Para os donos de Pet, o momento de viajar é sempre preocupante. Pois existe a necessidade de deixá-los em algum local ou levá-los consigo. Em ambas situações, a preocupação dominam-os, principalmente por conta desses seres que são parte da família.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você que escolheu um passeio ao lado de seu pet. Vale ressaltar que é de extrema importância seguir as dicas e considerar os pontos citados para evitar problemas em seu trajeto ou até mesmo, poupar seu amiguinho de problemas de saúde.
Dicas para viajar com cachorros com segurança
Lei sobre viagens com Pets
É muito comum encontrar cachorros com a cabeça para o lado de fora do carro, porém tal ato estará infringindo o artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe a condução de pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo sem autorização. É uma infração de natureza grave que desconta 5 pontos na carteira de habilitação e gera multa de R$ 195,23. Ou seja, o animal deve estar 100% dentro do carro em todo o percurso
Além disso, o dono não pode levar o animal consigo no banco do motorista. Segundo o artigo 252 do CTB, é proibido dirigir o automóvel transportando pessoas, animais ou qualquer volume à esquerda do condutor, entre os braços ou pernas. A infração se categoriza como média e gera 4 pontos na carteira de habilitação e uma multa de R$ 130,16.
Dicas para viagens com pets
Como transportar os pets adequadamente?
Além dos cuidados que evitarão as multas, é necessário garantir a segurança de vocês durante a viagem. Eles devem estar presos através de assentos próprios para animais ou dentro de caixas de segurança própria para transporte. Deixar os animais soltos no automóvel não só acarreta infração de trânsito, mas também é perigoso pois ele poderá pular para outros bancos, atrapalhando a condução. Ademais, em casos de batidas, poderá ser lançado para a frente.
Levar os pets soltos no veículo resulta em multa?
Sim, da mesma forma que os pets para fora do veículo geram problemas ao condutor, eles soltos em seu interior também. Sendo assim, prenda-os garantindo a segurança e evitando as multas.
Cuidados para viagens longas
A recomendação é que o dono passeie com o animal e não o alimente de duas a quatro horas antes que ele entre no veículo para ele não ter enjoo com o movimento. Além disso, podem ser usados alguns calmantes ou produtos naturais para garantir a calmaria do pet, mas nessas situações é necessário consultar veterinários. A cada duas horas, pare em algum local seguro para que seu amiguinho consiga andar, fazer xixi e tomar água.
Além disso, ressaltamos a importância da vacinação para os pets antes da viagem, afinal, dependendo do local ele poderá contrair doenças.
Evite essas atitudes durante sua viagem
- Pets soltos no interior do veículo
- Alimentá-lo durante a viagem
- Temperaturas excessivas no veículo
- Deixá-los presos no carro durante paradas
Siga as dicas acima e tenha uma viagem agradável com seu grande amigo. E lembre-se caso ele fique estressado durante o trajeto, quando chegarem ao destino, brinque com ele e dê petiscos de recompensas.
Encontre o carro ideal para viajar com seu pet
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |