Há algum tempo a Renault vem divulgando algumas informações e teasers de seu mais recente lançamento, a picape Oroch. Além de ter perdido o “Duster” que atuava como seu primeiro nome, agora a picape se distancia mais do crossover compacto, com design distinto e outras exclusividades.
Confira todos os detalhes do modelo que ficou mais caro, refinado, moderno e rápido!
Design da Renault Oroch
Como dissemos, agora a Oroch se distancia um pouco mais do Duster, modelo no qual ela é baseada. Esse fator pode ser bom ou ruim, a depender do ponto de vista. Isso porque ela ganha uma identidade mais própria, mas em contrapartida, não ganhou um desenho e um conjunto óptico um pouco mais refinados, que já estão presentes no irmão desde sua última reestilização.
A dianteira não mudou muito em comparação à Oroch anterior, algo que é evidenciado pelos faróis idênticos, que o Duster também trazia antes do facelift mais recente. Por conta disso, a primeira impressão que a dianteira passa é de um design já “cansado”, mesmo que o modelo tenha sido repaginado. A grade frontal e o para-choque são novos.
Já na lateral, destacam-se as novas rodas de liga-leve e um adesivo na região inferior das portas, destacando o nome da versão mais cara, Outsider. No mais, não há praticamente nenhuma alteração.
Na traseira as mudanças também foram sutis, já que as lanternas continuam com o mesmo desenho, ganhando apenas máscara negra.
A mudança mais evidente fica na tampa da caçamba, que elimina o emblema escrito da Renault e também o emblema cromado com o nome da picape, que agora é gravado em um grande adesivo posicionado na região inferior da tampa. Na versão de topo da gama, há também um discreto badge “TCE”, indicando a motorização turbo flex.
Avaliação da nova Renault Oroch
Interior da Oroch
É justamente na cabine que encontramos a maior alteração visual. A montadora abriu mão do interior extremamente simples e antigo que a linha anterior trazia. Agora o volante é o mesmo do Duster, assim como o comando do ar-condicionado digital e as principais linhas do painel. Contudo, as saídas de ar são posicionadas em um local mais baixo, enquanto a central multimídia sobe e fica acima delas, ao contrário do “SUV”.
O painel de instrumentos também é um diferencial, pois é o mesmo utilizado no Captur. Uma linha laranja no painel da versão Outsider proporciona um refinamento visual maior.
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |
Dimensões
As principais medidas e dimensões continuaram iguais, veja:
Com esse porte, ela consegue ser maior que as camionetes compactas (a exemplo da líder Fiat Strada), mas ainda menor que a Fiat Toro.
Conjunto mecânico
As duas primeiras versões da linha continuam utilizando o propulsor 1.6 SCE (flex aspirado) de 4 cilindros em linha, que rende potência máxima de 120cv (E) e 118cv (G) disponível aos 5.500rpm, enquanto o torque alcança 16,2 kgfm (E/G) em 4.000rpm.
Para esse motor, a novidade é uma nova transmissão manual de 6 velocidades, que segundo a Renault, possui um melhor escalonamento de marchas, o que refletiu em um melhor desempenho e em uma queda de até 1,8% no consumo de combustível.
A segunda opção equipa somente a versão de topo. Estamos falando do propulsor 1.3 TCE (Turbo Control Efficiency), um turbo flex de 4 cilindros em linha que foi desenvolvido em uma parceria entre a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e o Grupo Daimler (do qual a Mercedes-Benz faz parte).
Produzido na Espanha, esse motor alcança uma potência máxima de 170cv com etanol e 162cv com gasolina, ambas disponíveis entre 5.500rpm e 6.000rpm. Já o torque que está disponível entre 1.600rpm e 3.750rpm é de 27,5 kgfm com qualquer combustível no tanque. Com esse motor, está associada sempre o câmbio Xtronic CVT (Transmissão Continuamente Variável) que simula 8 velocidades.
Vale ressaltar que o conjunto mecânico é exatamente o mesmo que compõe a versão mais cara do Duster e todas as versões do Captur.
Vale lembrar que o conjunto de suspensão da Oroch é independente nas quatro rodas, assim como o da Fiat Toro e diferente de picapes compactas como Fiat Strada e Volkswagen Saveiro.
Em todas as versões os pneus são o LTX Force da Michelin, de medida 215/65 R16 e perfil de uso misto.
Consumo da Renault Oroch
Visando um melhor consumo de combustível, todas as 3 versões da Oroch agora contam com o sistema Start-Stop de série, aquele já conhecido que desliga momentaneamente o motor em paradas rápidas, como em semáforos, congestionamentos ou em filas de Drive-Thru, por exemplo.
Com esse sistema e o novo câmbio manual, a Oroch 1.6 alcança os seguintes números de consumo:
- Cidade: 7,7 km/l (E) e 11 km/l (G).
- Estrada: 7,9 km/l (E) e 11,4 km/l (G).
Veja os números da Duster Oroch 1.6 anterior:
- Cidade: 7,6 km/l (E) e 11,1 km/l (G).
- Estrada: 7,7 km/l (E) e 11,2 km/l (G).
Já com o novo motor 1.3 TCE, estes são os números:
- Cidade: 7,4 km/l (E) e 10,5 km/l (G).
- Estrada: 7,8 km/l (E) e 11 km/l (G).
Desempenho
O desempenho também melhorou bastante, sobretudo na configuração com propulsor turbo flex. Veja os números:
Nova Oroch 1.6 Manual
- 0 a 100 km/h: 11,8s (E) e 11,9s (G).
- Velocidade máxima: 169 km/h (E) e 166 km/h (G).
Duster Oroch 1.6 Manual (Antiga)
- 0 a 100 km/h: 12,5s (E).
- Velocidade máxima: 161 km/h (E).
Nova Oroch 1.3 TCE Xtronic
- 0 a 100 km/h: 9,8s (E/G).
- Velocidade máxima: 189 km/h (E) e 187 km/h (G).
Versões e preços da Renault Oroch
Confira como a Renault posicionou a linha atual da sua picape intermediária:
Versão | Preço | Principais Equipamentos |
Pro 1.6 Manual | R$105.800 | Rodas de aço R16, repetidor de seta, protetor de caçamba, ar-condicionado manual, direção eletro-hidráulica, volante com ajuste de altura, banco do motorista com ajuste de altura e lombar, indicador de trocas de marcha, vidros dianteiros elétricos, função ECO, piloto automático com limitador de velocidade, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, DRL, sistema start-stop e pré-disposição para rádio. |
Intense 1.6 Manual | R$111.300 | Pro + barras de teto (Suportam até 80kg), rodas de liga-leve R16, chave canivete, apoio de braço dianteiro, computador de bordo, indicador de temperatura externa, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas, sensores de estacionamento traseiros, alarme perimétrico, faróis de neblina, brake light, 4 alto-falantes, volante multifuncional e central multimídia de 8”. |
Outsider 1.3 TCE Xtronic | R$137.100 | Intense + faróis de milha, visual aventureiro, rodas de liga-leve R16 com acabamento diamantado, capota marítima, Santo Antônio na caçamba, grade no vidro traseiro, volante e bancos revestidos em couro sintético, ar-condicionado digital, porta-luvas iluminado, faróis com função “Follow Me Home”, sensores crepuscular e de chuva, e câmera de ré. |
Como não há nenhum opcional presente na linha atual da camionete, somente as pinturas podem adicionar algum valor, chegando aos seguintes preços em cada versão:
Pro 1.6 Manual – R$107.800.
Intense 1.6 Manual – R$113.300.
Outsider 1.3 TCE Xtronic – R$139.100.
Cores
A Renault Oroch está sendo ofertada em 6 opções de cores diferentes:
- Sólidas: Vermelho Vivo (gratuita) e Branco Glacier – R$800.
- Metálicas: Prata Étoile, Vermelho Fogo, Cinza Lune e Preto Nacré – R$2.000.
Painel e multimídia
O painel de instrumentos da Oroch evoluiu em relação ao modelo anterior, mas ainda é bem simples. Por mais que seja o mesmo presente no Captur (que custa até R$159.490), ele possui apenas um visual moderno, com a velocidade em digital no centro e as informações do computador de bordo logo acima de forma monocromática, sem nenhuma tela digital.
Já a central multimídia é totalmente nova para a picape, chamada de Easy Link, a mesma do Duster. Ela inclui uma tela touchscreen de 8”, com conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play. As já conhecidas funções “Eco Coaching e Eco Scoring”, que te ajudam a dirigir de forma mais econômica, também estão presentes.
Vale a pena comprar a nova Renault Oroch?
Realmente a picape da montadora francesa evoluiu muito em comparação com a linha anterior, principalmente na versão de topo Outsider, a única com a boa e moderna motorização 1.3 turbo.
Todavia, essa opção ficou bem cara, mesmo deixando de entregar itens importantes, como pelo menos 4 airbags (são apenas 2 obrigatórios por lei), carregador de celular por indução, sensor de ponto cego, um painel de instrumentos mais moderno e etc.
Em contrapartida, ela é ligeiramente mais barata que a versão mais básica da Fiat Toro, a Endurance, que também é equipada com um moderno propulsor 1.3 turbo flex. O grande problema é que a diferença é de apenas R$1.290, e a picape da montadora italiana possui vantagem em diversos equipamentos, como DRL e seta em LED, painel de instrumentos 100% digital, 6 airbags e etc. Além disso, a Toro também conta com porte mais avantajado e é mais refinada.
Por conta disso, mesmo que seja difícil deixar de lado o eficiente 1.3 TCE, a versão que acaba tendo melhor custo-benefício é a Intense 1.6 Manual, que é R$4.010 mais cara que a configuração Volcano 1.3 manual da Strada, mesmo sendo maior e entregando um espaço interno mais generoso.
Podemos concluir então que por mais que o modelo tenha melhorado bastante, ainda conta com a ausência de diversos recursos importantes para sua categoria, principalmente por atuar em uma proposta superior à das picapes compactas como a própria Strada e também a Volkswagen Saveiro.
Sendo assim, a opção mais cara não vale a pena, enquanto a melhor relação entre custo e benefício fica presente na opção Intense, mesmo que ainda traga a motorização antiga.