No mercado automotivo brasileiro a montadora japonesa Toyota nunca foi uma marca com um portfólio muito extenso de produtos, pois sempre focou em modelos um pouco mais caros, praticamente sem atuar no segmento de entrada. Entretanto, alguns de seus carros saíram de linha nos últimos anos por motivos diferentes, e isso acontece geralmente para dar lugar a um sucessor ou por não render lucros compensáveis para a fabricante.
Veja agora os carros da Toyota que saíram de linha nos últimos anos e como a gigante japonesa posiciona sua linha atual!
Carros da Toyota vendidos atualmente
Atualmente, aqui no Brasil a Toyota possui 7 modelos disponíveis em sua gama, todos eles com preços acima dos 90 mil reais, o que mostra o foco da montadora em segmentos mais caros, ao menos em nosso mercado.
- Yaris Hatch: o Yaris na carroceria hatchback é o modelo mais barato da Toyota, mas atua no segmento de hatches compactos-premium, partindo de R$93.390 e alcançando R$114.090.
- Yaris Sedan: como seu próprio nome diz, trata-se da versão sedan do Yaris, que também faz parte da categoria de compactos-premium. Seu preço inicial é de R$97.590, chegando aos R$118.490.
- Corolla: o sedan médio da Toyota é o carro mais vendido do mundo todo há anos, e também um dos mais emplacados no Brasil. Por aqui sua gama se inicia nos R$148.290 e termina em R$187.190.
- Corolla Cross: baseado no sedan, o Corolla Cross é um SUV/Crossover Médio, com seu preço partindo de R$161.990 e atingindo altos R$204.329.
- Hilux: após o Corolla Cross há um grande nicho, já que a picape média Hilux parte de R$219.190 na configuração de entrada, que é extremamente voltada ao trabalho. A mais cara custa R$323.290.
- RAV4: este é um SUV/Crossover que briga em um segmento premium, embora ainda não seja considerado grande. Em versão única ele tem valor atual de R$301.990.
- SW4: o carro mais caro da Toyota vendido no Brasil é um legítimo SUV raiz, pois é construído sobre chassi. O problema é que a versão mais em conta custa altos R$395.690, enquanto a de topo é vendida por R$429.290.
Carros da Toyota que já saíram de linha
Etios e Etios Sedan
Se lembra que anteriormente nós falamos que a Toyota não costuma concorrer no segmento de entrada do mercado automotivo?! Todavia, há pouco tempo atrás ela tinha a dupla Etios e Etios Sedan, que eram carros relativamente baratos e focados para um melhor custo-benefício.
Com a chegada do Yaris e Yaris Sedan em junho de 2018, os modelos mais baratos não faziam muito sentido, já que o consumidor estava disposto a pagar a diferença de preços que não era muito grande.
Fabricados na planta da montadora em Sorocaba, no interior de São Paulo, o Etios e Etios Sedan também saíram de linha para darem lugar de produção ao Corolla Cross, que alcança um bom número de vendas.
O fato curioso é que a dupla de compactos continuou sendo fabricada em uma parte menor da instalação, com unidades destinadas à exportação.
Eles deixaram de ser vendidos em território brasileiro no último ano (2021), mais especificamente em março.
Prius
Em setembro de 2019 a montadora japonesa lançou em nosso mercado a nova geração do sedan Corolla, que inovou o segmento trazendo uma versão híbrida entre as opções da gama. Porém, a marca já tinha um modelo híbrido há muito tempo, chamado de Prius.
O Prius é o carro híbrido mais vendido do mundo todo, embora não tenha repetido esse sucesso por aqui, já que o governo nunca incentivou a venda de carros mais sustentáveis como os híbridos e os elétricos, além do fato de ser um carro de nicho, com um público bastante específico que busca uma proposta mais sustentável e econômica.
Suas vendas, que já eram baixas, começaram a ficar ainda menores depois da chegada do irmão, que também inovou ao ser o primeiro híbrido flex do mundo, enquanto o Prius continuou “bebendo” apenas gasolina.
Por ser importado, também jogava contra si mesmo o preço, que era muito próximo ou até mesmo maior que o do Corolla Hybrid.
Sem fazer sentido e ainda trazendo um visual polêmico por abusar nas linhas ousadas, já era de se esperar que a montadora deixasse de vendê-lo em nosso país, o que aconteceu em agosto de 2021.
Hilux e SW4
Fique calmo, na verdade esses dois modelos não saíram de linha no Brasil, afinal vendem muito bem, o que torna isso mais difícil de acontecer.
O que a Toyota fez foi retirar de seu portfólio todas as versões da Hilux e do SW4 que contavam com motorizações flex, pois estas sim tinham vendas mais inexpressivas, ao contrário das configurações com motores a diesel.
Com essa descontinuação em novembro de 2021, ambos os modelos ficaram mais caros, partindo de um preço bem mais elevado, já que um motor flex geralmente é mais barato do que um diesel.
Essa eliminação é de fato uma tendência do mercado de picapes médias e SUVs grandes, já que o único concorrente direto do SW4, que é o Chevrolet Trailblazer, também possui apenas motor diesel. Além disso, mais nenhuma picape dessa categoria conta com versões flex, nem mesmo a Chevrolet S10, que resistiu até pouco tempo atrás com esse tipo de propulsor.
Camry
Não deve ser segredo para ninguém que a categoria de sedans está cada vez mais escassa no mundo todo, e no Brasil, principalmente a de médios e de grandes, como é o caso do Toyota Camry.
Além da baixa procura por esse tipo de veículo, o Camry também sofria por ser vendido em uma versão única que era extremamente cara, passando de R$320.000 pouco antes de dar adeus ao Brasil. Com isso ele acabava atuando em uma proposta muito específica, então se tornando raro e com vendas muito baixas.
O sedan trazia sob o capô uma motorização 3.5 V6 aspirado que rendia até 310cv de potência e 37,7 kgfm, números que proporcionam um excelente desempenho ao modelo, mesmo que performance não seja sua proposta, já que visa o luxo e conforto. Como prova disso, basta notar o 0 a 100 km/h feito em apenas 7s e a velocidade máxima definida em 225 km/h.
Quando saiu de linha, em agosto de 2021, a Toyota disse que a indisponibilidade do Camry é temporária, mas as chances de o sedan voltar ao nosso mercado são baixas, justamente pela baixa procura.
Conclusão
Estes são os carros que saíram de linha nos últimos anos da montadora japonesa Toyota, que é conhecida pela alta confiabilidade de seus carros e também pela boa revenda no mercado de usados e seminovos.
Logicamente outros veículos da marca também já saíram de linha, mas todos eles há muito tempo, a exemplo da perua Fielder (baseada no Corolla) que deixou nosso mercado em setembro de 2008, ou seja, há quase 14 anos.