O Santa Fé sempre foi um modelo mais luxuoso na linha da Hyundai, mas na sua última geração importada para o Brasil ele ficou ainda mais refinado, e claro, muito mais caro!
Ele é um SUV de porte grande da montadora sul-coreana e está um nicho acima dos próprios SUVs da montadora, que tem ainda:
- – IX35: compete com as versões topo de linha de SUVs compactos de outras montadoras;
- – New Tucson: modelo de porte médio que briga no mesmo segmento de Jeep Compass e Volkswagen Taos.
- – Creta: mesmo que ainda seja bem caro, é o mais acessível entre a linha da Hyundai, disputando mercado com diversos modelos dessa categoria de SUVs/Crossovers compactos.
Apesar de ser meio esquecido no Brasil, veja se vale a pena comprar um Hyundai Santa Fe!
Imagem ilustrativa.
Por que não vende bem?
O principal problema do Santa Fe é o preço, pois desconsiderando esse fator, ele possui ótimos atributos para se tornar um modelo de mais vendas.
Atualmente ele nem aparece mais no site oficial da CAOA, que administra a divisão de importados da Hyundai aqui no Brasil. Isso indica que ele deixa de ser vendido por aqui, na melhor das hipóteses temporariamente, mas como suas vendas são extremamente baixas, provavelmente o modelo não retornará tão cedo.
Ainda como linha 2020 ele era ofertado por R$297.300 na configuração única que não recebe um nome específico, identificada apenas por 3.5 V6 7 Lugares AWD Automático. A tabela FIPE tem praticamente o mesmo valor, chegando aos R$297.784 atualmente.
Vamos ver então tudo que um modelo de quase 300 mil reais entrega!
Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.
Conjunto Mecânico
O SUV não aderiu ao downsizing, ainda utilizando um grande motor e V6!
O 3.5 aspirado rende potência máxima de 280cv aos 6.300rpm com torque de 34,3 kgfm a 5.000rpm.
A transmissão é automática convencional de 8 velocidades.
A tração nas quatro rodas funciona automaticamente sob demanda.
Imagem ilustrativa.
Consumo
Com um motor 3.5 V6 e tração nas quatro rodas, já era de se esperar um consumo elevado. De acordo com o Inmetro, são 6,7 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada, sempre na gasolina pois é o único combustível que o modelo aceita.
Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.
Desempenho
Os números de performance não foram divulgados pela Hyundai, mas testes da revista Quatro Rodas apontam que o Santa Fe acelera de 0 a 100 km/h em 9,3s. Não é um desempenho ruim, mas poderia ser melhor considerando toda potência e a tração AWD.
Imagem ilustrativa.
Equipamentos
Confira os principais equipamentos ofertados por essa configuração.
3.5 V6 7 Lugares AWD Automático | |
Preço Inicial | Equipamentos |
R$297.300. | Abertura automática do porta-malas, carregador de celular por indução, sensores crepuscular e de chuva, ar-condicionado digital dual-zone, piloto automático, assistente de partida em rampas, chave presencial, câmera 360°, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple Car Play, volante com regulagem de altura e profundidade, faróis de neblina em LED, modos de condução, volante multifuncional em couro com paddle shifts, retrovisores elétricos com memória, repetidores de seta em LED e rebatimento elétrico, painel de instrumentos digital de 7”, retrovisor interno eletrocrômico com bússola, sensores de estacionamento traseiros, bancos em couro, sistema de som Infinity com 9 alto-falantes, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e resfriamento, saídas de ar para as últimas fileiras, freio de estacionamento eletrônico, teto-solar elétrico panorâmico, faróis full LED (Exceção da luz de seta), 6 airbags, controles de estabilidade e tração, lanternas traseiras em LED e sensor de ponto cego. |
O tamanho da lista de equipamentos faz ela parecer muito boa, mas o grande porém é que faltam itens importantes para um carro de 300 mil reais, como o piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, estacionamento automático, farol alto automático, central multimídia maior e mais conectada, um ar-condicionado com 3 zonas e etc.
As melhores opções de Hyundai Santa Fe você encontra na Karvi
Dimensões
O Hyundai Santa Fe aparenta ser maior do que realmente é.
Na realidade são 4,77m de comprimento, 1,89m de largura e 1,70m de altura (Com rack de teto).
O espaço interno é realmente muito bom, embora o entre-eixos de 2,76m não seja tão impressionante.
O volume do porta-malas impressiona de acordo com o divulgado pela montadora, mas ela utiliza um método de medida que não é muito comum no Brasil. Enquanto nós usamos o sistema VDA para calcular o espaço disponível, no Santa Fe esse cálculo foi realizado através do SAE, que geralmente é bem mais generoso. Por conta disso, considere que o porta-malas é menor que o divulgado oficialmente.
São 1.016L com os últimos bancos abaixados, diminuindo para 328L com eles levantados.
Enfrentar os obstáculos urbanos não é um problema para o Hyundai, mas o seu ângulo de entrada poderia ser um pouco melhor, já que conta com 18,5°. O de saída fica em 21,2°, enquanto o vão livre atinge 18,5cm, um número mediano.
Imagem ilustrativa.
Seminovo
Embora o modelo mais recente do Santa Fe seja bem difícil de ser encontrado, pensar um Hyundai Santa Fe da geração anterior pode ser uma alternativa. Na Karvi você encontra diversas opções de Hyundai Santa Fe usado.
Conclusão
Os principais pontos positivos do Hyundai Santa Fe estão concentrados no bom acabamento e no ótimo espaço interno. Porém, a lista de equipamentos não faz “os olhos brilharem” considerando seu altíssimo valor de 297 mil reais.
Apesar de ser um bom carro, o alto preço cobrado acaba inviabilizando a compra, já que é possível adquirir carros mais interessantes pelo mesmo ou por um menor valor.
Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.