A Volvo aplicou recentemente uma atualização em aproximadamente 190 mil carros, em 34 países incluindo o Brasil. Realizada de forma totalmente remota, ela promete uma melhoria na autonomia de seus modelos híbridos e elétricos, já que o gerenciamento de energia agora se torna mais eficiente.
A montadora de origem sueca anunciou recentemente que os novos XC90 e todos os seus modelos que já possuíam o sistema Android Automotive OS, agora são capazes de receber atualizações de software over-the-air (OTA), ou seja, remotamente.
De acordo com a marca, os proprietários de modelos da Volvo receberão um upgrade de seu sistema de infoentretenimento (central multimídia) para a versão mais recente do Android Automotive OS, Android 11.
Com isso, será possível ter acesso a mais opções de aplicativos, incluindo navegação, carregamento e estacionamento.
“Ao tornar todos os modelos Volvo capazes de receber atualizações over-the-air, fazemos progressos importantes em direção à nossa ambição de tornar os carros de nossos clientes melhores a cada dia”. “Este é um marco significativo: agora estamos atualizando carros de todos os modelos em uma grande área de nossos mercados, trazendo os benefícios de atualizações remotas contínuas para um número cada vez maior de clientes”, diz Henrik Green, diretor de produtos da Volvo Cars.
A atualização remota promete também uma melhora no gerenciamento de energia dos modelos híbridos plug-in (que são recarregados na tomada) e totalmente elétricos. A melhoria ajuda, por exemplo, a manter sempre a temperatura ideal de funcionamento das baterias em dias frios ou quentes, algo que proporciona uma melhor autonomia para o veículo.