O ar-condicionado se tornou um equipamento praticamente obrigatório em qualquer carro vendido no Brasil, pois são poucos que ainda não oferecem esse item de comodidade, geralmente aqueles que são bem focados ao uso no trabalho.
Fato é que dificilmente um consumidor comum aceita a ausência do ar-condicionado, pois esse item realmente oferece uma comodidade muito mais avançada aos ocupantes, embora roube potência da motorização e consuma mais combustível de um modo geral.
Apesar de não ser algo tão comum de acontecer, pode ser que o ar-condicionado de seu carro pare de funcionar, e pensando nisso nós montamos para você um guia de como consertá-lo!
Contrate um profissional da área
Mais uma vez precisamos destacar que recomendamos a procura de um especialista de confiança desta área, pois o conserto de seu ar-condicionado pode ser feito de diversas formas, a depender do tipo de problema que ocorreu, e esse fator quem deve avaliar é um profissional devidamente capacitado e com ferramentas específicas.
Porém, mesmo que você deva buscar um serviço de qualidade profissional, mostraremos para você como funciona o passo a passo de um reparo no equipamento. Dessa forma você poderá pelo menos avaliar o serviço que foi contratado, conseguindo identificar se foi realmente realizado de forma correta. Caso o gás de refrigeração esteja baixo, é possível que você consiga resolver o problema em casa, por conta própria.
Identificação do defeito
O primeiro ponto é identificar o problema do ar-condicionado de seu carro, pois não será possível corrigi-lo sem antes encontrá-lo.
Comece ligando o motor do carro e o ar-condicionado na configuração mais forte possível, para que o nível da temperatura seja avaliado. Note se a temperatura está mediana ou realmente fria como indica os controles do ar, seja ele digital ou não.
Se é notório que a temperatura indicada não é atingida, o defeito pode estar presente na circulação, por isso você deve checar as ventoinhas de resfriamento. O problema também pode ser elétrico ou exigir a troca do filtro de ar da cabine para que a circulação do ar seja melhorada.
Onde procurar
Como dissemos no início desta matéria, encontrar onde está localizado o problema pode não ser uma tarefa muito simples.
Abra o capô do veículo e procure pelo compressor de ar-condicionado. Note se a polia e a correia estão girando corretamente, sem dificuldade para isso.
Caso essa peça não esteja funcionando da forma certa, essa situação pode indicar que o compressor esteja quebrado, ou apenas necessitando de gás de refrigeração.
Analise também o caminho de fiação que é conectado ao compressor do ar-condicionado, pois algo pode estar danificado. Verificar se há vazamentos aparentes é outra ação importante, e para isso você pode contar com o auxílio de um corante destinado a este fim, que torna os vazamentos visíveis a olho nu.
Gás refrigerante do ar-condicionado
O gás refrigerante é fundamental para o funcionamento do ar-condicionado, portanto, pode ser preciso adicionar mais gás para o equipamento voltar a operar.
Existem dois tipos de gás refrigerante, o R12 e o R-134A. O primeiro deles é utilizado em veículos fabricados antes de 1995, e o segundo, em modelos produzidos após este ano.
Vale lembrar que você precisará de um mecânico para repor o gás R12, enquanto o mais recente pode ser colocado em casa. Certifique-se de comprar o correto.
Confira agora o passo a passo para colocar o gás de refrigeração:
- 1 – Para adicionar gás ao sistema de ar-condicionado, é preciso conferir a tabela de temperatura indicada na embalagem do produto. Ela te mostrará qual pressão deve carregar o sistema, de acordo com a temperatura do ar ambiente.
- 2 – O segundo passo é encontrar a porta de pressão baixa, que é por onde o gás deve ser recarregado. Para encontrá-la, conte com a ajuda do manual de manutenção do veículo. Geralmente é possível acha-la seguindo a linha do compressor do ar-condicionado.
- 3 – Agora, conte com um pano limpo para limpar a poeira, e em seguida remova a tampa da porta de pressão.
- 4 – Conecte a mangueira do recipiente de carregamento do gás, garantindo uma conexão segura e sem riscos.
- 5 – A pressão é indicada em uma tabela no rótulo do produto adquirido, e após liberá-lo, será necessário acompanhar o medidor de pressão para identificar quando o sistema estiver cheio.
- 6 – Para colocar o gás refrigerante, solte a válvula da lata até que ela perfure o seu selo. Caso tenha dificuldades para rasgar o selo, procure instruções no produto, pois eles podem ser selados de formas diferentes.
- 7 – Ao adicionar o produto é importante que a lata seja segurada em pé, agitando-a (sem exageros) de vez em quando para que ela não perca pressão.
- 8 – Assim que o medidor apontar que o recipiente está cheio, já é possível retirar a mangueira, e então a reposição do gás estará finalizada. Você pode optar por guardar a lata de gás refrigerante para utilizá-la novamente, caso tenha sobrado alguma quantia do produto.
Conclusão
Para um público geral, o reparo de um ar-condicionado é realmente muito mais complicado do que aparenta ser, logicamente se tornando muito mais rápido e fácil quando há conhecimento técnico sobre o assunto.
É exatamente por isso que você deve levar o seu veículo a um mecânico de confiança para que ele avalie o problema e aplique a solução da forma mais correta e segura, pois um reparo no ar-condicionado pode acabar sendo até mesmo perigoso se algo for realizado erroneamente.