Embora um pouco esquecida em nosso mercado por ter baixo volume de vendas e quantidade de produtos, a Kia conquistou a medalha de bronze no ranking dos veículos híbridos mais vendidos do Brasil no mês passado (março de 2022).
Os números são divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional Da Distribuição De Veículos Automotores) e correspondem ao total de emplacamentos realizados neste último mês, ou seja, não considera o número total de vendas realizadas, e sim a quantidade de emplacamentos (quando o modelo recebe a primeira placa) realizadas para um determinado modelo.
O Kia em questão é o SUV/Crossover compacto Stonic, que é ofertado em versão única de acabamento, sempre com o mesmo conjunto mecânico. Ficando em terceiro lugar entre os híbridos, ele perdeu apenas para o Toyota Corolla (em segundo) e o Toyota Corolla Cross (em primeiro lugar).
O total foi de 137 unidades emplacadas, um número que não parece muito animador, e de fato não seria considerando uma marca maior. Contudo, o segundo modelo mais vendido da Kia foi o sedan médio Cerato, com somente 41 exemplares, o que significa que o resultado obtido pelo Stonic foi relativamente bom para a montadora sul-coreana.
Os números informados para o Corolla Cross e o Corolla sedan são de 4.318 e 4.196 emplacamentos, respectivamente. Todavia, é importante ressaltar que a Fenabrave não especifica as versões dos modelos do ranking, portanto não há como saber quantas unidades híbridas dos Toyota foram emplacadas, visto que os dois veículos possuem também as versões convencionais.
Kia Stonic
O modelo, que é vendido em versão única por R$146.990, é equipado com um conjunto mecânico híbrido leve.
O motor a combustão é chamado de TGDI, o mesmo utilizado em modelos da Hyundai. O 1.0 turbo rende, neste caso, 118cv e 17,1 kgfm, potência e torque que sobem para 120cv e 20,4 kgfm com o auxílio do sistema elétrico. A transmissão é automatizada de dupla embreagem com 7 marchas.
De acordo com o Inmetro, seu consumo urbano é de 13,3 km/l, passando para 13,2 km/l no percurso rodoviário.