Na China a montadora alemã BMW apresentou recentemente seu novo sedan elétrico, baseado no já conhecido Série 3. A triste notícia é que o modelo, chamado oficialmente de I3 eDrive35L, deve ser exclusivo para o mercado chinês, ou seja, não deve chegar ao Brasil.
I3 eDrive35L
Adaptações locais
O modelo chinês já foi revelado, mas seu lançamento completo ainda não ocorreu, algo que deve acontecer até maio deste ano.
Segundo a BMW, o sedan foi feito exclusivamente para atender os requisitos específicos dos clientes chineses, com entre-eixos 11cm mais comprido em relação ao Série 3 “convencional” (atingindo 4,87m de comprimento), um gosto comum nesse mercado.
Por conta do motor elétrico instalado no eixo traseiro, o porta-malas acabou ficando 70L menor, agora chegando a 410L.
Powertrain
O conjunto mecânico utilizado é o de 5ª geração da BMW, chamado de eDrive e que também equipa modelos como IX3, I4 e IX.
A potência chega aos 285cv, enquanto o torque atinge cerca de 40,8 kgfm, números que ajudam o sedan a acelerar de 0 a 100 km/h em somente 6,2 segundos.
A montadora informa uma autonomia de 526km para o I3, mas de acordo com o ciclo chinês CLTC, que costuma ser bem generoso. Na prática, provavelmente a autonomia total será menor.
Design
O design empregado pela versão elétrica pode antecipar alguns detalhes que o modelo brasileiro receberá na próxima atualização, embora nada seja confirmado.
Infelizmente o interior não foi revelado, mas a montadora afirma que ele trará conectividade com rede 5G e chave digital, onde o celular é utilizado para destravar o veículo.