Se você analisar a atual Nissan Frontier e compará-la com a concorrência, é bastante provável que você note que a picape já se encontra um pouco defasada em relação aos outros modelos do mercado. É justamente por esse motivo que ela está muito próxima de passar por uma reestilização, que a deixará mais refinada e que conceberá mais equipamentos, sobretudo na versão de topo.
Relembre toda a carreira da picape média japonesa aqui em nosso país e confira todos os detalhes da atualização.
Nissan Frontier, história no Brasil
A picape média da montadora japonesa começou a ser vendida por aqui em 1993, mas vale ressaltar que as primeiras Frontier eram importadas de forma independente, ou seja, por outras empresas e não pela Nissan, marca que só chegou oficialmente ao Brasil em 2000.
Após a criação da Nissan Do Brasil, ela então começou a comercializar a D21, picape antecessora ao primeiro modelo a utilizar o nome Frontier. A D21 era trazida nas versões cabine simples, cabine dupla ou cabine estendida, com tração 4×2 ou 4×4.
De acordo com o divulgado pela montadora, o nome “Frontier” surgiu em nosso país no ano 1998, quando a picape era importada nas versões AX e DX, ambas com cabine dupla e equipadas com motor a diesel aspirado de 4 cilindros.
Foi em 2002 que a Nissan produziu oficialmente seu primeiro veículo em solo brasileiro, justamente a Frontier, que ganhava vida na fábrica de São José Dos Pinhais, no Paraná. As unidades chegaram às concessionárias ainda no primeiro trimestre de 2002, nas versões XE e SE.
Outro marco para o modelo aconteceu em 2008, quando a Nissan passou a vender por aqui a 11ª geração da camionete, com novo design, novas tecnologias, segurança, equipamentos e mais uma versão no catálogo, a LE.
Ela era equipada com o propulsor 2.5 16V turbodiesel, com opção de transmissão manual de 6 marchas ou automática de 5.
Em 2017 o Brasil recebeu a 12ª geração da Frontier, mas agora importada do México, e devido ao ano muito mais recente, logicamente a picape também mudou completamente, praticamente mantendo apenas o mesmo nome.
Dois anos após sua chegada, a Nissan mudou os planos e ela passou a ser importada da Argentina, país que fornece as unidades para o Brasil até hoje.
Nova Nissan Frontier
Infelizmente uma nova geração ainda não está prevista para o nosso mercado, por mais que tenha desembarcado ainda em 2021 no mercado norte americano. O nosso mercado automotivo deve receber apenas uma reestilização, o que significa que o design será alterado, assim como o nível de equipamentos e outros detalhes.
Conjunto mecânico
O powertrain deve continuar sendo o mesmo já oferecido no Brasil, composto pelo motor 2.3 biturbo ou turbo diesel, a depender da versão.
A mais simples rende até 160cv e 41 kgfm, enquanto a biturbo atinge os 190cv e 45,9 kgfm.
A transmissão é obrigatoriamente manual de 6 marchas no motor mais modesto, enquanto as versões mais caras utilizam sempre o automático convencional de 7 velocidades.
Especula-se que a configuração mais simples do motor 2.3 deixará o catálogo da picape, mas essa informação ainda não foi confirmada pela montadora.
Apesar de prosseguir com o mesmo conjunto mecânico, pode ser que a Frontier receba os reforços estruturais que foram desenvolvidos especialmente para a Mercedes-Benz Classe X, picape premium que compartilhava seu projeto com a japonesa Nissan. Porém, o modelo da Mercedes acabou saindo de linha antes de começar a ser produzida na Argentina, país que a exportaria para o Brasil. Uma nova capacidade de carga também pode ser implementada na picape.
Design
A nova Frontier já foi lançada em outros países (onde é chamada de Navara), portanto seu visual já foi completamente revelado.
A dianteira será responsável pelas maiores alterações estéticas, trazendo uma nova grade inspirada em sua irmã maior Titan. Os faróis agora são full-LED (com exceção da luz de seta), e o para-choque é totalmente novo, o qual aloca os novos faróis de neblina que também possuem iluminação em LED.
A região superior da nova grade passa a ter o nome da picape estampado, e o capô também é uma das novidades.
A lateral não traz nenhuma alteração significante, mas a traseira inclui lanternas com novo desenho e iluminação parcial em LED, para-choque redesenhado e nova tampa da caçamba, que assim como a grade dianteira, possui o nome da camionete gravado.
Interior
No habitáculo a Frontier não deve mudar muito, mas podemos esperar o mesmo volante que é utilizado nos outros carros da marca, como Kicks, Versa e Leaf. A central multimídia e o painel de instrumentos atual também serão substituídos, assim como o design dos bancos e outros detalhes menores.
Equipamentos
Embora essa informação ainda não seja confirmada, existe a possibilidade de a camionete de origem japonesa adotar recursos de condução semiautônoma, a exemplo de piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa e sensores de ponto cego.
Lançamento
O lançamento já está programado para a primeira semana de abril, onde os jornalistas brasileiros conhecerão a picape na Argentina, já que a Frontier é importada de Córdoba.
Isso quer dizer que muito em breve ela deve fazer parte do portfólio brasileiro da Nissan!