevado.
Em seus últimos anos de vida, foi ofertado apenas na configuração esportiva ST, que visava um ótimo desempenho. Ela contava com o ótimo propulsor 2.7 V6 biturbo de 335cv e 54,5 kgfm.
Atuando na mesma faixa de preços que muitos SUVs de marcas premium, ele vendia pouquíssimas unidades e foi ficando esquecido no mercado. A crise dos semicondutores fez com que ele fosse descontinuado de forma antecipada, em agosto de 2021.
Conclusão
É uma pena que a Ford atualmente tenha poucos modelos em sua gama, e ainda mais que todos eles sejam bem caros. Entretanto, essa escolha provavelmente refletirá em um poder financeiro mais vantajoso para a montadora americana, já que anteriormente enfrentava muitos prejuízos.
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