Os apaixonados por uma proposta mais esportiva geralmente adoram a Volkswagen, já que a montadora de origem alemã costuma focar mais em configurações apimentadas (ou pelo menos com esse aspecto) que as outras marcas.
Contudo, com a descontinuação do tão querido Golf GTI, os atuais consumidores da VW ficaram presos a apenas uma opção de compra com essa característica. Estamos falando da versão GLI que compõe a gama do sedã médio Jetta, que aliás, é a única disponível para compra há algum tempo.
O grande problema é que o modelo já estava ficando ligeiramente defasado, pois foi lançado no início de junho de 2019 e até então não tinha passado por nenhuma alteração, a não ser na tabela de preços.
Apesar de ter recebido um novo aumento de R$11.180, o sedã esportivo acaba de chegar à linha 2022, passando por uma pequena reestilização, trazendo novos detalhes visuais, adição de equipamentos e ligeiras mudanças no conjunto mecânico.
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Design
A primeira mudança que podemos citar é nos logotipos da Volkswagen, que foram atualizados e ficaram um pouco mais minimalistas, estreando no Brasil através do Nivus.
Na dianteira é possível notar uma grade com um formato que traz detalhes ligeiramente diferentes, além de um novo friso prateado que contorna o outro friso vermelho já existente.
O para-choque também é uma das novidades, e acompanha os detalhes de fundo da grade e recebe um aplique vermelho na região onde geralmente ficam alocados os faróis de neblina, itens que nunca estiveram presentes no Jetta GLI.
A lateral ganhou apenas uma alteração: as novas rodas de R18 (calçadas com pneus 225/45), que mantêm o tamanho mas mudam o design.
Visto de trás o modelo parece idêntico, mas também há novidades. Além do logotipo da marca, conforme já citamos, há novas saídas de escapamento, que ficaram maiores, e um novo para-choque, que acompanha os detalhes empregados na dianteira.
Interior
Na cabine do GLI, as mudanças também não foram muito bruscas, mas não é difícil encontrar detalhes que antes não estavam presentes.
O que mais chama atenção é novo volante (que também estreou por aqui no Nivus), com detalhes em couro perfurado, acabamento vermelho e logo “GLI” na região inferior, e o mais interessante: botões sensíveis ao toque para comandar as funções do piloto automático, computador de bordo e central multimídia.
A tela de infoentretenimento, aliás, também é nova. Na verdade ela já é conhecida em vários modelos da marca, como Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Taos, porém, nunca havia sido equipada no Jetta, agora substituindo a Discover Media, que também era muito eficiente.
Totalmente desenvolvida no Brasil, a central multimídia “VW Play” conta com tela de 10,1”, conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, modo manobrista (que bloqueia as funções da central com uma senha), armazenamento interno de 10GB e possibilidade de receber aplicativos diretamente em seu sistema, dependendo do celular apenas para receber o sinal de internet, ou então de algum outro roteador wi-fi.
A manopla de transmissão também é nova, e agora fica bem parecida com a oferecida no T-Cross, se diferenciando pelos detalhes em vermelho. Ela é mais refinada que a anterior, já que entrega em si mesma, as posições do câmbio iluminadas na cor branca e um belo acabamento em preto brilhante.
O painel de instrumentos é o já conhecido Active Info Display, que entrega uma tela 100% digital de 10,25” amplamente configurável.
Conjunto mecânico
O motor utilizado ainda é o mesmo 2.0 turbo à gasolina de 4 cilindros em linha, chamado pela Volkswagen de 350TSI devido ao torque que alcança os 35,7 kgfm em ótimos 1.500rpm. Já a potência saltou de 230 para 231cv, ou seja, somente 1cv a mais.
Outra mudança é a transmissão, que deixa de ser a automatizada de dupla embreagem e 6 marchas, agora contando com 7. Ambas as caixas são chamadas de DSG e já existem há muito tempo no portfólio da montadora.
Vale lembrar que as duas são banhadas a óleo, portanto não estão suscetíveis aos problemas que eram apresentados no câmbio DSG “seco” dos modelos mais antigos que já traziam esse câmbio.
Infelizmente o sedan não é equipado com a eficiente tração 4Motion, ao contrário do Tiguan Allspace, por exemplo. São apenas as rodas dianteiras que tracionam o Jetta.
Desempenho e consumo
Infelizmente os novos dados de consumo ainda não foram divulgados, nem pela Volkswagen e nem pelo Inmetro.
Contudo, sobre o desempenho, a marca diz que o Jetta GLI acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,7s, o que representa 0,1s a menos que a configuração anterior.
Já a velocidade máxima é cravada nos 249 km/h, frente aos 250 km/h do GLI “antigo”. Na prática os números são praticamente iguais, mas a diferença pode ser mais notória ao dirigir, por conta de um diferente escalonamento de marchas, já que o câmbio agora tem uma marcha a mais.
Lista de equipamentos
Os itens novos, são os já citados anteriormente: em resumo, o volante com comandos touchscreen, a central multimídia VW Play, rodas de liga-leve com novo desenho e a manopla de transmissão mais moderna.
Os equipamentos anteriormente presentes continuam disponíveis, tais como faróis e lanternas full LED (com exceção da luz de seta) com farol alto comutável, rodas de liga-leve de 18″, Active Info Display e 6 airbags.
Conta também com piloto automático adaptativo com função Stop And Go (capaz de parar completamente o veículo e continuar o trajeto em seguida), frenagem automática de emergência, sensores crepuscular e de chuva, chave presencial, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e frenagem automática pós colisão (Post Collision Brake).
Sistema de som Beats de 300W, bancos em couro com costuras vermelhas, volante multifuncional em couro com paddle shifts, banco do motorista com ajustes elétricos, modos de condução, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado digital dual-zone, sensor de fadiga, porta-luvas climatizado, retrovisores elétricos com aquecimento, iluminação ambiente, retrovisor interno eletrocrômico, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold e etc.
Anteriormente a VW ofertava o teto-solar elétrico panorâmico como um opcional de R$7.430, item que agora passa a ser de série.
Preço
O Volkswagen Jetta GLI ficou mais caro, com uma diferença de R$11.180, já que o modelo 2021 partia de R$205.810 e a linha 2022 se inicia em R$216.990.
Porém, é necessário ressaltar que esse novo valor agora inclui o teto-solar, que anteriormente era um opcional. Isso significa que ao consideramos a linha antiga com esse item equipado, a divergência nos valores diminui para R$3.750”.
Também é importante dizer que esse preço será válido até o final de abril, conforme especificado no site oficial da montadora. O modelo estará disponível a partir de maio.
Cores
O sedã esportivo está disponível em duas novas pinturas, a Vermelho Kings e a Azul Rising. O Branco Puro, Preto Mystic e Cinza Puro seguem disponíveis.
A Volkswagen ainda não informou especificamente os valores das pinturas, mas se elas seguirem o padrão anterior, deverão adicionar mais R$ 1.520 ou R$ 1.620 (Preto Mystic) ao valor total do veículo.
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