Chamado pela montadora de New Tucson, o modelo é nada mais que a terceira geração do primeiro Tucson que também já foi ofertado em nosso mercado automotivo.
O fato mais curioso é que na segunda geração a Hyundai ainda enxergava um grande potencial da primeira, e por isso a mais nova foi chamada de IX35, convivendo então juntamente com o já conhecido Tucson.
Algum tempo passou e o IX35 foi ficando um pouco desatualizado, quando surgiu então o New Tucson, a terceira geração. Em certos momentos, era possível encontrar na mesma concessionária, o Tucson, o IX35 e o New Tucson, ou seja, as 3 gerações sendo vendidas juntas!
Vamos então conhecer mais detalhes dessa última geração!
Hyundai Tucson 2022
O modelo ainda é oferecido pela CAOA, empresa que administra a linha de importados da Hyundai aqui no Brasil. Apesar disso ele é fabricado em Anápolis (GO), justamente na planta da importadora, onde atualmente também são produzidos alguns veículos da CAOA Chery.
Por mais que o IX35 ainda esteja disponível, a diferença entre eles é bem grande, principalmente no preço. O mais antigo é ofertado por R$151.490 na configuração única GL 2.0 Automática, enquanto o mais novo chega perto dos 220 mil reais na versão de topo.
Design
O visual do modelo não é muito atual, principalmente levando em consideração a nova identidade de design que a Hyundai vem adotando em seus carros. Ao comparar o New Tucson e o novo Creta, por exemplo, essa diferença fica gritante.
Hyundai Creta Ultimate 2.0 Automático.
A dianteira traz um visual mais sóbrio, com uma grade modesta em relação aos faróis que são bem grandes. Já a traseira conta com uma identidade mais moderna e agressiva, também com um grande conjunto de iluminação.
Imagem ilustrativa.
No interior o aspecto é bem refinado e agradável visualmente, lembrando até mesmo o irmão maior Santa Fe. Apesar disso o acabamento é relativamente simples, com bastante uso de plástico duro.
Imagem ilustrativa.
Conjunto Mecânico
As duas alternativas da gama utilizam o mesmo powertrain, que engloba a motorização Gamma 1.6 turbo de até 177cv aos 5.500rpm, e 27 kgfm de torque disponíveis entre 1.500rpm e 4.500rpm.
Ele não é flex, portanto consome apenas gasolina.
O seu câmbio é automatizado de dupla embreagem com 7 velocidades.
Consumo
Com essa união entre o motor turbo e a transmissão automatizada de dupla embreagem, de acordo com o Inmetro o New Tucson consegue média urbana de 10,5 km/l e rodoviária de 12,2 km/l.
Considerando o seu porte e segmento, não são números ruins.
Versões e Equipamentos
Vale lembrar que a CAOA diz que esses preços possuem base de São Paulo, e como nesse estado o ICMS é mais alto, possivelmente as versões sejam mais baratas em outros locais.
Confira os preços e os itens de série da linha 2022.
GLS 1.6 Turbo Automatizada | |
Preço Inicial | Equipamentos |
R$196.990. | Chave presencial, ar-condicionado digital dual-zone com saídas traseiras, volante com regulagem de altura e profundidade, piloto automático, central multimídia com tela de 7” com Android Auto e Apple Car Play, câmera de ré, volante multifuncional em couro, painel de instrumentos com tela de 3,5” em TFT, bancos em couro, banco do motorista com ajustes elétricos, teto-solar elétrico panorâmico, rodas de liga-leve R17, retrovisores elétricos com repetidores de seta em LED e rebatimento elétrico, sensor crepuscular, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, 6 airbags e sensor de pressão dos pneus. |
Limited 1.6 Turbo Automatizada | |
Preço Inicial | Equipamentos |
R$218.990. | GLS + porta-malas com abertura automática, retrovisor interno eletrocrômico, painel de instrumentos com tela de 4,2” em TFT, banco do passageiro com ajustes elétricos, faróis em LED, bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento, sensores de estacionamento dianteiros, lanternas traseiras em LED, rodas de liga-leve R18, retrovisores com luzes de cortesia, sensor de ponto cego e faróis com luz de conversão estática. |
Imagem ilustrativa.
A lista de equipamentos poderia ser considerada muito boa se o modelo fosse muito mais barato, algo que infelizmente não acontece.
Mesmo na versão mais cara, o líder do segmento, Jeep Compass, consegue ser R$14.000 mais acessível, mesmo entregando muitos itens a mais, como piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, reconhecimento de placas de trânsito, painel de instrumentos digital, entre outros.
Além disso o rival também é muito mais moderno e com uma conectividade muito maior.
Essa superioridade também se aplica a outros modelos, como por exemplo o Volkswagen Taos.
Dimensões
O Tucson é um modelo grande nessa geração, atingindo 4,47m de comprimento, 1,85m de largura e 1,66m de altura.
A distância entre os eixos tem 2,67m, o que significa 4cm a mais que o Jeep Compass, por exemplo. Com isso ele consegue um bom espaço interno.
Já a capacidade do porta-malas é de 513L, um volume interessante principalmente quando consideramos o estepe que traz uma quinta roda, ou seja, não é do tipo temporário.
Imagem ilustrativa.
Conclusão
O Hyundai New Tucson é um produto que tem capacidade para ser muito bem aproveitado, mas infelizmente ele tem um valor alto em relação aos concorrentes, o que não torna seu custo-benefício tão interessante.
Na Karvi você encontra diversas opções do Hyundai Tucson seminovo com 1 ano de garantia, para fazer uma compra segura e sem surpresas.