O Grupo Stellantis, que no Brasil é formado por Fiat, Citroën, Jeep, Peugeot, RAM, Chrysler, Abarth e Dodge, anunciou recentemente o início da fabricação de um dos seus próximos lançamentos, o novo Citroën C3.
Veja agora, todos os detalhes que já sabemos sobre a nova geração do hatchback compacto!
Produção
Foi na última quinta-feira (17/03/2022) que a montadora francesa começou a produzir a nova geração do C3, em sua planta localizada em Porto Real, no Rio De Janeiro. Por lá também são fabricados o Citroën C4 Cactus e o Peugeot 2008, ambos pertencentes a categoria de Crossovers Compactos.
A inauguração teve presença do CEO da Stellantis, Carlos Tavares, além de outros membros importantes, como o Antonio Filosa, presidente do grupo na América Do Sul, que comentou: “O novo Citroën C3 é um grande orgulho para as nossas equipes da América Do Sul, que tiveram um enorme protagonismo na concepção e no desenvolvimento deste veículo global e o fizeram com maestria.”
“Ele é um dos mais importantes lançamentos dentro da nossa estratégia na região e já contou com o suporte decorrente das sinergias promovidas pela Stellantis, como nossos laboratórios e campos de provas. Tenho certeza de que o novo C3 vai acelerar o crescimento da Citroën na América Do Sul”, afirmou Filosa.
O CEO da montadora francesa Citroën, Vincent Cobée, realizou o seguinte comentário: “O novo C3 ilustra perfeitamente a nossa estratégia de internacionalização da Citroën. Estar aqui hoje no Brasil, no início de sua produção em série e ver como esse veículo ficou incrível me deixa enormemente feliz e confiante em tudo que esse carro representa e vai trazer para a nossa marca na América Do Sul.”
Cobeé também disse que: “Esse é o primeiro veículo da família C-Cubed. Um hatch espetacular, versátil, conectado e com a proposta de conforto inigualável. A combinação da identidade Citroën com a produção local certamente fará do novo C3 uma opção acessível e muito competitiva para os mercados brasileiro e sul-americano”.
Para abrigar a plataforma CMP (já usada no importado Peugeot 208 e que equipará o C3 em uma variante mais simples) na planta de produção, a fábrica da marca passou por uma atualização em 2020, com investimento de 220 milhões de reais e incluindo novos robôs.
O que já sabemos sobre o novo Citroën C3
Certamente o novo C3 será extremamente diferente daquele oferecido anteriormente, em sua primeira geração que durou de 2003 a 2020.
Na geração mais nova, além de logicamente mais atual e moderna, a grande mudança foi aplicada no posicionamento de mercado e nas características de projeto, que são inspiradas em um SUV/Crossover Compacto, categoria que está em constante ascensão no mercado global, incluindo o Brasil.
Se antes atuava como um hatchback mais voltado para o segmento de compactos-premium, agora ele fará parte de um nicho um pouco mais acessível, embora seu visual seja suficientemente refinado para concorrer em categorias superiores.
É justamente essa a principal proposta que a Citroën colocou sobre o novo C3, visando chamar atenção pelo design e pelas combinações de cores disponíveis, além de ter aspectos que lembram um SUV/Crossover Compacto, como bons ângulos de entrada e saída, uma altura mais elevada e uma posição de dirigir mais alta.
De acordo com a marca, ao todo serão 13 combinações diferentes para a sua pintura bi-tom, enquanto o interior também deverá receber alguns detalhes exclusivos de acordo com a personalização pretendida.
Motorização
Infelizmente os propulsores ainda não foram confirmados pela Stellantis, mas os motores mais especulados são o 1.0 e 1.3 FireFly de origem Fiat. O primeiro rende potência máxima de 75cv e torque 10,7 kgfm, enquanto o segundo alcança 107cv e 13,7 kgfm.
A motorização 1.6 EC5 de origem Citroën/Peugeot também está na mira, com possibilidade de aparecer na configuração mais cara. Após recentes modificações em razão das novas normas do Proconve L7, agora ela rende até 120cv e 15,7 kgfm.
Posicionamento e versões
Embora essa informação ainda não tenha sigo divulgada oficialmente, acredita-se que a versão de entrada será realmente bem simples, com preço em torno R$67.000 e ofertando uma lista mais enxuta de itens de comodidade, como provável ausência de faróis de neblina e vidros traseiros elétricos, por exemplo.
A versão de topo, que deverá contar com transmissão automática, provavelmente terá um valor próximo aos R$85.000, já trazendo um conjunto de iluminação em LED e outros equipamentos mais sofisticados.
Plataforma
Conforme mencionamos anteriormente, sua plataforma já foi confirmada. O hatchback com design aventureiro é montado sobre uma versão simplificada da base CMP (Common Modular Platform), a qual já equipa o Peugeot 208 que atualmente é importado da Argentina.
Conectividade e conforto
A marca prometeu entregar um espaço interno que se torne um diferencial entre a categoria, incluindo um espaço traseiro para as pernas entre os melhores do segmento. A Citroën ainda disse que o porta-malas também ficará entre os mais generosos.
Em termos de conectividade o Grupo Stellantis já deu destaque ao sistema de multimídia “Citroën Connect Touchscreen”, que integra uma tela sensível ao toque de 10” com conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play, além de reconhecimento de voz e 3 entradas USB.
Conclusão
O novíssimo Citroën C3 deve chegar muito em breve, considerando que sua produção brasileira já foi iniciada. Caso tenha um preço competitivo, é bastante provável que o modelo atinja um considerável número de vendas, e se parecer com um SUV/Crossovers é um dos motivos para isso, aliando-se à grande conectividade e modernidade geral.
A estratégia de vendas da montadora italiana Fiat também influenciará o hatchback francês, algo que deve ser bastante positivo, visto que ela tem liderado a participação de mercado nos últimos tempos.
Caso queira conhecer mais alguns detalhes dessa nova geração, acesse a seguinte matéria disponível em nosso blog:
Obviamente um dos principais determinantes de seu sucesso será o preço, por isso nos resta aguardar para que novos detalhes sejam informados oficialmente.