A cada dia o número de automóveis nas ruas cresce mais. O veículo se tornou uma grande necessidade na vida das pessoas, porém eles podem causar alguns problemas, principalmente no ambiente.
Estudos recentes mostram que 72,6% dos automóveis possuem parcela de culpa na emissão de gases efeito estufa. Esses impactos ambientais estão diretamente ligados ao aquecimento global. Cada tipo de veículo e combustível são responsáveis pela emissão de poluentes e dos gases supracitados ao longo do dia.
Os gases emitidos pelos automóveis são:
- Monóxido de carbono (CO)
- Dióxido de carbono (CO2)
- Ozônio (O3)
- Óxido de nitrogênio (NOx)
- Dióxido de nitrogênio (NO2)
- Hidrocarbonetos (HC)
- Óxidos de enxofre (SOx)
- Material particulado (MP)
Além de atingir a natureza, a emissão desses gases poluentes gerados pelos automóveis afeta principalmente as vias respiratórias. Os efeitos podem impactar negativamente a saúde em longo prazo.
Esses impactos ambientais começam a surgir a partir de um motor ligado. Ou seja, todos os veículos em locomoção. Sendo assim, continue lendo e veja como poderá agregar na preservação do ambiente.
Como reduzir os impactos provenientes do meu veículo
– Os pneus devem constar com a medida certa de ar sempre. De acordo com o que é solicitado, pois assim o carro não precisará ser tão forçado.
– Faça as trocas dos filtros de ar, combustível e óleo periodicamente. Uma versão velha, suja e quase obsoleta pode facilitar a queima do combustível.
– Realize revisões nos motores e em toda a estrutura.
– A cada seis meses, ou de acordo com um técnico da área, faça o alinhamento do carro. É possível identificar essa demanda quando a direção puxa mais para um lado. Desse jeito, gasta-se mais combustível por conta da dificuldade para rodar.
– Veículos movidos a GNV poluem menos que outros combustíveis como álcool e gasolina.
O GNV é o mais indicado para evitar a poluição?
Podemos dizer que sim, visto que ele irá gerar muitos benefícios. Quando bem regulado, o combustível apresenta combustão mais completa. Além do meio ambiente, o próprio veículo, obviamente, ganha mais eficiência e agilidade.