O momento de trocar seu carro é importante, pois ele vem de acordo com a necessidade e objetivos. E além disso, é importante se planejar para evitar arrependimentos. O problema é que nem todos sabem o que levar em consideração de fato. Sendo assim, vamos ajudar você a tomar decisões para diminuir o risco de fazer um mau negócio.
Governo Federal reduz novamente IPI para carros nacionais
Siga as dicas e troque seu carro sem dores de cabeça
Como comprar carros usados com segurança
Defina o modelo de acordo com as necessidades
Existe o modelo dos sonhos e o que vai de fato atender às necessidades. Se os dois se concretizarem num mesmo modelo, melhor. Mas nem sempre essa combinação ocorrerá. Por exemplo, se a família crescer, o escolhido vai continuar atendendo? Sendo assim, antes de se preocupar com o design e preço, é bom confirmar se seus objetivos estão de acordo.
Veja também: Carros de repasse: tudo o que você precisa saber
Pesquise preços
O ideal é verificar sua realidade financeira e analise se o preço se encaixa. Sendo assim, faça uma lista com os modelos que deseja adquirir.
Negocie com o vendedor
Tente negociar com os vendedores uma boa condição para pagamento. Isso ajudará bastante no seu planejamento financeiro e, principalmente, no orçamento mensal.
Vejas as parcelas
É necessário avaliar os planos oferecidos para pagamento. Verifique o valor total da parcela, incluindo os juros e analise como afetará as suas finanças. Dependendo do valor que é oferecido de entrada, as parcelas possivelmente serão mais baixas. Contudo, se você for trocar de carro com o objetivo de adquirir um modelo mais novo, pode ser que as mensalidades sejam bem maiores. Fazer essa análise é importante para que você mantenha o seu orçamento em dia e garantir que conseguirá manter esse compromisso até o fim do financiamento.
Avaliação de problemas
O ideal é fazer uma avaliação bem detalhada. É importante, pois a aparência pode enganar, ou seja, um carro que apresenta um bom visual pode ter problemas mecânicos que exigem um olhar mais atento.
Caso não tenha segurança em realizar essas verificações, leve o carro numa oficina de confiança ou vá até o carro com um especialista junto.
Troque seu usado por outro
Existem casos em que o vendedor aceitam esse tipo de negociação. O único problema é que poderá acabar recebendo um valor abaixo do mercado nessa transação. Para fugir dessa situação, a alternativa é tentar vender o seu veículo antes e, com o valor, dar uma entrada ou amortizar as parcelas do financiamento do carro adquirido.
Pense no futuro
Analise o futuro, não apenas suas preferências e necessidades, como também a economia futura. Se tem planos de aumentar a família, o ideal já é comprar um carro com espaço maior. Além disso, é bom optar por veículos não tão velhos, pois eles podem precisar de mais manutenções e podem ficar desvalorizados mais rápido.