Aqui no Brasil, o Corolla sempre foi ofertado em sua carroceria sedan, embora o hatch exista em diversos países. Trazer o modelo ao nosso mercado simplesmente como uma versão hatch do Corolla seria algo arriscado, mas a Toyota irá vendê-lo por aqui como um legítimo esportivo de mais de 300cv!
Confira todas as informações do modelo!
Toyota GR Corolla 2023
Você pode estranhar a sigla “GR” antes do já conhecido nome “Corolla”, mas há uma explicação plausível para isso: a Toyota possui uma divisão automobilística focada em performance, chamada de Gazoo Racing. Por ser um real esportivo, o Corolla hatch carrega essa sigla, assim como a divisão esportiva AMG assina diversos carros da Mercedes-Benz, por exemplo.
No Brasil, ao ouvir o nome Corolla, muitas pessoas podem ter a impressão de um carro voltado para conforto, muito longe de ter um desempenho impressionante. Contudo, com o GR Corolla essa história muda completamente, já que a Toyota Gazoo Racing trabalhou bastante sobre o modelo, transformando-o em um esportivo nato.
Conjunto mecânico
Um dos primeiros pontos a chamar a atenção dos consumidores é a potência alcançada pelo motor 1.6 turbo de 3 cilindros em linha, o mesmo do GR Yaris, que da mesma forma é esportivo.
São 304cv obtidos aos 6.500rpm, enquanto o torque chega aos 37,7 kgfm, disponível entre 3.000rpm e 5.500rpm.
A transmissão é sempre manual de 6 marchas, já que esse tipo de câmbio é bastante procurado em esportivos. De acordo com a Toyota, a manopla é posicionada onde o braço do condutor é naturalmente abaixado da direção durante as trocas de marcha.
A tração, por sua vez, é chamada de GR-Four e está presente nas quatro rodas, conforme indica seu próprio nome.
Ela possui distribuição de torque polarizada para a traseira e diferenciais de deslizamento limitado nos dois eixos. Também entrega ao motorista, a possibilidade de escolher o nível de divisão de torque nas seguintes proporções: 60-40, 50-50 e 30-70.
Design
A esportividade obviamente também está presente no design, que conta com dianteira bastante agressiva, trazendo uma grande grade frontal extensa e pintada em preto, com diversos adereços “apimentados”.
A lateral é evidenciada pela caixa de roda traseira, que parece ser alargada em relação ao restante do veículo. As rodas são R18 e pintadas na cor preta.
A traseira traz um para-choque bem espesso com saída tripla de escapamento, duas nas laterais e uma ao centro. As lanternas também possuem um bom toque de esportividade.
Interior
O interior traz os principais elementos que já são conhecidos em nosso Corolla brasileiro, mas ao mesmo tempo há modificações importantes.
O painel de instrumentos conta com uma tela totalmente digital de 12,3”, onde estão presentes diversas informações, tais como modo de tração selecionado, indicador de marcha, pressão do turbo, tacômetro e etc.
A central multimídia com tela de 8” é nova, assim como o volante.
Lançamento no Brasil
Ainda não há uma data estipulada para o lançamento do GR Corolla hatchback em território brasileiro, mas a montadora japonesa já confirmou sua vinda para o Brasil, onde deve atuar em um nicho bastante específico, visando atrair consumidores apaixonados por esportividade.