Podemos afirmar, sem sombras de dúvida, que o Cooper é o modelo mais famoso da montadora britânica Mini, inclusive sendo automaticamente atribuída como apenas um veículo por muitas pessoas, como se “Mini Cooper” fosse um carro, e não uma marca e seu modelo.
Nesta matéria, confira todos os seus detalhes e os principais pontos de sua trajetória ao longo dos anos!
A identidade de um Mini
Como o próprio nome da marca já entrega, os carros da Mini geralmente são compactos, e foi assim que eles surgiram, trazendo um tamanho realmente reduzido, embora esse porte tenha aumentado muito com o passar dos anos.
Fato é que mesmo com a evolução e a modernidade, até hoje a montadora é responsável por ter uma característica muito única em sua identidade visual, principalmente no Cooper, que traz faróis arredondados até hoje e um formato “quadrado com linhas curvas”.
Onde tudo começou
A história da Mini na verdade começa em 1959, na Inglaterra, quando a British Motor Corporation criou o Austin Mini, com o projeto encabeçado pelo engenheiro da montadora Morris, que foi convocado com o desafio de desenvolver um carro compacto e econômico, mas que mantivesse um bom espaço interno para adultos.
Entretanto, foi em setembro de 1961 que o preparador e engenheiro de carros de corrida, chamado de John Cooper, optou por modificar o carro para que ele ficasse mais agressivo, e então dando origem ao primeiro Mini Cooper, que tinha um 997 no final do nome. Posteriormente as versões mais esportivas da Mini receberam o nome do engenheiro.
O modelo ficou muito reconhecido nas provas de rali, com o primeiro ponto marcante na história em 1964, quando foi vencedor do Rali De Monte Carlo. Por conta do sucesso atingido, a marca decidiu colocar essa versão à venda oficialmente.
Foi em 1970 que os emblemas da Austin e da Morris foram substituídos por uma marca própria, chamada simplesmente de Mini.
MINI sob a gerência do Grupo BMW
No ano de 1994 a montadora alemã BMW se interessou pelo compacto, e então adquiriu a MINI (agora escrito com letras maiúsculas), remodelando completamente seus modelos em 2000, deixando apenas o nome da marca como herança da antiga direção. Prova disso é até mesmo o tamanho, que aumentou 60cm no comprimento e 30cm na largura.
Logicamente os carros da Mini foram atualizados ao longo de sua trajetória, até mesmo lançando outros modelos além do pequeno hatch, inclusive SUVs/Crossovers.
Em 2011 a MINI voltou a participar das corridas de rali, inclusive entrando na disputa de algumas etapas do WRC (Campeonato Mundial De Rali), onde a montadora escolheu o modelo Countryman para a disputa.
MINI no Brasil
Em nosso país a montadora britânica já foi inaugurada sob o guarda-chuva do Grupo BMW, com lançamento oficial em abril de 2009, na época com apenas duas concessionárias, uma localizada em São Paulo e outra em Curitiba.
Inicialmente foi ofertado apenas o Cooper e o Cooper S, sua versão mais esportiva e apimentada visualmente. Porém, em junho do mesmo ano a montadora lançou o Cabrio, um conversível de 4 lugares.
O Countryman foi apresentado pouco mais de 1 ano depois, em outubro de 2010. Exatamente após um ano (outubro de 2011) ocorreu o lançamento do MINI Coupé, o primeiro modelo com apenas dois lugares.
O mês de março de 2012 ficou marcado pela chegada do MINI Roadster, um conversível com somente 2 acentos. O próximo integrante a desembarcar por aqui foi o Paceman, em junho de 2013. Pouco tempo depois, em agosto do mesmo ano, a marca trouxe a linha John Cooper Works às terras brasileiras, nas configurações Hatch, Cabrio, Coupé e Roadster.
Até o momento, o carro mais recente da MINI a chegar no Brasil foi o Clubman, que foi lançado aqui em dezembro de 2015.
Linha atual da MINI no Brasil
A gama atual da MINI é composta por apenas 3 modelos:
- Cooper: o hatch pode ser encontrado em várias configurações, inclusive em uma variante totalmente elétrica, chamada de S E. Também estão disponíveis as opções com 2 ou 4 portas, além da Cabrio. A linha se inicia em aproximadamente R$229.990.
- Cooper Clubman: é a perua da marca, que é vendida apenas na versão John Cooper Works, a qual visa uma performance mais eficiente. Ela tem valor inicial de R$309.990.
- Cooper Countryman: é o maior modelo da MINI, que se enquadra com um SUV/Crossover e também é ofertado na configuração JCW (John Cooper Works), além de opções com motorização híbrida.
Embora alcance o valor mais alto da gama (desconsiderando os opcionais), o Countryman tem o valor inicial mais acessível, partindo de R$219.990.
Todos eles são chamados de Cooper, já que de fato entregam características muito próximas, como por exemplo o design da dianteira, que segue sempre com os dois faróis arredondados.
Conclusão
Se tornando muito conhecida pelo desempenho em competições, a MINI certamente se tornou uma marca muito única, mesmo que seja comandada pela BMW atualmente, de onde compartilha muitos itens.
Até hoje os modelos da montadora inglesa possuem um visual muito característico e um estilo de vida bem específico, mirando em um nicho de esportividade, luxo e exclusividade.