Mesmo em tempos tão modernos, muitos carros ainda não possuem um sistema de som, sobretudo aqueles um pouco mais antigos. Seja uma central multimídia com tela touchscreen ou um rádio mais simples, o sistema de som/entretenimento é muito importante para muitos consumidores, e quando um carro não conta com esse equipamento como item de fábrica, a solução é colocar um modelo vendido no mercado de acessórios automotivos.
Outra situação bastante comum é comprar um carro usado que tenha um sistema muito ultrapassado para a atualidade, onde neste caso muitos proprietários preferem o substitui-lo por um mais moderno.
Como não basta apenas adquirir, hoje te mostraremos como instalar um sistema de som automotivo. Confira!
Conte com um profissional
Por envolver a parte elétrica do veículo, instalar um rádio ou uma central multimídia pode não ser uma tarefa muito básica, pois pode exigir o uso de equipamentos adequados que as vezes não temos em casa. Por isso recomendamos que você priorize o serviço de um profissional especializado no ramo, já que existem muitas oficinas e lojas de equipamentos de som que realizam essa instalação.
Lembre-se também que se não houver conhecimento técnico suficiente pelo proprietário do veículo, a instalação caseira pode resultar em alguns problemas ou um mau funcionamento do sistema de som instalado. Se escolher contratar um serviço, também é importante fazer questão de optar por um local de confiança, pois nem sempre o serviço mais barato vale a pena, podendo resultar em instalações mal feitas ou até mesmo golpes.
Como instalar um rádio automotivo em casa?
Se você optou por fazer o serviço em casa mesmo ao invés de levar em uma oficina ou auto elétrica, agora você irá aprender a fazer esse procedimento da forma correta para que o resultado seja o melhor possível.
Logicamente, primeiramente é necessário escolher o acessório a ser adquirido, mas se você chegou até esta matéria, provavelmente já fez a aquisição do sistema de som. Caso ainda não tenha escolhido, vale a pena conferir nossa matéria onde listamos os melhores sistemas de som com Bluetooth para carros.
Antes de começar, vale frisar que todo o processo é divido em duas partes se o carro já possuir um sistema de som, pois será preciso substituir o item anterior.
Como instalar um som automotivo – Passo a passo
Retirando o rádio antigo
- 1 – A primeira etapa de todo o processo consiste em separar as ferramentas que serão necessárias para a instalação. Geralmente os mais comuns são: 1 par de chaves de fenda e 1 chave ou soquete para o cabo da bateria. Você também pode precisar de uma pistola de solda ou um equipamento de crimpagem.
- 2 – Para garantir uma maior segurança, antes de começar acione o freio de estacionamento (conhecido popularmente como freio de mão), em seguida desconecte o polo negativo da bateria, pois isso ajuda a evitar um curto-circuito no sistema elétrico.
- 3 – Um sistema de som, seja um rádio ou uma central multimídia, pode ser instalado de algumas formas diferentes, com componentes distintos e algumas particularidades. Na maioria dos casos antes é necessário desmontar o painel do carro (uma parte dele), e por conta disso, para retirar o rádio antigo é importante seguir as recomendações descritas no manual de instruções do veículo.
- 4 – Após seguir os passos recomendados pela própria montadora do veículo ou pela marca do equipamento, tire uma foto de todas as conexões do aparelho, pois ela poderá te auxiliar de alguma forma na instalação do produto novo.
Colocando o novo acessório
- 1 – Após ter retirado o item anterior, chegou a hora de finalmente colocar o novo sistema de som em seu carro.
Caso haja um chicote elétrico específico para o seu veículo, primeiramente você deve combinar a fiação do chicote do carro com a do equipamento de som, e isso geralmente não é complicado pois cada chicote possui características únicas, o que faz com que ele só se encaixe na outra peça correta.
Como esses chicotes comumente possuem um diafragma de fiação com código de cores para conectar o chicote, verifique o diafragma do carro e do aparelho para confirmar que tudo está correto.
Entretanto, caso seu carro não tenha chicotes elétricos, você terá que combinar cada fio de forma manual, identificando cada um dos fios e conectando-os aos fios correspondentes do equipamento, que na maioria dos casos estão representados pela mesma cor.
- 2 – Para conectar os fios desencapados e prendê-los juntos, você pode escolher entre dois métodos: os conectores rápidos (crimpagem) ou a solda. A primeira opção costuma ser mais prática, mas é a segunda que entrega mais segurança, criando uma conexão permanente que garante a máxima transferência de corrente. Para isso você deve utilizar um equipamento de crimpagem ou uma pistola de solda, a depender da opção de união que você escolher.
- 3 – Normalmente os fios de energia são conectados através do chicote, mas no caso da conexão manual que citamos anteriormente, você primeiro precisa entender a diferença entre uma energia comutada e uma constante, veja:
– Energia comutada
A fonte de energia comutada é ligada somente quando a ignição do carro (através da chave) é ativada. Para que o rádio desligue quando você desligar o carro (o que previne a descarga da bateria), ligue o cabo de alimentação principal (comutado) de seu novo equipamento, que normalmente é um fio vermelho, à fonte de alimentação comutada.
– Energia constante
Como o seu próprio nome entrega, a energia constante é o contrário, pois permanece ligada o tempo todo enquanto houver carga na bateria. Conecte o fio de memória (geralmente amarelo) de seu rádio a uma fonte de energia constante se você preferir que o equipamento não desligue junto com a chave do veículo, mas lembre-se que neste caso será preciso desligá-lo manualmente.
- 4 – Um dos últimos passos é conectar os fios dos alto-falantes do carro no sistema de som novo. Vale lembrar, porém, que carros muito simples as vezes não possuem essa pré-disposição para som, neste caso sendo necessário comprar os auto-falantes primeiro. Os aparelhos habitualmente contam com 8 fios (4 positivos e 4 negativos) para serem conectados em um tradicional sistema de 4 alto-falantes. Os automóveis costumam sair da fábrica com os encaixes prontos para isso.
- 5 – A próxima etapa consiste em instalar o fio terra do som, que é ideal para eliminar ruídos indesejados e ter uma qualidade sonora adequada. Se você não estiver utilizando um chicote elétrico, terá que encontrar o parafuso que está em contato com o metal do chassi do carro. Solte esse parafuso, passe o fio (que geralmente é preto) por baixo dele e aperte o parafuso novamente.
- 6 – Com estes processos realizados, chegou o momento de testar o serviço realizado antes de montar novamente o painel, pois se algo precisar ser corrigido, será mais fácil fazer isso com a fiação acessível.
Cheque todas as principais funções do rádio, como Bluetooth, FM, AM, USB e etc. Para esse teste você terá que ligar o cabo da bateria novamente.
- 7 – Com tudo funcionando corretamente, você pode finalmente montar o rádio em seu lugar, assim como o painel que precisou ser desmontado. Certifique-se de que a instalação seja cuidadosa, pois os painéis costumam ter travas e encaixes um pouco frágeis, algo que pode acabar quebrando com facilidade, ocasionando um grande prejuízo ao proprietário do carro.
É importante que você siga novamente as instruções indicadas no manual de instruções do veículo ou do equipamento de som.
Conclusão
Notou que as etapas são um pouco mais complicadas do que normalmente se imagina?!
Explicamos o processo de forma resumida, mas se houver um conhecimento técnico no mínimo mediano, é possível fazer essa instalação em casa, embora ainda valha a pena ressaltar novamente que um profissional deve ser procurado para garantir um serviço de qualidade e sem problemas, ainda mais se o equipamento de som exigir algum tipo de adaptação no sistema elétrico ou no painel do carro, geralmente por conta do tamanho diferente que não encaixa no painel original.