Por mais que ainda estejamos em março de 2022, muitas montadoras já estão lançando as linhas 2023 de seus modelos. Assim acaba de acontecer com a Ford, que apresentou recentemente a nova gama de sua picape média, a Ranger.
Além de uma queda nos preços para algumas versões (em razão da redução do IPI aprovado pelo governo federal), a principal novidade é a adição de uma nova versão para a gama, a FX4, que assim como a Storm, também traz uma proposta mais aventureira.
Uma outra novidade é que todas as versões receberam uma atualização em suas motorizações, ganhando agora um novo sistema de emissões para se adequar às normas mais recentes do Proconve L7, que entraram em vigor no primeiro dia deste ano. Apesar disso, os números de potência e torque dos propulsores 2.2 diesel e 3.2 diesel permanecem os mesmos.
Ford Ranger Storm ou FX4?
Se a versão Storm já cumpre o papel de ter uma proposta mais off-road, teoricamente a nova configuração, chamada de FX4, não faz sentido, sobretudo por trazer a mesma motorização.
Entretanto, na verdade elas possuem um posicionamento um pouco diferente, já que a Storm é mais barata e abre mão de alguns equipamentos de tecnologia e conforto, enquanto a FX4 é mais cara e traz esses itens mais refinados.
De acordo com Antonio Freitas, gerente de marketing de picapes da Ford, esse é o posicionamento das duas alternativas na linha 2023. “A Ranger Storm atende o cliente que quer robustez e estilo para uso off-road, sem se incomodar em abrir mão de alguns equipamentos para ter um custo-benefício melhor”, afirmou.
“Após o seu lançamento, identificamos que existe também um cliente com o mesmo perfil aventureiro, mas que exige mais requinte, tecnologia e conforto. Foi para ele que nós desenvolvemos a Ranger FX4”, completou Freitas.
De acordo com a montadora americana, o nome “FX4” começou a ser utilizado no começo dos anos 2000, sendo uma junção de “Ford” e “4×4”, para identificar o pacote off-road de suas picapes. A picape intermediária recém-lançada, Maverick, também recebe esse pacote em sua versão única.
Design
A picape agora traz nessa versão, alguns elementos leves de um modelo off-road, embora sejam bem sutis.
A dianteira é composta por uma nova grade com detalhes em black piano, assim como a região inferior do para-choque. Os faróis são os mesmos da versão de topo Limited, com iluminação em LED e sistema de projetor.
O design é focado em elementos de cores mais sóbrias e menos chamativas, por isso traz máscara negra para os faróis e não possui detalhes em cromado ou na cor da carroceria.
A lateral chama atenção pelo estribo e pelo grande adesivo na região inferior das portas, trazendo o nome da versão estampado. Os retrovisores e as maçanetas são pintados em preto brilhante (black piano). Vale ressaltar que o snorkel apresentado nas fotos oficiais é vendido apenas como um acessório, instalado na concessionária.
As rodas R18 são calçadas com pneus Pirelli Scorpion 265/60 All Terrain (uso misto, metade estrada e metade off-road), mas se for de preferência do proprietário, ele pode equipar essa versão com um opcional de R$2.000 que inclui as rodas R17 com pneus 265/65 All Terrain Plus da versão Storm.
Já a traseira é marcada por também utilizar máscara negra nas lanternas, enquanto a tampa da caçamba recebe o logotipo da versão pintado em vermelho e o característico grande adesivo com o nome da picape que é totalmente preto nessa configuração. Também ganha destaque o para-choque com acabamento em black piano. O Santo Antônio da caçamba possui design exclusivo e é funcional.
O interior também traz alguns detalhes com o nome da versão, mesclando detalhes em vermelho e preto brilhante. Os bancos possuem costuras vermelhas e o nome FX4 gravado em relevo.
Motor da Ford Ranger
O propulsor utilizado na Ranger FX4 é o mais eficiente de gama atual da picape, ou seja, estamos falando do motor 3.2 Duratorq de 5 cilindros em linha, que é alimentado por diesel e rende potência máxima de 200cv aos 3.000rpm, enquanto o torque máximo de 47,9 kgfm é alcançado em 1.750rpm.
A transmissão é automática do tipo convencional, com conversor de torque. São 6 velocidades, e a tração é 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro.
Vale lembrar que assim como o Grupo Stellantis precisou fazer em seus carros com motorização diesel, agora toda a linha da Ranger vem equipada com um tanque de ARLA 32, que é um reagente líquido composto por 32,5% de ureia, para diminuir a emissão de poluentes.
De acordo com a Ford, o tanque tem 20L, quantidade que geralmente costuma durar cerca de 10.000km a 14.000km, representando um custo menor que 1 centavo por quilômetro percorrido.
Equipamentos
A Ford Ranger FX4 é recheada de equipamentos, embora não traga todos os itens que estão disponíveis na versão mais cara Limited, como o piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e sistema de permanência em faixa.
Veja os principais itens de série:
- DRL em LED, estribos laterais, faróis de neblina, iluminação de caçamba, Santo Antônio funcional, volante com ajuste de altura, apoio de braço dianteiro, volante multifuncional e manopla de transmissão revestidos em couro, vidros elétricos nas quatro portas, ar-condicionado digital dual-zone;
- Banco do motorista com ajustes elétricos, bancos parcialmente em couro, 7 airbags (2 laterais, 2 frontais, 2 de cortina e 1 de joelho), controles de tração e estabilidade, retrovisores com rebatimento elétrico e repetidores de seta, faróis em LED com projetores;
- Assistente de descida, sensores de estacionamento traseiros, assistente de partida em rampas, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, painel com duas telas de 4,2”, chave canivete, câmera de ré, central multimídia SYNC 3 com tela de 8” e piloto automático.
- Opcionais: rodas R17 com pneus 265/65 All Terrain Plus – R$2.000.
- Total com pintura metálica: R$292.890.
Cores
Infelizmente a nova versão não é ofertada com a belíssima pintura Azul Belize, a qual está disponível em outras versões como até mesmo a Storm. Ao total são 6 opções de pintura:
- Sólidas: Vermelho Bari (Gratuita) e Branco Ártico (R$850).
- Metálicas: Prata Geada – R$1.900.
- Perolizadas: Preto Gales, Cinza Moscou e Vermelho Toscana – R$1.900.
Versões e preços da Ford Ranger
A novidade chegou com o mesmo preço cobrado pela configuração XLT, permitindo que o consumidor escolha qualquer uma das duas sem pagar uma diferença por isso.
Vale lembrar que há cerca de 2 semanas os preços da picape eram menores, atingindo um pico de R$306.890 na versão Limited com pintura perolizada. Contudo, em poucos dias a Ford elevou os preços da linha 2023 da Ranger, recentemente abaixando-os novamente em razão do menor IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados).
Ou seja, isso significa que na prática os valores atuais praticados ainda são bem mais altos que os definidos até a fase final do mês anterior.
Veja a seguir, a gama completa da Ford Ranger 2023:
- XLS CD 2.2 Diesel AT – R$209.320
- XL CS 2.2 Diesel 4×4 Manual – R$215.980
- Black CD 2.2 Diesel AT- R$218.240
- XL CD 2.2 Diesel 4×4 Manual – R$229.700
- XLS CD 2.2 Diesel 4×4 AT – R$249.010
- Storm CD 3.2 Diesel 4×4 AT – R$252.440
- XLT CD 3.2 Diesel 4×4 AT – R$288.990
- FX4 CD 3.2 Diesel 4×4 AT – R$288.990
- Limited CD 3.2 Diesel 4×4 AT – R$313.590
*CD – Cabine Dupla.
*CS – Cabine Simples.
Para efeitos de comparação, veja os valores anteriores incluindo todos os opcionais disponíveis:
- XL CS 2.2 Diesel 4×4 Manual: R$204.040
- XLS 2.2 Diesel AT: R$205.690
- Black 2.2 Diesel AT: R$214.090
- XL CD 2.2 Diesel 4×4 AT: R$214.990
- XLS 2.2 Diesel 4×4 AT: R$245.890
- Storm 3.2 Diesel 4×4 AT: R$248.090
- XLT 3.2 Diesel 4×4 AT: R$281.990
- Limited 3.2 Diesel 4×4 AT: R$306.890