Em primeiro lugar, existem diversas categorias de automóveis. Consequentemente, inúmeros materiais para bancos, como exemplo: revestidos de couro, tecido ou mistos. De antemão, estudos comprovam que eles são a parte mais complexa e importante da higienização da cabine de um carro. Sendo assim, é de extrema importância que mantenha limpo, pois garantirá uma aparência higiênica e bonita ao espaço interno de seu veículo. Além da parte visual agradável que preservar garante ao seu auto, essa prática evita que cheiros desagradáveis fiquem impregnados no veículo, bem como, incomodando motorista e passageiros.
Vale ressaltar que procedimentos de hidratação e higienização ajudam na preservação dos bancos. Devido à exposição ao sol, contato com tecidos e suor gerado pelo atrito com o corpo eles acabam danificados. Pensando em cada modelo de banco, selecionamos algumas dicas para garantir os cuidados especiais com o estofado de seu carro.
-
Use um aspirador automotivo
Esse aparelho pode ser ligado no próprio carro e é fácil de ser manuseado. Ele não esquenta e tem o tamanho ideal para acessar as junções dos bancos. É indicado utilizar uma vez por semana ou a cada quinze dias, antes de realizar os procedimentos de lavagem.
Especialistas aconselham começar a limpeza de dentro para fora, visto que a parte interna tende a acumular poeira. - Limpe e higienize seus bancos
Antes de iniciar a limpeza, é necessário verificar o tipo do seu banco, dado que os procedimentos são diferentes. A higienização do banco de couro é mais simples e distinta a do banco de tecido. Caso no momento da sua compra, fique em dúvida em qual escolher, é
importante saber que o banco de tecido absorve mais umidade, líquidos e odor, sendo assim, o momento de higiene é mais complexo e demorado.
Quais as diferenças entre o hyundai hb20, hb20s e hb20x?
- Bancos de couro
O couro impedirá a absorção de odores, sujeiras e líquidos, visto que se trata de um material impermeável. Sendo assim, um pano úmido e sabonete neutro já auxilia na limpeza básica. Em casos de manchas que possuem difícil remoção, pode ser que seja necessário levá-lo
a uma oficina especializada em estofados, para ser feito o tingimento.
Estofados arranhados podem ser reparados com o uso de cera no mesmo tom do couro em questão. Os donos e profissionais que possuem um contato maior com o couro, afirmam que o ponto desfavorável do material é após ficarem muito tempo expostos ao sol. Assim como as bolsas e sapatos do mesmo elemento, o banco se submetido a grande quantia de sol, pode gerar desidratação, por este motivo é aconselhado que a cada seis meses sejam hidratados para
evitar rachaduras e o ressecamento.
Caso não queira levar em oficinas especializadas, existem produtos como ‘3M Refresh’ e o ‘Autoshine Limpa Couro’ específicos para hidratação. Caso indiquem utilizar cremes comuns de corpo, vaselina ou silicone, evite seguir as dicas, dado que podem ser prejudiciais à cola do forro do estofado.
- Bancos de tecido
Conforme informamos anteriormente, este material garante ao proprietário um pouco mais de trabalho. No entanto, com relação a custo-benefício, possuí os melhores valores do mercado. Além disso, é uma boa opção para quem reside em lugares com muito sol, uma vez
que o tecido não esquentará com tamanha intensidade.
Esses estofados escondem a sujeira, então quando estiver com dúvidas se está no momento de fazer a limpeza, é aconselhável que o leve ao sol e dê batidas no banco, pois conseguirá ter uma visão melhor se tem poeira saindo dele. A dica para esse acolchoado é nunca molhar o tecido por completo e sim efetuar a limpeza gradativamente com esponja umedecida e sabão neutro. Em algumas situações, também é indicado utilizar espumas secas de limpeza especializada em bancos automotivos. O ideal é realizar a limpeza com as portas abertas em um local que possua uma corrente grande de ventilação. Após sua lavagem, o ideal é que receba ar por pelo menos uma hora, evitando que fique úmido ou com mau cheiro.
Um ponto extremamente importante para quem deseja preservar esse material, é a lavagem a seco. Feita por empresas especializadas, além de realizar a higienização e retirar os odores, auxiliará na remoção de possíveis manchas de gordura.
Para evitar que sujeiras diárias impregnem seu veículo, é recomendado limpezas periódicas. Utilize aspirador e até mesmo um pano úmido com detergente neutro nas partes de maior contato com as pessoas. Essas práticas irão auxiliar na remoção de restos de alimentos e consequentemente auxiliará para que insetos não apareçam no interior de seu veículo.
Veja também:
Esterçamento nas 4 rodas: como esses carros funcionam?
O que é e para que serve o filtro de ar da cabine do carro
Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui.
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano.