Quem disse que as únicas celebridades das telinhas e das telonas são os atores? Na verdade, alguns carros atingiram a imortalidade e hoje são tão conhecidos, ou até mais conhecidos, do que os seus motoristas.
Por isso mesmo, uma pergunta cada vez mais comum é esta: Qual é o carro mais famoso dos cinemas? As opiniões divergem, mas passam por celebridades que vão desde o Batmóvel e o Herbie, o Fusca Inteligente, até o DeLorean do “De volta para o futuro” e o carro do Scooby Doo.
Para explorar o universo desses astros automotivos e entender melhor o que cada um tem de marcante, basta apertar os cintos e seguir adiante na leitura desses 6 carros mais famosos da história do cinema!
6. Batmóvel (“O Homem Morcego”)
Pouca gente sabe, mas o primeiro Batmóvel não era uma máquina como as mais recentes, que oscilam entre carros de alta tecnologia e tanques de guerra. Na verdade, ele surgiu em 1941 nos gibis, baseado em um Cord 1936, da Auburn Automobile Company.
Talvez pareça algo sacrílego para alguns, mas ele não era preto, e sim vermelho. Das versões mais recentes, uma das que mais fez sucesso foi a do Tim Burton, sem dúvida. O filme é de 1989, com Michael Keaton no papel do Batman e Jack Nicholson como Coringa.
O carro é baseado no chassi do Chevrolet Impala, aquele sedã de grande porte que a General Motors fabricou entre 1958 e 1985 (depois de 1994 a 1996 e, mais recentemente, de 2000 até 2020).
O que chama atenção nessa máquina é sua turbina, os escudos e o controle remoto, com o qual o Batman faz verdadeiros milagres, é claro.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
5. Herbie, o Fusca Inteligente
Além de o Fusca já ser um dos carros mais famosos de todos os tempos, a Disney ainda ajudou a aumentar essa verdadeira fábula automobilística, dando vida a um personagem fictício inesquecível.
O primeiro longa metragem saiu em 1968, chamado “Se Meu Fusca Falasse”. Mas a capacidade de se renovar foi comprada com a última versão, que é de 2005. É o “Herbie: Meu Fusca Turbinado”, com ninguém menos que Lindsay Lohan no papel principal.
Como nos idos de 1960 a Volkswagen já havia consagrado o Fusca, mas a Disney também já era suficientemente conhecida, a parceria foi um sucesso para ambas, e quem ganhou foi o público.
Hoje é comum ver customização de carros pelo mundo todo, inclusive no Brasil, com um Fusca na versão Herbie, que é a seguinte:
- Lataria na cor branco pérola;
- Teto solar grande;
- Número 53 no capô e nas portas;
- Faixinhas em cor vermelha, branca e azul escuro.
Lembrando que, além de ser inteligente, o Herbie é um Fusca dotado de personalidade forte e, claro, de muito carisma. Graças a isso é que ele angariou tantos fãs.
4. DeLorean (“De Volta para o Futuro”)
A trilogia do “De Volta para o Futuro” (1985, 1989 e 1990) é uma das maiores da história do cinema. Mesmo a criançada de hoje em dia já deve ter ouvido falar no Marty McFly e no Dr. Emmett Brown, um cientista meio maluco que descobriu um modo de viajar no tempo.
Esse modo é embarcando em nada menos que um DeLorean DMC-12, de 1981. O curioso é que o carro não era necessariamente o preferido dos EUA ou de qualquer outro país. Na verdade, ele tinha um desempenho medíocre, mas as telonas acabaram o imortalizando.
Lembrando que para o DeLorean funcionar como máquina do tempo ele exigia um capacitor de fluxo e um Mr. Fusion, como parte das bugigangas do Dr. Brown.
3. Ecto-1 (“Os Caça-Fantasmas”)
Falando em personagens que têm um parafuso a menos, aqui a turma toda era mais ou menos assim. Trata-se da grande comédia sobrenatural dos idos de 1980. Os anos exatos foram 1984 e 1989.
O filme de horror cômico contava com nomes tão fortes quanto Bill Murray, Dan Aykroyd e a diva Sigourney Weaver. Outro destaque era o Cadillac Miller-Meteor Ambulance utilizado pelos caçadores de fantasma, com modelo de 1959, mas que ainda garantia um design marcante para a época.
Além do adesivo de um fantasminha vetado, o carro levava sirenes na capota e, claro, o kit de cilindros de prótons deslizantes. Era com isso que a equipe assustava as criaturas do além, tirando gargalhadas de um público que ainda hoje se emociona quando vê esse Cadillac 1959 por aí.
2. Máquina de Mistério (“Scooby-Doo”)
Fala-se muito dos Simpsons, que realmente contam com centenas de episódios, mas Scooby Doo está perto de se tornar o desenho animado com mais temporadas e episódios de todos os tempos.
Já são mais de 600 episódios oficiais. Em quase todos o destaque recai sobre a famosa van Máquina de Mistério, que leva a turma toda para resolver os mistérios mais escabrosos contra zumbis, vampiros, fantasmas e monstros em geral. Os filmes em live action saíram a partir de 2002.
A van trabalhava a serviço da empresa Mistério S.A, seu modelo era um Ford Ecoline de 1963, customizado com pinturas em estilo flower power. A turma ainda inclui a famosa dupla composta por Salsicha e Scooby Doo, um dogue alemão falante que vive aprontando.
Carros usados em perfeito estado com 1 ano de garantia
1. Maximus (“Velozes e Furiosos”)
Por fim, um modelo mais recente, que já está no imaginário da última geração. É o Dodge Charger 1970 que Toretto, o protagonista da franquia “Velozes e Furiosos”, herdou de seu pai.
O motor é um V8 Mopar. No interior o carro conta com gaiola e com bancos de competição. Apelidado de Maximus, o carro apareceu sobretudo no primeiro filme e na corrida principal do último, fazendo história entre os filmes do gênero.
Considerações finais
E aí, qual é o carro mais famoso dos cinemas? Depois desse tour especial e saudosista pelos principais deles, com certeza ficou mais fácil você responder isso.
Divide com a gente sua opinião no campo de comentários abaixo. Ah, caso o seu preferido não esteja na lista, diga-nos qual é ele e qual o filme ou a série em que o carro se consagrou.