Devido ao aumento do preço dos combustíveis, principalmente ao da gasolina que encareceu ainda mais após a invasão da Ucrânica pela Rússia. Para gastar menos com cada abastecimento sem reduzir o uso do veículo nem trocá-lo por outro mais eficiente, a solução é buscar formas de reduzir o consumo do carro que você já tem.
O primeiro ponto é manter a manutenção em dia, visto que vai poupar esforços maiores. Além disso, alguns vicios no volantes serão necessários evitar. Ademais, alguns pontos são prejudiciais e os donos de veículo não imaginam.
Etanol vale mais a pena que a gasolina?
Principais fatores que fazem o carro consumir mais gasolina
- Excesso de peso
Incrementar o som de seu veículo, com acessórios não originais, pode causar problemas além da parte elétrica. O peso extra das caixas no porta-malas influencia diretamente no consumo. Os equipamentos potentes também vão exigir mais do alternador (o responsável pelo abastecimento da eletricidade), sendo assim, quanto mais energia, mais combustível é gerado.
- Freio em excesso
Frear bruscamente faz com que precise acelerar mais sem necessidade. Sendo Everton Lopes, engenheiro automotivo, o correto é dirigir de forma suave pois garantirá que economize nos gastos.
- Combustível ruim
Devido ao combustível caro, quando encontra um preço menor aproveita para encher o tanque. Contudo, os valores baixos podem significar adulteração no combustível. Caso isso tenha ocorrido no local em que abasteceu, o seu consumo aumentará em 6%.
- Pouca utilização
Caso tenha pouca utilização, o veículo gastará mais, visto que o propulsor precisará atingir a temperatura ideal. Em utilizações continuas em deslocamentos curtos, também podem prejudicar, pois o mesmo esforço de temperatura será feito.
Motor asfixiado
É necessário efetuar a troca dos filtros dos carros de forma regular. O motor se tornará eficiente se não ficar envolto por filtros saturados e sujeiras.