Todos nós sabemos que o segmento de SUVs/Crossovers aumentou muito nos últimos anos, em praticamente todos os mercados automotivos do mundo.
Embora exista há muito tempo, aqui no Brasil a categoria dos “SUVs” Compactos começou a se popularizar fortemente com a segunda geração do Ford EcoSport e a primeira geração do Renault Duster, que chegaram aproximadamente em 2012.
Com novos modelos sendo lançados em torno de 2015, a exemplo do Jeep Renegade e do Honda HR-V, podemos dizer que a Volkswagen demorou muito tempo para reagir, pois seu primeiro veículo desta categoria foi o T-Cross, que estreou em nosso mercado apenas em meados de 2019.
Mais de 1 ano depois, a montadora alemã lançou um outro produto, também definido como SUV Compacto e recebendo o nome de Volkswagen Nivus. Como ele tem sido um sucesso em nosso mercado, hoje mostraremos para você todos os detalhes sobre o Nivus e ainda dizer se vale a pena comprá-lo!
Design
Falando brevemente de design, podemos dizer que o Nivus inaugurou uma nova identidade visual para a marca, já que muitos outros modelos estão seguindo seu caminho quando analisamos esse quesito. No Brasil ele também foi responsável por ser o primeiro a empregar o novo logotipo da Volkswagen, mais minimalista, além do novo volante.
Um de seus maiores destaques é a traseira, que possui um visual coupé e lanternas interligadas.
Dimensões do Volkswagen Nivus
Vale lembrar que o Nivus é baseado no Polo, portanto é construído sobre a mesma plataforma modular MQB-A0 e possui o mesmo entre-eixos, ao contrário do irmão T-Cross que é montado sobre a base do Virtus, que possui uma distância alongada entre os eixos.
Veja as principais dimensões:
Dimensões do Nivus | |
Comprimento | 4.266mm |
Largura | 1.757mm |
Altura | 1.493mm |
Entre-eixos | 2.566mm |
Porta-malas | 415L |
Peso | 1.199kg |
Tanque de combustível | 52L |
Por mais que o entre-eixos não seja um destaque, o que acaba resultando em um espaço interno que deixa a desejar, o porta-malas possui uma capacidade excelente considerando o segmento em que o Nivus se encaixa, sendo muito maior que diversos concorrentes. Isso ocorre por conta de seu design traseiro alongado.
Conjunto mecânico
As duas versões da linha possuem exatamente o mesmo conjunto mecânico, composto pelo já conhecido motor 1.0 200TSI (que faz alusão ao torque de 200 newton-metros) e pela transmissão automática convencional de 6 marchas.
Esse propulsor 1.0 turbo de 3 cilindros em linha consegue alcançar uma potência máxima de 128cv (E) e 116cv (G) aos 5.500rpm, enquanto o torque máximo atinge 20,4 kgfm (E/G) entre 2.000rpm e 3.500rpm.
Atualmente esse powertrain também equipa outros modelos da marca, como Polo, Virtus e T-Cross.
Vale ressaltar, porém, que existe a possibilidade de o crossover compacto trazer uma opção mais barata na linha, esta que contempla o motor 1.0 170TSI que era utilizado no Up!, de até 105cv e 16,8 kgfm. Mas essa informação ainda não é confirmada pela Volskwagen.
Desempenho e consumo do Nivus
De acordo com os números oficiais divulgados pela Volkswagen, o modelo leva exatos 10s para acelerar de 0 a 100 km/h se estiver abastecido com etanol, e 10,5s com gasolina. Já a velocidade máxima fica cravada em 189 km/h (E) e 184 km/h (G).
Segundo informam os números do Inmetro, o Nivus alcança as seguintes médias de consumo:
- Cidade: 7,6 km/l (E) e 10,7 km/l (G).
- Estrada: 9,6 km/l (E) e 13,3 km/l (G).
Os números são bons considerando sua proposta, mas não chegam a se tornarem referência.
Versões e preços do Volkswagen Nivus
Veja como a marca posiciona a linha atual do crossover:
Versão | Preço | Equipamentos | Opcionais |
Comfortline | R$118.350 | Piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, 6 airbags, ar-condicionado manual com saídas de ar-traseiras, assistente de partida em rampas, banco do motorista com ajuste de altura, câmera de ré, volante em couro com ajuste de altura e profundidade, controles de tração e estabilidade, apoio de braço dianteiro, painel de instrumentos digital de 8”, retrovisores elétricos com repetidores de seta em LED e função tilt-down, direção elétrica, DRL e faróis em LED, frenagem automática pós colisão, lanternas traseiras em LED, rodas de liga-leve R16, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia Composition Touch, sistema start-stop e vidros elétricos nas quatro portas. | Pacote VW Play – R$5.200 (Carregador de celular por indução e central multimídia VW Play de 10”). |
Highline | R$134.920 | Adiciona ar-condicionado digital, bancos em couro sintético, carregador de celular por indução, retrovisor interno eletrocrômico, faróis de neblina em LED com luz de conversão estática, retrovisores com rebatimento elétrico, painel de instrumentos digital de 10,2”, rodas de liga-leve R17, porta-luvas refrigerado, sensor de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro, central multimídia VW Play, chave presencial e sensor de fadiga. | Pacote Bicolor – R$2.000 (Retrovisores e teto pintados em preto, e rodas e logotipos escurecidos). |
Preços com todos opcionais e pintura metálica:
- Comfortline 1.0 200TSI AT: R$125.135.
- Highline 1.0 200TSI AT: R$138.505.
Cores
Atualmente o Nivus é ofertado em 5 opções de pintura, veja:
- Sólidas: Preto Ninja (gratuita) e Branco Cristal – R$490.
- Metálicas: Azul Biscay e Cinza Platinum – R$1.585.
- Especiais: Vermelho Sunset – R$1.585.
A alternativa Highline também oferta o Cinza Moonstone, que é definida como pintura especial e custa R$1.230. A versão de topo ainda pode ser equipada com um opcional de pintura em dois tons, que está disponível apenas para as cores Azul Biscay, Cinza Moonstone e Vermelho Sunset.
Painel e multimídia
A configuração mais acessível do Nivus já traz um painel de instrumentos 100% digital, neste caso com uma tela de 8”. O equipamento é basicamente o mesmo presente no Taos Comfortline.
Essa versão de entrada sai de fábrica com a central multimídia Composition Touch, que possui tela touchscreen de 6,5” e conexão por fio para Android Auto e Apple Car Play.
Já a Highline possui um painel mais avançado, com recursos a mais e uma tela 100% digital de 10,25”.
A central multimídia da versão mais cara é a VW Play, com tela de 10”, conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play, e sistema próprio que permite baixar aplicativos. Vale ressaltar que ela está disponível como opcional para a alternativa Comfortline.
Vale a pena comprar o Volkswagen Nivus?
Atualmente o modelo se encaixa como uma ótima opção na categoria que ocupa, trazendo recursos exclusivos como o ACC (piloto automático adaptativo), frenagem automática pós colisão, painel de instrumentos totalmente digital em ambas as versões e faróis full-led, além de outros ótimos itens como 6 airbags, freios a disco nas quatro rodas e um porta-malas bastante espaçoso.
Em comparação com o Fiat Pulse, um de seus rivais, o VW acaba perdendo ao não ofertar alguns equipamentos como farol alto automático, alerta de saída de faixa e um sistema de conectividade inteligente, embora traga itens exclusivos como mencionamos anteriormente.
Em geral é um excelente carro e uma ótima opção no mercado atual, mas peca no acabamento que é muito simples, e cobra caro por todos os aparatos tecnológicos que carrega. Se você procura um carro espaçoso, é melhor pensar em um T-Cross, que possui valores parecidos em algumas versões da gama. Contudo, uma boa dirigibilidade e o design são pontos fortes do Nivus.